Anúncio

Clássico modernizado: editora traz contos de Machado de Assis como HQ

Anúncio
Os autores Caeto e Masanori Ninomiya adaptaram três famosos contos da literatura brasileira para os quadrinhos

Em meio às leituras rápidas e curtas que as telas oferecem atualmente, segundo educadores, é difícil encontrar estudantes que se disponham a ler os densos clássicos da literatura, principalmente as obras brasileiras do período do realismo, ricas em detalhes e com uma linguagem áspera – tais quais as de Machado de Assis.


Leia também:

Para atrair a atenção destes jovens leitores, ou até mesmo surpreender os fãs dos textos originais, editoras têm apostado em um tipo de adaptação de encher os olhos: a quadrinização das obras.

Clássico modernizado: editora traz contos de Machado de Assis como HQ

Grandes clássicos, como Grande Sertão: Veredas (João Guimarães Rosa) e 1984 (George Orwell), já tiveram suas narrativas estampadas em histórias em quadrinhos. Agora, chegou a vez de Machado de Assis, grande nome da literatura nacional, ter seus textos transformado em HQs.

Anúncio

Caeto e Masanori Ninomiya são os autores de “Três Contos do Machado”, livro publicado recentemente pela Editora Miolo Mole. Os contos presentes nos quadrinhos são: A Cartomante, Na Arca e Um apólogo.

“Nós mantivemos o texto original, apenas com alguns cortes, transformando em imagens a parte do texto que descreve pessoas e locais. Achamos que são contos de fácil entendimento para os jovens, uma entrada para a literatura do Machado de Assis”, adianta Caeto.

A expectativa é que o projeto desperte o interesse dos leitores para conhecerem, inclusive, obras machadianas para além das retratadas no livro de HQ.

Anúncio

“A adaptação de obras canônicas para os quadrinhos convida os leitores mais jovens para explorar o universo do autor, no caso, o machadiano, que é cheio de nuances e ambivalências. Se o leitor se identificar em alguma medida, nos personagens ou no contexto, é provável que seu interesse o leve naturalmente até outras obras”, destaca Luana Vignon, que está entre os editores responsáveis pela publicação.

O livro conta com versão acessível para leitores cegos ou atípicos por meio de audiodescrição disponível em link impresso no livro físico.


Publicado primeiro no site Metrópoles

Anúncio

Posts Relacionados

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
3 anos atrás

[…] Por falar em HQ, você pode gostar desse post também: […]