10 thrillers que vão deixá-lo em estado de paranoia

Os thrillers sempre foram um dos gêneros mais populares no cinema. E, embora muitas vezes apresentem enredos que seguem os mesmos moldes, existem casos em que um bom “artesão” pode pegar uma premissa comum e criar um filme emocionante e inovador.

O site Reddit, famoso por reunir comunidades de discussão sobre vários temas, é um lugar onde os entusiastas do cinema podem compartilhar seus filmes favoritos e discutir as razões pelas quais gostam deles. Pensando nisso, o site compilou uma lista com os dez thrillers mais recomendados pelos usuários.

10: Maus Momentos no Hotel Royale (2018)

10 thrillers que vão deixá-lo em estado de paranoia

Um padre, um cantor e um vendedor de aspiradores entram em um motel. O que poderia ter sido a configuração para um filme b banal e estereotipado é, em vez disso, o ímpeto para um thriller tenso e lento com um elenco de estrelas que não tem medo de entrar no personagem. Maus momentos no Hotel Royale é uma peça de câmara compacta e organizada ambientada no final dos anos 60 que mantém os espectadores envolvidos e adivinhando até o fim.

Com a América de meados do século no espelho retrovisor e a década de 1970 se aproximando, não há cenário melhor para os eventos do filme do que o Hotel Royale. O que antes era um farol de classe e charme ingênuo agora está vazio e decadente.

É uma metáfora comovente para a transição da América dos anos 1960 de amor livre para o último terço do século XX; uma época marcada por controvérsias e tensões políticas. Watergate, o estado de Kent e o auge da ocupação americana do Vietnã estavam ao virar da esquina e os antolhos estavam prestes a cair para muitos americanos e para os convidados do El Royale. Nem todos os hóspedes são tão inocentes quanto parecem , e o motel continua repleto de paranóia e segredos.

Assista na StarPlus

9: The Hunting (2021)

Quando uma tempestade corta a energia da maior parte de Beaverfield, um grupo de moradores, incluindo o novo guarda florestal Finn ( Sam Richardson ), se abriga no alojamento local. A tensão aumenta entre os moradores, todos divididos sobre uma proposta de gasoduto que ameaçaria o meio ambiente local, mas também resultaria em grandes pagamentos para os moradores.

A tensão aumenta ainda mais quando as pessoas começam a ser escolhidas uma a uma. Enquanto a escrita cômica e as performances em Werewolves Within embotam as arestas dos elementos de terror e suspense do filme, continua sendo um excelente exemplo da versatilidade de tropos e gênero nas mãos certas.

Assista na IQ

8: Rua Cloverfield, 10

Michelle ( Mary Elizabeth Winstead ) está fugindo de um rompimento quando destrói seu carro e acorda em um bunker, tendo sido resgatada pelo Bom Samaritano, Howard ( John Goodman ). Seu resgate chega bem na hora também. De acordo com Howard, houve um ataque químico e, como resultado, ela precisará ficar em seu bunker pelo menos no próximo ano se quiser viver.

Situado no Cloverfield Universe, Rua Cloverfield 10 faz uma curva fechada à esquerda ao se desviar de seu antecessor. A estreia do diretor Dan Trachtenberg é uma espiral sem fim de dúvida e paranóia e examina as complexidades dos humanos e sua capacidade de ser muitas coisas ao mesmo tempo; um salvador e um vilão.

Assista na Amazon Prime Video

7: Você é o próximo (2011)

Crispain ( AJ Bowen ) traz sua namorada Erin ( Sharni Vinson ) para conhecer sua família rica enquanto eles comemoram o aniversário de casamento de seus pais em sua remota propriedade rural. Enquanto as crianças e seus cônjuges batem papo e brigam, o perigo se aproxima. Uma violenta invasão domiciliar dá início a uma noite de suspeita e paranóia entre a família rica e desajustada.

Parte thriller paranóico e parte slasher, You’re Next vira a mesa no gênero familiar de invasão de domicílio e explora o quão difícil pode ser conhecer os sogros. Além do sangue e sangue coagulado, You’re Next também funciona como a mais negra das comédias, satirizando alegremente os problemas dos ricos.

Assista na HBO Max

6: Identidade Misteriosa (2003)

Com a única estrada para fora da cidade inundada e uma tempestade caindo sobre eles, um grupo de estranhos não tem escolha a não ser se esconder em um motel decadente no deserto. O elenco de personagens, incluindo um motorista de limusine ( John Cusack ), um policial ( Ray Liotta ) e o gerente do motel ( John Hawkes ) atraem as suspeitas uns dos outros enquanto os hóspedes relutantes começam a ser apanhados um a um.

À primeira vista, Identity é um thriller clichê que segue a fórmula testada e comprovada de ‘e então não havia nenhum’. No entanto, aqueles que viram o filme sabem que há muito mais em Identidade do que aparenta. O filme de James Mangold é um labirinto de várias camadas de paranóia e desconfiança.

Assista na AppleTV

5: Sem Saída (2022)

Depois de fugir da reabilitação ordenada pelo tribunal para visitar sua mãe moribunda, Darby ( Havana Rose Liu ) tropeça no meio de um pesadelo. Preso com alguns estranhos no centro de visitantes de uma pequena cidade depois que uma nevasca bloqueou as estradas, Darby encontra uma jovem amordaçada e amarrada na parte de trás de uma van. Embora a identidade deles permaneça um mistério, uma coisa é certa: o sequestrador é um dos estranhos no centro de visitantes.

No Exit não dá socos; é sombrio, desagradável e, às vezes, cínico. Dito isto, o filme destaca a força do espírito humano através de Darby, que persevera na dor, no medo e na ameaça de morte para fazer o que sabe ser certo.

Assista na Starplus

4: O Convite (2015)

Ainda se recuperando de uma derrota recente, Will ( Logan Marshall-Green ) e sua namorada Kira ( Emayatzy Corinealdi ) aceitam um convite para um jantar com um grupo de amigos. Conforme a festa avança, a atmosfera se torna estranha e Will cai em uma espiral de dúvidas. Enquanto ele oscila entre a dor e a paranóia, nem Will nem o público sabem em quem confiar ou o que fazer a seguir.

O Convite é um trabalho decisivo para a diretoraKaryn Kusama, que aproveita alguns cenários e atores em um filme de parar o coração com toda a tensão, mistério e habilidade pela qual ela é conhecida.

O filme não está disponível no streaming brasileiro

3: Coerência (2013)

Um grupo de amigos se reúne para um jantar na mesma noite em que um cometa deve passar. À medida que a noite avança, uma série de fenômenos confusos e cada vez mais ameaçadores começam a atormentá-los.

Apesar de estrelar apenas um punhado de pessoas em alguns locais, Coherence consegue atingir alturas que poucos thrillers ou filmes de ficção científica jamais verão. Temas de paranóia, desconfiança e identidade são habilmente entrelaçados ao longo do filme e certamente resultarão no retorno do público ao filme várias vezes.

Assista na AppleTV

2: O Farol (2019)

Poucos filmes captam melhor a solidão, a paranóia e o absurdo que podem nascer do isolamento do que O Farol . Apresentado em uma bela e quadrada proporção de 1,19:1 que é tão vertical e claustrofóbica quanto o próprio farol, o filme em preto e branco de Robert Eggers é uma exploração da masculinidade, solidão e folie à deux.

Os personagens nada convencionais e excêntricos, interpretados por Willem Dafoe e Robert Pattinson , são atípicos de um filme tão sombrio e paranóico quanto O Farol . No entanto, essa excentricidade é um ingrediente perfeitamente repartido na sopa salgada e cínica que Eggers preparou.

Assista na AppleTV

1: A Coisa (1982)

Nenhum filme é tão sinônimo de paranóia quanto A Coisa. A obra-prima de ficção científica de John Carpenter segue um grupo de pesquisadores na Antártida que são vítimas de um alienígena que muda de forma e pode assumir qualquer forma, incluindo a sua própria. Apesar do terror abjeto que estão experimentando, os personagens do filme, incluindo RJ MacReady ( Kurt Russell ), tentam aplicar algum rigor científico à sua situação desesperadora.

Realizar testes e implementar medidas para tentar detectar quem é o impostor é inútil, pois a paranóia e a complexa dinâmica de grupo borbulham na superfície e ameaçam a todos. A Coisa ilustra a absoluta futilidade da obsessão da humanidade pela certeza e força seus espectadores a enfrentar o desconhecido.

Assista na Amazon Prime Video

1 comentário em “10 thrillers que vão deixá-lo em estado de paranoia”

Deixe um comentário