Até que o Crime nos Separe: O Assassinato do Casal Haysom | O Intrigante Caso de Jens e Elizabeth

Na série documental da Netflix ‘Até que o Crime nos Separe: O Assassinato do Casal Haysom’, somos levados a uma análise profunda de um caso criminal intrigante que continua a suscitar perguntas, mesmo após o veredicto de um tribunal. Esses casos não são incomuns no mundo jurídico, onde evidências limitadas frequentemente forçam júris e tribunais a basear suas decisões na força das narrativas apresentadas.

É uma situação que se repete em todo o mundo e nos lembra de casos semelhantes, como o infame caso de assassinato de Arushi Talwar na Índia, onde pairavam dúvidas sobre a culpa dos condenados. Neste artigo, exploraremos as complexidades do caso Soering vs. Haysom, lançando luz sobre a história enigmática de Jens e Elizabeth.

Os Trágicos Eventos: Elizabeth e Jens

Até que o Crime nos Separe: O Assassinato do Casal Haysom | O Intrigante Caso de Jens e Elizabeth
Até que o Crime nos Separe: O Assassinato do Casal Haysom | O Intrigante Caso de Jens e Elizabeth. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Elizabeth e Jens, ambos estudantes da Universidade da Virgínia pelo programa Echols Scholar, eram vistos como estudantes excepcionais com um futuro promissor. Seu relacionamento levantou sobrancelhas porque pareciam um par improvável, mas sonhavam com um futuro juntos após a faculdade. No entanto, tudo mudou em 30 de março de 1985, quando a notícia se espalhou de que os pais de Elizabeth, Derek e Nancy Haysom, haviam sido brutalmente assassinados em sua casa. A ausência de roubo levou os investigadores Chuck Reid e Ricky Gardener a suspeitar que o autor do crime tinha uma rixa pessoal com o casal idoso.

Durante a investigação inicial, os detetives lutaram para identificar possíveis pistas ou suspeitos. Elizabeth forneceu um álibi, alegando estar com Jens em Washington, DC, na época dos assassinatos, apoiada por ingressos de cinema da mesma data. Não havia motivo imediato para suspeitar dela. No entanto, o caso deu uma guinada dramática quando Elizabeth e Jens de repente partiram para a Europa e depois para a Tailândia, onde ficaram por um curto período. Eles obtiveram documentos falsificados e voltaram aos Estados Unidos, usando esses documentos para obter um talão de cheques, com o qual compraram roupas e as devolveram para obter dinheiro. A suspeita surgiu quando um investigador de loja ficou desconfiado de suas atividades.

Ken Beever e Terry Wright, que estavam investigando o caso, descobriram que tanto Elizabeth quanto Jens eram estudantes da Universidade da Virgínia. Terry Wright entrou em contato com Ricky Gardener nos Estados Unidos, informando-o de que haviam capturado os suspeitos pelos assassinatos dos Haysom. Elizabeth voltou aos Estados Unidos, mas Jens, sendo cidadão alemão, ficou para trás, esperando que o governo britânico não o deportasse. Dois eventos cruciais ocorreram: Jens confessou os assassinatos de Derek e Nancy, e ele sabia que voltar aos EUA poderia resultar na pena de morte. Ele buscou refúgio na Alemanha, parecendo ser uma situação simples, mas tanto Elizabeth quanto Jens mais tarde complicariam significativamente as coisas.

O Desenrolar do Julgamento

Até que o Crime nos Separe: O Assassinato do Casal Haysom | O Intrigante Caso de Jens e Elizabeth. (Imagem: Netflix/Reprodução)

Ao retornar aos Estados Unidos, Elizabeth inicialmente expressou remorso e admitiu participação no assassinato de seus pais. No entanto, ela gradualmente mudou sua postura, afirmando que Jens havia voltado a Lynchburg, Virgínia, e cometido os assassinatos. Ela admitiu que Jens havia confessado a ela, mas escolheu ocultar seus crimes, pois protegê-lo se tornou sua principal prioridade. Elizabeth alegou ser viciada em Jens, incapaz de distinguir entre o certo e o errado. Como resultado, Elizabeth recebeu prisão perpétua, e o processo legal contra Jens teve início.

amazon

Jens Soering foi trazido de volta aos Estados Unidos cerca de cinco anos após os assassinatos, sob a condição de que não enfrentaria a pena de morte. Foi aí que o julgamento se tornou complicado. Jens testemunhou em tribunal, retirando sua confissão anterior, afirmando que era falsa e feita para proteger sua namorada. Ele insistiu que Elizabeth, e não ele, cometeu os assassinatos, e ele havia permanecido em Washington, DC, assistindo ao filme para o qual Elizabeth havia apresentado os ingressos no tribunal anteriormente.

Jens tinha um advogado, Richard Neaton, que argumentou que várias peças de evidência, incluindo folículos capilares, pegadas de sapato, um cigarro e impressões digitais da cena do crime, apontavam para a culpa de Elizabeth, e não de Jens. No entanto, o promotor Jim Updike contra-argumentou com força. O caso de Updike se baseou no sangue tipo O encontrado na cena do crime e em uma pegada de meia encharcada de sangue que coincidia exatamente com a de Jens. Ficou claro durante o julgamento que nem os réus nem os promotores possuíam evidências concretas que provassem a culpa além de qualquer dúvida razoável.

O Veredito do Tribunal

Após uma considerável deliberação, o júri considerou Jens Soering culpado pelos assassinatos de Derek e Nancy. Ele foi condenado à prisão perpétua. Após o veredito do tribunal, Jens manteve sua inocência, demonstrando notável resiliência. A sociedade o via como um assassino, mas ele continuou a lutar por sua causa, entrando em contato com pessoas na tentativa de reabrir seu caso. Em 2010, o governador Tim Kaine concedeu liberdade condicional a Jens, influenciado por sua conexão com figuras influentes da Igreja Católica que tinham relação com o governador. No entanto, quando o novo governador, Bob McDonnell, assumiu o cargo, ele revogou a liberdade condicional.

A Sorte de Jens começou a mudar quando o ex-presidente da Alemanha, Christian Wulff, implorou ao conselho de liberdade condicional para permitir que Jens voltasse para sua terra natal. Em 2019, tanto Jens quanto Elizabeth foram libertados da prisão, embora o tribunal não tenha confirmado sua inocência. Sua libertação foi concedida principalmente devido à considerável pressão política sobre as autoridades da Virgínia e à crença de que eles haviam cumprido tempo suficiente na prisão.

O Debate Contínuo: Jens Soering era Inocente?

O caso foi marcado por discrepâncias, e o ex-xerife Chip Harding, em colaboração com o renomado escritor John Grisham, aprofundou-se nas complexidades do caso. Amostras de DNA da cena do crime foram testadas e não coincidiram com o DNA de Jens, fortalecendo suas alegações de inocência. No entanto, especialistas argumentaram que a pegada de meia encharcada de sangue constituía uma forte evidência da presença de Jens na Casa Haysom naquele dia fatídico.

A teoria predominante é que tanto Elizabeth quanto Jens estavam envolvidos nos assassinatos. Para se protegerem, omitiram detalhes cruciais de seus depoimentos e tentaram desviar a culpa. Quando Jens confessou inicialmente, forneceu detalhes intrincados que pareciam críveis e não poderiam ter sido fabricados. Por exemplo, mencionou ter acidentalmente atropelado um cachorro ao sair da casa de Derek, um detalhe que parecia desnecessário a menos que realmente tivesse acontecido. Após analisar o caso e a série documental da Netflix ‘Até Que o Assassinato nos Separe: Soering vs. Haysom,’ parece cada vez mais provável que ambos fossem responsáveis pelos assassinatos. Eles provavelmente planejaram o crime com antecedência e só começaram a se acusar mutuamente quando perceberam que poderiam ser pegos.

Conclusão

O caso Soering vs. Haysom, abordado em “Até que o Crime nos Separe”, continua sendo um mistério intrigante, e somente Jens e Elizabeth conhecem a verdade. O mundo pode nunca aprender definitivamente o que aconteceu na Casa Haysom em Lynchburg, Virgínia, naquela noite fatídica. Este caso serve como um lembrete contundente de que, mesmo em um tribunal de justiça, a verdade pode permanecer elusiva, e a justiça nem sempre é servida com absoluta certeza.

Veja o trailer da série Até que o Crime nos Separe: O Assassinato do Casal Haysom:

Deixe um comentário