10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver

Sabrina Santos

‘Oppenheimer’ é um filme épico de suspense biográfico escrito e dirigido por Christopher Nolan. Baseado na biografia de 2005 ‘American Prometheus’ sobre J. Robert Oppenheimer, escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin, o filme apresenta um elenco estelar, incluindo Cillian Murphy como o personagem-título, e atores como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr, Florence Pugh e Josh Hartnett em papéis coadjuvantes.

O filme de drama de guerra narra a história de J. Robert Oppenheimer, um físico teórico que desempenhou um papel vital no desenvolvimento da primeira arma nuclear. Se você gostou da exploração do filme dos debates éticos e filosóficos decorrentes do papel de Oppenheimer na criação da bomba atômica e seu impacto em sua vida, certamente estará interessado em assistir a outros filmes que abordam temas semelhantes.

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

Neste artigo, apresentaremos dez filmes como Oppenheimer, tão incríveis e íntimos como o longa do Christopher Nolan e que você não pode deixar de conferir. Esses filmes estão disponíveis em plataformas de streaming como Netflix, HBO Max e Amazon Prime Video.

amazon

10. The Trials of J. Robert Oppenheimer (2008)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 1
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

‘The Trials of J. Robert Oppenheimer’ é um documentário dirigido por David Grubin. Com 109 minutos de duração, o filme apresenta imagens reais de J. Robert Oppenheimer e explora sua ascensão como um herói nacional que ajudou a parar a Segunda Guerra Mundial. No entanto, também revela a dura realidade da vida do físico e as consequências da invenção da bomba atômica. Se você ficou intrigado com a abordagem biográfica de Nolan em ‘Oppenheimer’, este documentário oferece uma perspectiva baseada em fatos sobre a vida do cientista e seu impacto histórico.

9. Tesla (2020)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 3
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

Escrito e dirigido por Michael Almereyda, ‘Tesla’ é um filme de drama biográfico estrelado por Ethan Hawke como Nikola Tesla. O filme segue o inventor/engenheiro elétrico sérvio-americano conhecido por suas contribuições para o projeto do moderno sistema de fornecimento de eletricidade. Assim como em ‘Oppenheimer’, ‘Tesla’ explora os desafios enfrentados por cientistas e suas invenções revolucionárias, além de revelar a relação complexa da sociedade com avanços científicos e tecnológicos.

8. Radioactive (2019)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 4
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

‘Radioactive’ é um filme de drama biográfico britânico dirigido por Marjane Satrapi, estrelado por Rosamund Pike como Marie Curie, a física/química que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade, tornando-se a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Assim como em ‘Oppenheimer’, o filme destaca os efeitos negativos da dedicação de Marie Curie à pesquisa em sua vida, enquanto oferece uma visão dramática da vida de uma figura célebre do campo científico.

7. Perdido em Marte (2015)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 5
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

‘The Martian’, dirigido por Ridley Scott, é um filme de ficção científica que segue a história do Dr. Mark Watney, um astronauta que luta para sobreviver após ficar preso em Marte e procura uma maneira de voltar para casa. Embora a narrativa seja diferente de ‘Oppenheimer’, ambos os filmes exploram a relação da humanidade com a ciência e suas consequências, e Matt Damon aparece em papéis principais em ambos os filmes.

6. Dunkirk (2017)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 6
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

‘Dunkirk’, dirigido por Christopher Nolan, é um filme de guerra histórico que retrata a evacuação de Dunquerque durante a Segunda Guerra Mundial e a experiência dos soldados das forças aliadas no campo de batalha. Embora seja um afastamento drástico dos habituais filmes de alto conceito de Nolan, como ‘Oppenheimer’, ‘Dunkirk’ baseia-se em eventos históricos e explora o impacto na história e na humanidade.

5. O Homem que Viu o Infinito (2015)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 7
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

Escrito e dirigido por Matthew Brown, ‘The Man Who Knew Infinity’ é um drama biográfico britânico baseado no livro de 1991 de Robert Kanigel. O filme conta a história de Srinivasa Ramanujan, um matemático indiano que frequenta a Universidade de Cambridge, tornando-se um pioneiro em teorias matemáticas. Assim como em ‘Oppenheimer’, o filme se passa durante a Primeira Guerra Mundial e concentra-se nas contribuições inovadoras de uma figura real da ciência.

4. A Batalha das Correntes (2017)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 8
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

‘A Batalha das Correntes’ é um filme de drama histórico dirigido por Alfonso Gomez-Rejon, inspirado nos eventos do século 19 em torno de Thomas Edison e George Westinghouse. O filme retrata a competição entre os dois inventores pelo sistema de fornecimento de energia elétrica nos Estados Unidos. Similar a ‘Oppenheimer’, este filme também destaca figuras da vida real no campo científico e a importância de invenções científicas em eventos históricos.

3. Interestelar (2014)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 9
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

‘Interestelar’, dirigido por Christopher Nolan, é um filme épico de ficção científica que se passa em um futuro distópico, onde a humanidade lida com uma praga catastrófica e fome. Um grupo de astronautas viaja por um buraco de minhoca em busca de um novo lar para a humanidade. Embora seja mais ficcional do que ‘Oppenheimer’, o filme compartilha a exploração de debates filosóficos decorrentes da ciência e seu impacto na humanidade, que também é um tema recorrente em ‘Oppenheimer’.

2. A Teoria de Tudo (2014)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 10
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

‘The Theory of Everything’ é um filme de drama biográfico dirigido por James Marsh, baseado na vida do físico teórico Stephen Hawking. O filme explora sua vida, seu diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica e suas contribuições para a física, bem como seu relacionamento com sua esposa, Jane. Assim como ‘Oppenheimer’, este filme é uma narrativa não convencional de uma figura da vida real no campo científico, com foco no relacionamento romântico entre Stephen e Jane Hawking.

1. Uma Mente Brilhante (2001)

10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver 11
10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver. (Imagem: Reprodução)

‘A Beautiful Mind’, dirigido por Ron Howard, é um filme de drama biográfico que segue a vida do matemático John Nash. O filme retrata a brilhante mente de Nash, mas também os desafios que ele enfrentou devido ao seu trabalho criptográfico secreto. Semelhante a ‘Oppenheimer’, o filme explora a natureza complexa de sua figura central e os desafios enfrentados por sua genialidade. ‘A Beautiful Mind’ é uma escolha imperdível para todos os apreciadores de ‘Oppenheimer’.

Esses dez filmes compartilham temas e características temáticas semelhantes ao épico biográfico ‘Oppenheimer’, proporcionando uma visão cativante e inspiradora de figuras da vida real no campo científico e suas contribuições para a humanidade e a história. Se você gostou de ‘Oppenheimer’, esses filmes certamente irão satisfazer sua busca por narrativas intrigantes, debates filosóficos e um mergulho profundo nas vidas de mentes brilhantes que moldaram o mundo em que vivemos.

2 comentários em “10 Filmes Como Oppenheimer Que Você Precisa Ver”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.