O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca

De todos os diferentes tipos de filmes de terror por aí, aqueles que se concentram na possessão demoníaca, como o clássico O Exorcista, têm se mostrado continuamente populares ao longo dos anos. Independentemente de se acreditar ou não no sobrenatural, a ideia de uma entidade demoníaca ou algum tipo de espírito entrando no corpo de alguém é assustadora. Esse tipo de horror funciona porque perder o controle de si mesmo é inerentemente assustador e, quando é um demônio que está possuindo, as chances são de que suas razões para tomar o controle não vão ajudar a pessoa em questão.

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca
O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Os filmes de possessão demoníaca também são notáveis por serem populares em todo o mundo, fato não só incontestável para “O Devoto”, com esse tipo de horror sendo misturado com várias culturas e folclores, o que mantém esses filmes interessantes e evita que fiquem obsoletos. Isso também mostra que a ideia de ser possuído é perturbadora em escala global, com os melhores filmes de possessão a seguir – classificados de pior para melhor – demonstrando as várias maneiras como esse tipo de terror sobrenatural foi retratado no cinema.

amazon

Com a estreia de “O Exorcista: O Devoto” prestes a acontecer (em 6 de outubro), está claro que os filmes de terror de possessão e os filmes sobre exorcismos não estão saindo de moda tão cedo. É o momento perfeito para mergulhar em alguns dos melhores.

25 ‘O Último Exorcismo’ (2010)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Pode ser chamado de “O Último Exorcismo”, mas este filme de terror de 2010 está longe de ser o último relacionado a exorcismos, porque a fórmula seguida por esses filmes é simplesmente muito confiável. Nem mesmo pode ser chamado de último dos filmes chamados “O Último Exorcismo”, já que em 2013, ele ganhou uma sequência com o título um tanto engraçado de “O Último Exorcismo Parte II”.

É um filme de exorcismo sólido o suficiente para quem gosta desse tipo de coisa e consegue se destacar também por ser um filme de found footage. No final, dois subgêneros populares do terror se combinam aqui para criar algo bastante decente no geral.

24 ‘Noroi: A Maldição’ (2005)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Kōji Shiraishi é um diretor japonês especializado em fazer filmes de terror, e ele combinou o terror com o crime de maneira eficaz no subestimado e muito inquietante “A Record of Sweet Murder”. No entanto, “Noroi: A Maldição” de 2005 é talvez o filme mais famoso dele e algo como um clássico moderno do J-horror (conhecido entre os melhores filmes de demônios já feitos).

É sobre um demônio misterioso chamado “kagutaba” e segue um cineasta documentarista enquanto ele se aventura para explorar numerosos casos ligados a essa suposta entidade. É menos sobre entregar um enredo estrito e mais sobre bombardear o espectador com várias cenas inquietantes que são mostradas em um estilo de found footage, tornando as coisas um pouco mais tangíveis e efetivamente arrepiantes.

23 ‘A Médium’ (2021)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Embora os filmes de terror sul-coreanos possam não ser tão populares quanto o J-horror, eles certamente têm sido mais reconhecidos nos últimos anos. “A Médium” de 2021 é meio qualificado, pois foi uma co-produção tailandesa e sul-coreana, mas o filme se passa na Tailândia e apresenta diálogo em tailandês.

É outro filme de possessão que incorpora um estilo de mockumentary/found footage (nem todos fazem isso, aliás!), seguindo uma família em que um membro de cada geração herda poderes xamânicos por meio de um espírito que entra em seu corpo. Complicações surgem, no entanto, quando uma jovem da família se vê negativamente impactada por tal espírito, levando todos os outros a precisarem descobrir como podem livrar seu corpo da influência negativa. Ele usa tropos bem conhecidos em um cenário único e com mitologia menos conhecida, garantindo que “A Médium” ainda tenha muito a oferecer para veteranos do terror.

22 ‘Possuídos’ (1998)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

“Possuídos” é o raro filme sobre possessão que não é completamente definível como pertencente ao gênero de terror, pois é mais um thriller/crime particularmente sombrio. Acompanha um detetive de homicídios que percebe uma série de assassinatos semelhantes aos cometidos por um notório assassino em série… que foi executado no início do filme.

As coisas tomam um rumo sobrenatural, mas a ideia de que outras pessoas podem ter sido possuídas pelo espírito de um assassino não é explorada tanto quanto se poderia esperar. Ainda assim, isso pelo menos dá a “Possuídos” a chance de se destacar da multidão, e também vale a pena conferir pela força de seu elenco, que inclui Denzel Washington, John Goodman e James Gandolfini.

21 ‘Demons – Filhos das Trevas’ (1985)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Os anos 1980 abrigaram muitos filmes de terror icônicos demais para contar, e isso pode fazer com que algo com um título tão genérico quanto “Demons – Filhos das Trevas” passe despercebido. O filme é igualmente simples, mas de forma alguma a execução pode ser considerada genérica, porque “Demons – Filhos das Trevas” é uma diversão assistir, compensando a falta de sustos por ser extremamente entretenido.

É um filme italiano sobre várias pessoas que são convidadas para um cinema para assistir a um estranho novo filme de terror, apenas para que algo entre eles comece a atacar e possuir os espectadores um por um. A maior parte da trama se passa dentro do cinema, e o cenário único é usado de maneira criativa ao longo do filme, proporcionando uma experiência de visualização sem firulas e maravilhosamente exagerada.

20 ‘Casa’ (1977)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Um clássico cult que se destaca entre os melhores filmes de 1977, “Casa” é um filme maluco e imprevisível como nenhum outro. No cerne, é um filme de casa assombrada sobre um grupo de jovens que são possuídos por uma força estranha dentro da casa em que decidem ficar, mas é o estilo e a apresentação que o tornam distinto.

“Casa” tem sua própria lógica estranha ou falta dela, e acaba se sentindo mais como uma comédia absurda/surreal com alguns elementos leves de terror, em vez de algo que vai manter os espectadores acordados a noite toda de medo. Mas não há nada de errado nisso para aqueles que gostam de misturar terror com comédia, e quando se trata de filmes que mesclam esses dois gêneros, poucos se divertem tanto quanto “Casa”.

19 ‘Garota Infernal’ (2009)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Embora “Garota Infernal” não tenha sido exatamente um filme bem recebido quando foi lançado, os espectadores nos últimos anos têm sido mais gentis com ele, e sua reputação crítica melhorou dramaticamente. Talvez houvesse uma negatividade inerente por parte de muitos em relação a Megan Fox, mas ela entrega uma performance genuinamente boa aqui como a titular Jennifer.

O filme se passa na escola secundária e segue dois amigos que se encontram em desacordo depois que um deles começa a se comportar de maneira bastante estranha, mostrando sinais de que talvez tenha sido possuído. Ele mistura comédia e terror, priorizando a primeira, mas ainda fornece muitas cenas eficazes de horror e um ato final que tem alguma profundidade emocional surpreendente.

18 ‘Uma Noite Alucinante 2’ (1987)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Aumentando o caos encontrado no primeiro filme e dando a tudo uma reviravolta decididamente mais cômica, “Uma Noite Alucinante 2” (Evil Dead) deve ser um dos maiores filmes de terror de sequência da história. De certa forma, também serve como um semi-remake do original de 1981, começando recapitulando aquele primeiro filme e depois tendo uma narrativa com muitas sequências e elementos de história semelhantes.

É tanto um remix quanto uma sequência, e isso é uma das coisas que o torna um filme de comédia/terror dos anos 1980 tão merecidamente adorado. Como o primeiro (e os outros filmes “Evil Dead” que o seguiram), também é um ótimo exemplo de filme de terror de possessão, pois Ash Williams precisa continuar lutando contra outras pessoas que foram dominadas por uma entidade demoníaca malévola (e às vezes bastante travessa).

17 ‘O Exorcista 3’ (1990)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

O terceiro filme da série “O Exorcista”, “O Exorcista 3” foi lançado 17 anos após o icônico original e 13 anos após o menos amado “O Exorcista II: O Herege”. De acordo com a maioria dos fãs de terror, o primeiro é essencial e o segundo pode ser ignorado, mas “O Exorcista 3” se revela uma sequência surpreendentemente boa.

É notável por ser dirigido por William Peter Blatty, que escreveu o romance no qual o primeiro filme se baseou e também o adaptou para um roteiro. Não é uma sequência direta dos demais “O Exorcista”, mas funciona bem como uma extensão de algumas das ideias/temas explorados no primeiro filme e, no geral, faz uma sequência forte que é muito respeitada, mesmo que não seja vista como um filme que se iguala ao original.

16 ‘A Entidade’ (2012)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Filmes de possessão demoníaca provaram ser particularmente populares nas últimas décadas, e “A Entidade” reflete isso, sendo um dos mais conhecidos da década de 2010. Não é um filme de found footage, mas segue um romancista de crimes reais enquanto tenta reunir detalhes sobre um crime terrível que ocorreu em sua casa, ao mesmo tempo em que assiste a “imagens encontradas”.

Sua investigação acaba colocando-o do lado errado de uma entidade demoníaca, e ele e sua família acabam correndo sérios perigos. É um filme envolvente dirigido por Scott Derrickson, que desde então dirigiu o primeiro “Doutor Estranho” (não um filme de terror) e “The Black Phone” (que é um filme de terror, mas não um com muitos elementos de possessão).

15 ‘Arraste-me para o Inferno’ (2009)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Admitidamente, “Arraste-me para o Inferno” não se compromete tanto com a possessão demoníaca quanto os filmes da trilogia “Evil Dead” de Sam Raimi, mas este filme de terror de 2009 do cineasta certamente flerta com a possessão. A premissa segue uma mulher que se vê lutando pela vida depois de ser amaldiçoada por uma mulher mais velha.

O filme segue por caminhos selvagens e sangrentos, ao mesmo tempo em que possui um senso de humor sombrio, o que se esperaria de um filme de Sam Raimi como este. Lidando com o horror sobrenatural, centrado em torno de uma maldição terrível e tendo outros aspectos assustadores comuns aos filmes de possessão demoníaca, “Arraste-me para o Inferno” pode ser considerado um dos grandes dentro desse subgênero.

14 ‘O Grito’ (2002)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Apesar de ter mais de 20 anos neste momento, “O Grito” de 2002 ainda tem um impacto bastante sério quando se trata de ser um filme assustador sobre possessão. Há também muitos filmes que pertencem à série “O Grito”, mas este é frequentemente considerado o melhor de todos.

O filme se concentra em uma casa estranha que parece conter um espírito particularmente vingativo, com qualquer um que fique na casa acabando por se ver assombrado/possuído. É um tipo de filme de terror de baixo nível, onde os elementos mais sutis acabam sendo os mais assustadores, tornando “O Grito” bastante inquietante.

13 ‘Sobrenatural’ (2010)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

“Sobrenatural” tornou-se uma franquia desde o original de 2010, agora com quatro sequências, incluindo um quinto filme que está programado para ser lançado em 2023. Como muitas franquias de filmes de terror, o original tende a ser considerado o melhor de todos.

É uma espécie de filme de invasão domiciliar, exceto que os invasores são sobrenaturais e capazes de possuir toda a família que vive em sua casa selecionada. É dirigido com maestria pelo cineasta australiano James Wan, que se sente em casa ao dirigir um filme de terror como este, e no geral oferece todos os sustos (aqueles que fazem você pular ou algo assim) que você esperaria de um filme assim.

12 ‘O Príncipe das Sombras’ (1987)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

A filmografia de John Carpenter pode não ser a mais consistente do mundo, mas é certamente interessante e variada. Muitos de seus filmes são um pouco subestimados ou não são tão conhecidos quanto merecem ser, com “O Príncipe das Sombras” de 1987 sendo um desses filmes, já que não é tão falado quanto “O Enigma de Outro Mundo”, “Halloween” ou “Eles Vivem”.

O enredo segue uma equipe de pesquisadores fazendo uma descoberta perturbadora dentro de uma igreja abandonada, com o que eles descobrem potencialmente prenunciando o destino da humanidade como um todo. Mas antes disso, também prenuncia o destino dos pesquisadores, com o horror vindo da forma como uma força misteriosa dentro da igreja assume o controle de certos personagens, possivelmente não diferente da forma como uma equipe de pesquisadores se viu dominada por uma criatura alienígena em “O Enigma de Outro Mundo”, lançado cinco anos antes.

11 ‘Pulse’ (2001)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Embora a tecnologia tenha mudado muito desde 2001, ainda há algo muito perturbador na forma como “Pulse” utiliza a internet para grande parte do horror do filme. O enredo é cheio de mistério e mostra o que parece ser um vírus de computador particularmente perigoso (e assombrado) que é capaz de controlar os usuários da internet que entram em contato com ele.

Pode parecer absurdo, mas a maneira como o filme apresenta essa premissa é adequada e provavelmente incomodará a maioria das pessoas que escolherem assisti-lo. Além disso, o fato de usar a tecnologia de forma tão direta o diferencia de outros filmes de terror sobre entidades demoníacas que assumem o controle das pessoas, com o clima e a estética visual geral de “Pulse” sendo efetivamente perturbadores.

10 ‘A Maldição do Demônio’ (1960)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

“A Maldição do Demônio” é um filme que é bastante chocante para algo lançado há mais de 60 anos, embora os fãs de terror dos dias modernos dessensibilizados à violência possam não ficar tão perturbados pelo que veem. O filme trata de uma bruxa que volta dos mortos e tenta possuir o corpo de uma mulher que se parece com ela, com o irmão da mulher fazendo o que pode para desfazer tal possessão.

É compreensivelmente um clássico cult e um filme muito reverenciado pelos fãs de terror por sua abordagem à possessão demoníaca, lançado em uma época em que filmes de terror desse tipo não eram tão comuns. Sua idade pode datá-lo de certas maneiras, mas mesmo assim, ainda há muito a apreciar em “A Maldição do Demônio”.

9 ‘Terror em Amityville’ (1979)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Não-fanáticos por terror podem ficar surpresos ao descobrir que existem um total de 10 filmes de “Terror em Amityville”, sendo o mais recente deles – “Amityville: O Despertar” – lançado em 2017. Nenhum dos muitos sequências é tão bem avaliado quanto o primeiro, que foi lançado em 1979.

Ele combina uma casa assombrada, assassinatos passados brutais e um exorcismo na mistura, servindo como um filme de possessão demoníaca que praticamente marca todas as caixas. Sua premissa é semelhante a filmes mais modernos que podem ser mais assustadores para o público de hoje, mas “Terror em Amityville” foi importante para estabelecer (ou pelo menos desenvolver) muitos dos tropos que estão associados a esse subgênero de terror.

8 ‘O Lamento’ (2016)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

“O Lamento” está lá em cima como um dos melhores filmes de terror asiáticos da memória recente. É um longa-metragem sul-coreano extenso, com mais de 2,5 horas de duração, e funciona como um filme de mistério tanto quanto como um filme de terror, com uma história sobre um policial que tenta descobrir a causa de uma doença estranha que incapacitou uma pequena vila.

Devido à sua duração, deve-se notar que “O Lamento” é certamente um filme de terror que se desenvolve lentamente, levando seu tempo enquanto revela gradualmente respostas para seus muitos mistérios para o público disposto a ser paciente. Mas o destino torna a jornada um que vale a pena fazer, com o humor geral e a atmosfera de “O Lamento” sendo efetivamente perturbadores.

7 “Invocação do Mal” (2013)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Um filme de terror de grande sucesso que deu origem a uma franquia aparentemente imparável, “Invocação do Mal” é um dos filmes mais conhecidos dos anos 2010 de seu gênero, e por um bom motivo. Como “Sobrenatural”, foi dirigido por James Wan, que fez algo ainda melhor aqui, com um filme de possessão que atinge mais forte do que a maioria.

É vagamente baseado nas supostas façanhas de um casal da vida real – Ed e Lorraine Warren – cujas experiências também acabaram influenciando outros filmes de terror sobrenaturais como “O Horror de Amityville”. Agora conhecido como um dos melhores filmes de demônio, “Invocação do Mal” leva os batimentos cardíacos comuns do terror e os explora ao máximo. Não mostra exatamente algo que você não tenha visto antes, mas utiliza cenas e sequências familiares relacionadas ao terror de maneira eficaz, garantindo que “Invocação do Mal” acabe sendo um filme assustador.

6 ‘A Bruxa’ (2015)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Muitos filmes de possessão se passam nos dias de hoje, o que ajuda algo como “A Bruxa” a se destacar na multidão. Sua história se passa quase 400 anos atrás e tem personagens falando um inglês notavelmente antiquado enquanto lidam com uma força misteriosa que parece estar empenhada em destruir as vidas de uma família que foi exilada do assentamento que um dia chamou de lar.

É uma obra de terror de pequena escala, mas habilmente feita, que causou um grande alvoroço quando foi lançada em 2015. Como muitos filmes de terror de sucesso, “A Bruxa” funciona como uma metáfora para outros problemas (aqui, é sobre o medo e a superstição no Novo Mundo), e suas aparições do próprio demônio são eficazes e memoráveis.

5 ‘Atividade Paranormal’ (2007)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

A entidade demoníaca invisível em ‘Atividade Paranormal’ consegue causar estragos em San Diego. Imagem via Paramount Pictures Com um orçamento chocantemente baixo de US$ 15.000 e um cronograma de filmagem que durou apenas uma semana, o primeiro “Atividade Paranormal” é aclamado como um dos filmes de terror de baixo orçamento mais bem-sucedidos de todos os tempos. Foi exibido pela primeira vez em 2007, mas levou até 2009 para ser lançado em um circuito mais amplo, momento em que se tornou um sucesso surpresa e deu início a uma franquia.

É um tipo implacavelmente eficaz de filme de terror de metragem encontrada, sendo simplesmente sobre um casal que tenta filmar e, assim, documentar a existência de um demônio que aparentemente está seguindo um deles. À medida que as coisas avançam, os elementos de possessão se tornam mais claros, levando a um final famosamente de tirar o fôlego que garantiu que “Atividade Paranormal” fosse considerado um dos filmes de terror de baixo orçamento mais assustadores de todos os tempos.

4 ‘Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio’ (1981)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Iniciando o que acabou sendo uma trilogia icônica, “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” é o clássico de terror de baixo orçamento em sua melhor forma. Ele segue um grupo de amigos que vão passar uma temporada em uma cabana que se revela incrivelmente perigosa (para o choque de ninguém na plateia), graças a ela abrigar um livro antigo que, se descoberto e lido, liberta uma terrível entidade demoníaca.

Este demônio, naturalmente, começa a possuir o elenco um por um, levando Ash Williams – interpretado por Bruce Campbell – a ser o único sobrevivente que deve lutar por sua vida se quiser sair vivo da floresta. Ao contrário dos filmes posteriores de “Uma Noite Alucinante” dirigidos por Raimi, o original de 1981 é surpreendentemente focado no terror e não aborda muitas coisas com humor, perdurando até hoje como um filme surpreendentemente assustador que está entre os maiores a tratar da possessão demoníaca.

3 ‘Hereditário’ (2018)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Dos inúmeros filmes de possessão demoníaca lançados nos últimos 10 a 15 anos, nenhum é tão bom quanto “Hereditário”. É uma exploração assombrada e sombria do trauma familiar e do luto, seguindo os membros de uma família particularmente problemática que são atacados por forças sobrenaturais ligadas a uma seita perigosa e misteriosa. Um clássico moderno digno de estar nesta lista com O Exorcista.

O diretor Ari Aster seguiu este filme de 2018 com o inquietante “Midsommar” e o maravilhosamente bizarro “Beau is Afraid”, mas “Hereditário” ainda é, sem dúvida, seu melhor trabalho. Filmes de terror raramente são tão perturbadores ou devastadores quanto este, e é provável que perdure nos próximos anos (ou até décadas) como um clássico do gênero.

2 ‘Possessão’ (1981)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

Apesar de ter um título que parece direto, “Possessão” consegue ser supremamente inquietante ao deixar grande parte de seu horror sobrenatural/psicológico pelo menos um pouco ambíguo. Ele se concentra em um casal que está experimentando o colapso de seu casamento, com ambos exibindo comportamentos cada vez mais estranhos que podem estar ligados à possessão demoníaca… ou algo mais.

É um filme de terror que também parece bastante horrível de assistir, sendo uma obra-prima quando se trata de fazer os espectadores se sentirem o pior possível. Mas são as performances realistas e a história (principalmente) fundamentada que fazem “Possessão” parecer tão emocionalmente brutal, e os espectadores corajosos que gostam de filmes relacionados à possessão devem conferir… quando se sentirem prontos, é claro.

1 ‘O Exorcista’ (1973)

O Exorcista: Os 25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca. (Imagem: Collider/Reprodução)

No final do dia, nenhum filme de possessão demoníaca pode se comparar a algo que é tão clássico quanto “O Exorcista”. Este filme de 1973 é o padrão ouro de como fazer um filme sobre exorcismos, e também funciona incrivelmente bem como um drama familiar e uma obra de terror religioso, incorporando temas relacionados a este último em sua história sobrenatural.

É fácil entender por que O Exorcista é um dos filmes de terror mais controversos de todos os tempos também, porque muitos de seus momentos mais chocantes ainda têm impacto nos espectadores que o assistem hoje, meio século após seu lançamento. “O Exorcista” é um clássico em todos os sentidos, permanecendo como um dos raros filmes de terror quase perfeitos que muito pouco chegou perto de igualar nas décadas desde que foi lançado nos cinemas.

A popularidade dos filmes de possessão demoníaca continua a crescer, com novos filmes sendo lançados regularmente e novas abordagens ao subgênero sendo exploradas. Esses filmes oferecem uma variedade de experiências de terror, desde sustos intensos até histórias profundamente perturbadoras e exploram os medos mais profundos relacionados à perda de controle e à influência do mal. Se você é fã de filmes de possessão demoníaca, ou se está apenas começando a explorar o gênero, esta lista oferece uma seleção diversificada de títulos que merecem ser vistos.

De filmes como O Exorcista até os clássicos modernos, como Hereditário, o Recorte Lírico tá sempre pautando. Bora ler este texto?

Fonte: Collider

Deixe um comentário