Paralisia: Final Explicado do Filme | Qual Era o Plano Real de Robert? Ele Está Morto?
O mais marcante no novo thriller psicológico da Netflix, “Paralisia”, parece ser as vastas paisagens abertas do interior da Inglaterra e a atmosfera sombria que envolve o filme. A trama gira em torno de uma enfermeira amigável tentando desvendar os detalhes de um horrível acidente de um de seus pacientes, mas, em sua maior parte, é uma história comum, sem qualidades notáveis. A tensão e as reviravoltas do filme tornam a experiência assistindo interessante, mas há pouco para refletir depois.
Resumo da Trama: O que o filme trata?
“Paralisia” começa no meio da ação, quando a enfermeira de um hospital pede ao seu paciente que se comunique com ela. Isso é algo raro, já que o paciente está em estado quase inerte há dias. A enfermeira, Nickie Mackenzie, segura um quadro de letras na frente da paciente, Katherine Carter, que não consegue falar nem se mexer, exceto por seus olhos. Com dificuldade, Katherine começa a se comunicar piscando quando Nickie lê as letras. Depois de soletrar M, U e R, Nickie percebe que a palavra que sua paciente soletrou é “assassinato.”
Embora seja uma prática extremamente incomum para uma enfermeira e uma paciente, Nickie não fica muito chocada com a revelação. Ao longo das últimas semanas, desde que Katherine foi internada no hospital, Nickie suspeitava que algo misterioso havia acontecido com ela. Terrivelmente ferida, com grande parte de seu corpo paralisado e rosto desfigurado, Katherine tinha sido atropelada por um carro e estava em estado quase vegetativo. Os médicos não tinham certeza se ela estava consciente internamente, apenas presa em seu corpo incapaz de se comunicar, ou se estava em coma.
LEIA TAMBÉM:
Paralisia: O Thriller da Netflix Não é Tão Intrigante Quanto Pensa
Portanto, quando Katherine consegue mexer os olhos, Nickie está determinada a descobrir o que aconteceu. A suspeita da enfermeira aumenta ainda mais porque a única pessoa que visita Katherine é uma jovem chamada Lina, que também tinha visitado outro paciente no hospital, que precisou da ajuda de uma enfermeira especializada. Enquanto as descobertas de Nickie são apenas a superfície do mistério, “Paralisia” revela os segredos terríveis e escandalosos enterrados na propriedade da Rowling Manor.
Quem é Lina? Por que a relação com Katherine mudou?
O fato de que Lina é a única pessoa que visita Katherine no hospital levanta questões sobre o relacionamento entre as duas. Embora suas visitas regulares sugiram que são próximas, a relutância de Lina em cuidar diretamente de Katherine sugere alguma distância. Quando Nickie finalmente conversa com Lina, descobre-se a complexa relação entre as duas mulheres.
Katherine, muito mais velha do que Lina, era melhor amiga da mãe de Lina, Danielle, desde a infância. Katherine era órfã e cresceu em lares adotivos, passando a maior parte do tempo na casa de Danielle. A amizade continuou na vida adulta, mas a fortuna de Katherine mudou quando ela se tornou uma atriz famosa e rica. Ela nunca quis se afastar de Danielle, mas sua amiga queria manter distância, pois ainda vivia na pobreza. Katherine prometeu comprar um grande piano para Danielle quando conseguisse dinheiro, e o piano que estava na casa de sua amiga foi comprado por ela.
Há uma diferença de opinião sobre o rompimento entre as duas amigas. Lina argumenta que foi Katherine que decidiu se afastar, especialmente porque ela comprou o piano com uma grande quantia de dinheiro. Mas, segundo Katherine, foi Danielle que se recusou a ser sua amiga depois que ela se mudou para os EUA para o trabalho e, durante esse tempo, Danielle foi assassinada. A razão exata por trás da morte de Danielle não é revelada em “Paralisia”, mas é mencionado que Lina abandonou a mãe em casa e que ela foi assassinada enquanto estava sozinha. Pode-se supor que Danielle tenha sido morta por questões relacionadas a dinheiro ou drogas enquanto sua filha estava ausente.
O Plano Real de Robert
O casamento de Jamie e Lina tornou-a rica e parte da classe alta aristocrática, mas não havia faísca romântica entre eles. Fica claro que Lina anseia por atenção e intimidade, e quando um terceiro entra em seu relacionamento, ela não consegue resistir. Jamie estava sendo tratado pelo médico da família, Robert Lawrence, um homem bonito, apenas alguns anos mais velho que o paciente e sua esposa. Foi Robert quem Lina encontrou como o amante que tanto procurava, e eles começaram um caso logo em seguida. No entanto, “Paralisia” revela que Robert Lawrence tinha um plano malévolo próprio e o caso era apenas uma parte desse plano.
Simplificando, Robert queria toda a riqueza e propriedade que pertenciam a Jamie e havia elaborado um plano para conseguir, seja na forma da propriedade da Rowling Manor ou na forma de dinheiro proveniente da venda dela. Ele intencionalmente seduziu Lina, sabendo que ela seria a herdeira de toda a propriedade se algo acontecesse a seu marido, Jamie. E, de fato, algo aconteceria em breve a Jamie, pois ele era o herdeiro legítimo.
Eventualmente, tanto Katherine quanto Jamie descobriram a infidelidade de Lina, e a esposa estava ficando frustrada com as críticas. Lina estava experimentando o verdadeiro amor e paixão pela primeira vez, e desejava deixar essa vida para trás e começar de novo com seu novo amante. Dr. Robert Lawrence esperava por esse momento, quando Lina concordaria em qualquer coisa por seu amor. O médico já havia mantido Jamie socialmente limitado e restringido na vida, deixando-o viciado em analgésicos e outras pílulas relaxantes para os nervos. Agora, ele precisava que Jamie saísse completamente de cena.
Se Jamie decidisse se divorciar de Lina, o plano de Robert estaria arruinado. Portanto, ele levou Jamie e Lina para um passeio de barco e, intencionalmente, virou o barco, fazendo com que todos caíssem na água. Ambos Robert e Lina eram bons nadadores, mas Jamie não sabia nadar, e o médico o afundou até a morte. Lina era agora uma viúva com toda a riqueza do mundo, e seu amante queria que ela vendesse a propriedade para obter dinheiro, tornando-os ricos também. Mas Lina percebeu a natureza maligna de Robert e decidiu não seguir o plano, também por amor e respeito a Katherine, que ficaria sem casa se a Rowling Manor fosse vendida.
No entanto, Lina descobriu que Robert estava tendo um caso secreto com sua mãe adotiva, Katherine. O verdadeiro plano de Robert era obter a propriedade e a riqueza de qualquer maneira possível, mantendo ambas as mulheres sob controle. Se Lina concordasse em se livrar de Katherine, ele herdaria a riqueza como amante e, em seguida, como marido.
Mas, se Lina se recusasse, o que ela fez, Robert convenceria Katherine a matar a jovem juntas, e com a morte de Lina, a última herdeira legítima da propriedade, não haveria mais ninguém para reivindicar a fortuna da família. Nesse caso, Robert viveria feliz com Katherine, e mesmo que ele se livrasse dela mais tarde, ninguém questionaria sua posse da propriedade. Esse parecia ser o plano exato de Robert.
O Desfecho de Lina e Katherine
Embora Robert tenha feito um plano sólido para herdar a propriedade, ele não considerou o amor, ou simplesmente a humanidade, das duas mulheres. Enquanto planejava matar uma delas, tanto Lina quanto Katherine se recusaram a prejudicar a outra. No final do filme, é revelado que, quando Robert estava perseguindo Lina em seu carro, Katherine pediu para que ele parasse e deixasse a jovem ir embora. Isso enfureceu o homem, e ele atropelou Katherine, ferindo-a gravemente.
Há até uma sugestão de que Katherine estava tendo um caso apenas para tirar a atenção do homem vil de Lina, porque ela sabia que ele iria tentar matar Lina em breve. No momento, Robert sabia que ainda poderia influenciar Lina a seguir seu plano, o que acontece, pois Lina não sabia que sua sogra havia tentado protegê-la.
Portanto, Lina concorda com o plano de Robert de levar a ferida Katherine de volta para a Rowling Manor e matá-la com sedativos, fazendo parecer uma morte natural. Foi a enfermeira, Nickie, que inteligentemente percebe o que aconteceu e envia uma mensagem para Lina. Jamie já havia sido internado no mesmo hospital antes, e Nickie havia ficado desconfiada de Robert Lawrence desde então, pois os medicamentos prescritos por ele causaram a doença de Jamie. Ela também testemunhou a proximidade entre Jamie e Lina várias vezes e entendia mais do que mostrava. Com base nessas mensagens e, talvez, por amor a Katherine, Lina aceita que Robert é a verdadeira fonte do mal em suas vidas.
No desfecho de “Paralisia”, Lina finalmente consegue injetar uma seringa no pescoço de Robert e, quando isso não tem o efeito desejado, ela corajosamente o esfaqueia com uma faca, finalmente matando-o. O filme termina com a chegada da polícia e dos paramédicos à propriedade para levar o corpo do homem horrível, enquanto Lina, Katherine e Nickie, que acabaram de se proteger do mal, observam com alívio em seus rostos.
3 thoughts on “Paralisia: Final Explicado do Filme | Qual Era o Plano Real de Robert? Ele Está Morto?”