Tempo: M. Night Shyamalan em Alta Velocidade | Review do Novo Filme na Netflix

Sabrina Santos

M. Night Shyamalan, o maestro das reviravoltas cinematográficas, leva o público a uma jornada frenética com a sua criação de 2021, Tempo (Old), recém adicionado ao catálogo da Netflix. O filme, embora careça da reviravolta característica de Shyamalan, envolve os espectadores em uma narrativa implacável que mostra tanto a maestria direcional de Shyamalan quanto suas armadilhas narrativas. Embora o filme apresente visuais impressionantes, sustos eficazes e uma hábil condução de atores infantis, ele luta para equilibrar sua premissa e mistério com um desenvolvimento significativo de personagens.

Um Descenso Rápido ao Desconhecido

Tempo: M. Night Shyamalan em Alta Velocidade | Review do Novo Filme na Netflix
Tempo: M. Night Shyamalan em Alta Velocidade | Review do Novo Filme na Netflix

A história segue Guy (Gael García Bernal), sua esposa Prisca (Vicky Krieps) e seus dois filhos em férias que tomam um rumo bizarro. Os personagens se veem em uma praia exclusiva com um segredo inquietante – o tempo nesta praia acelera, causando um envelhecimento rápido. Enquanto o grupo lida com esse fenômeno inexplicável, o filme avança implacavelmente, recusando-se a conceder ao público um momento de respiro.

O Floreio Direcional de Shyamalan

As escolhas direcionais de Shyamalan em ‘Tempo’ são uma faca de dois gumes. Por um lado, o ritmo implacável cria uma experiência imersiva, espelhando a sensação dos personagens de que o tempo está escapando. O público está constantemente à beira do assento, tentando desvendar os mistérios que se desenrolam na praia peculiar. As ousadas reviravoltas de Shyamalan em tramas não convencionais adicionam uma camada de imprevisibilidade, tornando ‘Tempo’ uma montanha-russa emocionante.

As Armadilhas de Personagens Sobrecarregados

No entanto, a velocidade vertiginosa do filme tem um custo – a profundidade dos personagens. A propensão de Shyamalan por tramas intrincadas às vezes obscurece a necessidade de um desenvolvimento robusto dos personagens. O elenco torna-se unidimensional, meros peões no drama que se desenrola. Os momentos iniciais, nos quais os personagens lidam com questões pessoais, oferecem um vislumbre de sua humanidade. Infelizmente, à medida que o sobrenatural toma o centro do palco, os personagens perdem sua individualidade, deixando o público com conexões superficiais.

amazon

O Sobrenatural vs. Conexão Humana

Os sucessos anteriores de Shyamalan, como ‘O Sexto Sentido’, integraram magistralmente o sobrenatural na narrativa, usando-o para iluminar conexões humanas e temas profundos. ‘Tempo’, no entanto, deixa a desejar nesse aspecto. O elemento sobrenatural domina a história, relegando as emoções e relacionamentos dos personagens para segundo plano. O envelhecimento acelerado, embora um conceito cativante, torna-se um espetáculo sem ressonância emocional.

Uma Resolução Sem Brilho

Tempo: M. Night Shyamalan em Alta Velocidade | Review do Novo Filme na Netflix 1
Tempo: M. Night Shyamalan em Alta Velocidade | Review do Novo Filme na Netflix

À medida que ‘Tempo’ avança para sua resolução, a principal falha do filme torna-se evidente – a falta de catarse. As respostas fornecidas sobre a praia misteriosa e seus efeitos parecem ocas, oferecendo pouca visão sobre a jornada dos personagens. A morte de um personagem no início do filme, destinada a enfatizar as apostas, serve apenas como um dispositivo de enredo. A resolução, embora satisfatória ao explicar o ‘como’ e o ‘porquê’, deixa o público ansiando por mais profundidade emocional.

A Cativante Contradição de Shyamalan

‘Tempo’ serve como um lembrete de que, mesmo diante de falhas narrativas, Shyamalan continua sendo um cineasta cativante. O filme, com todas as suas idiossincrasias e escolhas questionáveis, consegue cativar o público. O crescimento de Shyamalan como diretor é evidente, mas persiste a sensação de que ele luta para unir a grandiosidade de suas ideias com a profundidade que seus personagens merecem. ‘Tempo’ pode não ser o velho Shyamalan, mas fica aquém de ser um novo truque inovador.

Em conclusão, ‘Tempo’ é uma montanha-russa de suspense e intriga, com o brilho direcional de Shyamalan em destaque. No entanto, ele tropeça ao entregar uma narrativa que equilibra o sobrenatural com conexões humanas genuínas. Enquanto o público navega pela praia peculiar, fica com uma experiência empolgante, mas oca, tornando ‘Tempo’ um testemunho da capacidade de Shyamalan de fascinar, mesmo quando suas escolhas na narrativa deixam a desejar.

Veja o trailer do filme Tempo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.