O Brasil É Um Mercado Chave Para a Netflix?

Redação Recorte Lírico

A Netflix é uma das plataformas de streaming mais conhecidas do mundo, lançando-se como um exemplo de sucesso em um novo nicho. Atualmente, a gigante dos filmes e séries possui um valor de mercado acima dos USD 274 bilhões. Em 2020, o Brasil se tornou o terceiro maior mercado da companhia no mundo e o segundo maior em número de assinantes, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Entretanto, a empresa vem sofrendo perdas comerciais aqui e lá fora, devido à concorrência com outros gigantes de streaming, além de plataformas locais. Com tanta competição, o Brasil continua sendo um mercado relevante para a Netflix? Confira aqui.

O Brasil É Um Mercado Chave Para a Netflix?
O Brasil É Um Mercado Chave Para a Netflix? (Imagem: Pixabay/Reprodução)

Se a Netflix já reinou sozinha, hoje em dia, o trono deste mercado é disputado por vários players. Atualmente, diversas plataformas similares produzem seus próprios filmes e séries, além de oferecerem um amplo catálogo de títulos. As principais concorrentes são:

  • Globoplay
  • Prime Video (Amazon)
  • HBO Max

Para manter sua competitividade e relevância a nível local, estas empresas oferecem conteúdo exclusivo por geolocalização. Porém, você não encontrará problemas de acessar catálogos de diferentes países, se utilizar um VPN de qualidade. 

amazon

Com um VPN, você pode alterar seu local de acesso para onde quiser. Saiba mais sobre o Surfshark VPN e como ele pode não apenas proteger sua navegação, mas também aumentar suas opções de entretenimento.

Concorrentes

A Globoplay conseguiu desbancar a empresa em número de assinantes, em 2023, registrando 30 milhões de assinantes. Enquanto isso, executivos da gigante norte-americana anunciaram uma perda de aproximadamente 450.000 assinaturas, em toda a América Latina, nos três primeiros meses de 2023.

Mesmo assim, a Netflix manteve a liderança de audiência por ampla margem, tanto sobre a Globoplay, quanto outros serviços, que mesmo somando suas audiências, não ultrapassaram a gigante do streaming.

Segundo Elizabetta Zenatti, vice-presidente de conteúdo da Netflix Brasil, a gigante do streaming deve investir R$1 bilhão em conteúdos nacionais, até o final de 2024. Dentre novas produções nacionais, Elizabetta Zenatti adianta os seguintes lançamentos:

  • Minissérie: “Candelária”
  • Temporadas finais: “Bom Dia, Verônica” e “De Volta Aos 15”
  • Quarta temporada: “Casamento Às Cegas Brasil”
  • Filmes: “Biônico” e “Senna”

Streaming de Jogos

O Brasil É Um Mercado Chave Para a Netflix? 1
O Brasil É Um Mercado Chave Para a Netflix? (Imagem: Pixabay/Reprodução)

Netflix Games é uma parte menos comentada da plataforma, apesar de ter sido lançada há alguns anos. A empresa disponibiliza um aplicativo para Android e iOS, com jogos como Stranger Things: The Game, Stranger Things: 1984 e Card Blast. O serviço foi lançado no Brasil em 2021 e conta com mais de 70 títulos. Contudo, ainda é um serviço procurado por menos de 1% dos assinantes.  

Audiência de Milhões

Não há dúvidas de que o Brasil é um mercado crucial para a pioneira do streaming; basta olhar as estatísticas. Mais do que isso, o próprio CEO da empresa, Reed Hastings, fez esta afirmação em seu livro “ A Regra É Não Ter Regras”, lançado em 2020. 

O foco no mercado brasileiro tem rendido frutos para a companhia de Reed Hastings, que atualmente lidera o mercado nacional com folga. Nem mesmo as oscilações negativas do mercado parecem ter abalado a plataforma. Mesmo assim, ainda há bastante espaço para expansão e a mira de Hastings deverá permanecer no público brasileiro por muito tempo. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.