Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Escola Sem Partido vai à Justiça contra exigência de redação do Enem

A Associação Escola Sem Partido, liderada pelo advogado Miguel Nagib, quer retirar uma das exigências da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O

Escola Sem Partido vai à Justiça contra exigência de redação do Enem

A Associação Escola Sem Partido, liderada pelo advogado Miguel Nagib, quer retirar uma das exigências da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O critério questionado diz que será anulada a redação que “desrespeite os direitos humanos”. Mas, para os responsáveis pela Escola Sem Partido, ele é subjetivo e injusto, já que a legislação sobre direitos humanos não está entre os temas cobrados dos candidatos.

“O próprio INEP desrespeita os direitos humanos propriamente ditos, uma vez que as liberdades de pensamento e opinião, além de garantidas pela Constituição Federal, estão previstas na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, diz a ação, que está em andamento no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

Anúncio

Na ação, a associação reproduz recomendações de sites que sugerem cautela ao candidato que pretende expressar suas opiniões. “Ninguém pode ser obrigado a dizer o que não pensa para poder entrar numa universidade”, argumenta a Escola Sem Partido.

Além disso, lembra que a legislação sobre direitos humanos não faz parte do conteúdo exigido dos candidatos. “Ora, na falta de um referencial objetivo, que só poderia ser dado pelas normas legais que os definem, o que se compreende por “direitos humanos” no contexto do Enem?”, indaga. “Por mais bem escrita e até mesmo conforme aos direitos humanos propriamente ditos, a redação pode vir a ser anulada se o candidato tiver a má sorte de expressar uma opinião que os corretores considerem ser contrária a ‘valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural’, conforme as diretrizes traçadas pelo INEP”, prossegue.

Anúncio

O objetivo da Escola Sem Partido é que a próxima edição do Enem já não tenha a regra que exige respeito aos “direitos humanos” na redação. “Pedimos uma tutela de urgência em primeira instância para que nas futuras edições do Enem, a começar pela desse ano, o edital não incluísse essa cláusula, que prevê a transmissão de notas zero às redações que desrespeitarem os direitos humanos. A liminar foi indeferida pelo juiz e nós recorremos. Agora o processo está no Tribunal Regional Federal da 1ª região, com o desembargador Carlos Eduardo Moreira Alves”, diz Nagib.

O representante da Escola Sem Partido afirma ainda que, independentemente do resultado da ação iniciada pelo grupo, os candidatos também podem ir à Justiça: “Qualquer estudante que esteja para fazer o Enem pode impetrar um mandado de segurança com base nos mesmos argumentos usados por nós”, diz.

E aí, amigos recorteiros, concordam com a ação?

 

Fonte: Gazeta do Povo. (Gabriel de Arruda Castro). 

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
3 anos atrás

[…] Escola Sem Partido vai à Justiça contra exigência de redação do En… educaçãoinclusão […]

Giro Recorte Lírico

Estômago: Filme gravado em Curitiba, é relançado em 4K para os cinemas
22 jul

Estômago: Filme gravado em Curitiba, é relançado em 4K para os cinemas

O filme "Estômago", lançado originalmente em 2008 e gravado em Curitiba, será relançado nos cinemas brasileiros em 1º de agosto,

Tore: Uma Análise Profunda de uma Jornada de Luto na Série Sueca da Netflix
30 out

Tore: Uma Análise Profunda de uma Jornada de Luto na Série Sueca da Netflix

A série 'Tore' da Netflix é uma produção sueca que mergulha de forma sincera no luto, um tema que frequentemente

O Lado Bom de Ser Traída: Giovanna Lancellotti desabafa sobre estrelar filme erótico
25 out

O Lado Bom de Ser Traída: Giovanna Lancellotti desabafa sobre estrelar filme erótico

Giovanna Lancellotti é uma atriz brasileira conhecida por seus diversos papéis na televisão e no cinema. Com uma carreira consolidada

Literatura: Quais os Temas Mais Vistos no Enem nos Últimos 5 Anos?
24 out

Literatura: Quais os Temas Mais Vistos no Enem nos Últimos 5 Anos?

A literatura é uma das disciplinas que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma avaliação crucial para milhões

Que Chegue a Você: Kimi ni Todoke – Mangá que virou Live Action na Netflix
06 ago

Que Chegue a Você: Kimi ni Todoke – Mangá que virou Live Action na Netflix

A Transição do Mangá e Anime para o Live-Action em dorama A série "Que Chegue a Você: Kimi ni Todoke",

Um Tira da Pesada 4: Final Explicado e o Futuro de Axel Foley
04 jul

Um Tira da Pesada 4: Final Explicado e o Futuro de Axel Foley

Introdução "Um Tira da Pesada 4: Axel Foley" finalmente estreou em 3 de julho de 2024, trazendo de volta Eddie

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x