[wpdreams_ajaxsearchlite]
Anúncio

Cleber Pacheco, a esmeralda de Esmeralda e o Livro dos Livros

Um pequeno postal que serve apenas para chamar a atenção para o “Livro dos livros” do Cleber Pacheco. Voltarei a este autor, que faz o

Um pequeno postal que serve apenas para chamar a atenção para o “Livro dos livros” do Cleber Pacheco. Voltarei a este autor, que faz o favor de ser um irmão, demorando-me como ele merece não só pelos muitos livros que vai acumulando, todos de excecional qualidade, mas porque o futuro, uma vez mais, me dará razão: estamos na presença de um dos últimos gigantes da Literatura – diria do século XX.

Entre muitas outras coisas, Cleber Pacheco é um gigante porque é um resistente, numa época onde todos vendemos, consciente ou inconscientemente, a alma a algum diabo. Resiste aos ditames do mercado, resiste aos (pseudo) valores instituídos, resiste ao fascismo emergente, resiste ao facilitismo na arte, resiste ao açucareiro literário.

Percorrendo a obra do Cleber, e eu conheço em cada livro a génese, produção e edição, não se encontra sombra da mediocridade moderna. Não há sombra de pensamento positivo, auto-ajuda, pseudo-espiritualidade, hiperbolização dos dramas amorosos urbanos, pornografia, narcisismo ou escândalo à procura de palco fácil.   

Anúncio

Cleber Pacheco está na senda do imaginário de Lewis Carrol, onde os mundos macrocósmicos e microcósmicos, oníricos e reais se cruzam; de Hermann Hesse, em que se respira o ambiente puro académico-espiritual de Castália do Jogo das Pérolas de Vidro; de Borges, com o imaginário das bibliotecas e mundos perdidos de poções mágicas; tem um cocktail de conhecimentos profundos que a mim me surpreende a cada passo de Madame Blawatsky, Rudolph Steiner, hermetismo, espiritismo, hinduísmo, etc., mas, a sua escrita e imaginário, bebem das fontes e das tradições, não é filho de um New Age para consumo de fúteis; está, também, na senda da Literatura Infanto-Juvenil, fonte sempre eterna de encantamento e de cariz universal – escreve para a nossa angústia de adultos usando o nosso imaginário juvenil. Os leitores dos seus livros são um misto de crianças e iluminados.

Este postal serve também para agradecer a delicadeza de me atribuir um conto, não por acaso lhe dá o título de “apocalíptico”. Cleber nunca fala e escreve do que se vê, é um alquimista natural que capta imediatamente os mundos e os “arcanos” que estão ocultos no inconsciente de cada indivíduo e situação. Não me vê como um macaco de circo ou guia turístico que sabe dizer uma frase instantaneamente em diversas línguas, mas percebe que essa faculdade tem origem num cruzamento cultural e familiar e que não passa de um instrumento de acesso a diversos mundos heterogéneos, “perdidos”, inconscientes e meta-físicos.

Anúncio

Abrir o Livro dos livros é mergulhar num mundo de menorás, de livros, de alfabetos, de Adão e Eva, paraísos, anjos, demónios, poetas, Frank Wans, de florestas encantadas, de livros herméticos, de velhos sábios acompanhados de uma jovem linda,  de sibilas, de conjuras, de invocações, de escaravelhos e múmias, de encantamentos, de Devas e Djins, de universos paralelos, de mitologias e teologias, de poções mágicas, de elixires, de labirintos, de poderes mágicos, de tapetes voadores, de múmias e de faraós, de manuscritos, de poços, de palácios e ilhas encantadas…

É por autores e livros destes que o mundo é um local ligeiramente menos sombrio.

E adivinha-se um livro “Kolossal” em breve…

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Priscila M Mariano.
Priscila M Mariano.
6 anos atrás

Eu assino cada palavra escrita neste comentário. Cleber Pacheco é um escritor que define o amor pelas palavras, tornando-se um senhor contador de histórias, carregadas de emoção e verdades. Li vários de seus livros, é estou na fila a espera de muito mais. Parabéns!!! Você merece.

Cleber Pacheco
Cleber Pacheco
Responder para  Priscila M Mariano.
2 anos atrás

Muito grato, Priscila. Sua sensibilidade lhe proporciona uma visão privilegiada das coisas. Grande abraço.

Giro Recorte Lírico

Recorte Lírico reforça trabalho nas mídias digitais e agora está no Linkedin e TikTok
27 jan

Recorte Lírico reforça trabalho nas mídias digitais e agora está no Linkedin e TikTok

O Recorte Lírico passou por um total rebranding no dia de hoje em um importante marco para a sua história.

‘Asteroid City’: É uma obra de arte do diretor Wes Anderson?
03 jan

‘Asteroid City’: É uma obra de arte do diretor Wes Anderson?

Wes Anderson, renomado por suas obras como 'The Grand Budapest Hotel' e 'The French Dispatch', entrega mais uma joia cinematográfica

Tragédia em Mariana inspira escritora Ana Rapha Nunes em livro infantojuvenil
14 jul

Tragédia em Mariana inspira escritora Ana Rapha Nunes em livro infantojuvenil

O Projeto Recorte Lírico inicia essa semana mais uma nova pauta em suas plataformas,   é o Recorte Entrevista. E para

The Chosen: Recap e Análise Temporada 4 Episódio 1
02 jul

The Chosen: Recap e Análise Temporada 4 Episódio 1

A quarta temporada de The Chosen promete ser uma montanha-russa emocional, repleta de tristeza e alegria. O primeiro episódio define

Ricos de Amor 2: Final Explicado | O Que Aconteceu Com Everaldo?
09 jun

Ricos de Amor 2: Final Explicado | O Que Aconteceu Com Everaldo?

"Ricos de Amor 2" é a continuação do filme "Ricos de Amor" e mostra o que aconteceu com os personagens

Hierarchy: O Que Acontece na Cena Pós-créditos?
08 jun

Hierarchy: O Que Acontece na Cena Pós-créditos?

A série "Hierarchy" da Netflix aborda a tragédia de Kang-Ha, que investiga a morte de seu irmão gêmeo, In-Han, em

Posts Relacionados

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x