10 livros de Agatha Christie para entender a sua escrita

Agatha Christie é uma das escritoras mais influentes da história da literatura policial. Suas histórias envolvem personagens cativantes e tramas surpreendentes, o que tornou seus livros uma leitura obrigatória para os amantes do gênero. Para entender a escrita de Agatha Christie, é preciso ler uma seleção cuidadosa de suas obras, levando em conta os personagens, as tramas e a estrutura narrativa. Neste post, apresentamos 10 livros da autora que ajudam a entender melhor a sua escrita.

O Assassinato de Roger Ackroyd (1926)

Considerado por muitos como a obra-prima de Agatha Christie, “O Assassinato de Roger Ackroyd” é um livro que tem lugar num cenário rural idílico, onde o leitor é apresentado a um elenco de personagens intrigantes. A história gira em torno do assassinato de Roger Ackroyd, um rico empresário que é encontrado morto em sua casa. A investigação é liderada pelo famoso detetive belga Hercule Poirot, que tem a tarefa de descobrir quem matou Ackroyd.

O que faz deste livro uma obra-prima é a maneira como a narrativa é construída. O narrador do livro é o médico da cidade, que se torna amigo de Poirot e decide ajudá-lo na investigação. A história é contada através do diário do médico, que registra os acontecimentos à medida que eles acontecem.

Os Crimes ABC (1936)

“Os Crimes ABC” é outro livro protagonizado pelo detetive Hercule Poirot. A história começa quando o assassino em série “ABC” anuncia seus crimes através de cartas enviadas aos jornais. O assassino escolhe suas vítimas em ordem alfabética e deixa um guia de ferro em forma de ABC ao lado do corpo. Poirot é chamado para investigar os assassinatos, e descobre que o assassino tem uma lista completa de vítimas.
Este livro é conhecido por ser um dos mais bem estruturados de Christie, e é um exemplo de como ela conseguia misturar elementos de suspense e mistério de forma equilibrada. Além disso, a identidade do assassino é uma surpresa, e a reviravolta final é surpreendente e satisfatória.

Morte no Nilo (1937)

“Morte no Nilo” é um romance policial que se passa no Egito, e apresenta outro dos detetives mais famosos de Christie, o inteligente e bem-sucedido detetive Hercule Poirot. O livro começa com Poirot de férias no Egito, onde ele é chamado para investigar o assassinato de uma jovem rica chamada Linnet Ridgeway, que é encontrada morta num cruzeiro pelo rio Nilo.

Este livro é um exemplo da habilidade de Christie em criar uma trama complexa e intrigante, com personagens bem desenvolvidos e uma descrição detalhada do ambiente em que a história se passa. A autora também brinca com o leitor, oferecendo várias pistas falsas e mantendo o mistério até o final do livro.

E não sobrou nenhum (1939)

“E não sobrou nenhum” é um livro fascinante que foi publicado pela primeira vez em 1939. Este romance policial de Agatha Christie é conhecido por seu enredo intrigante e sua capacidade de manter o leitor adivinhando até o final. A história se passa em uma ilha deserta e isolada, onde um grupo de dez estranhos é convidado para passar um fim de semana. Cada um tem um segredo terrível e, à medida que os convidados começam a morrer um por um, eles percebem que o assassino está entre eles. A tensão cresce à medida que eles tentam descobrir quem é o assassino e se manterem vivos ao mesmo tempo.

A habilidade de Agatha Christie de criar personagens complexos e intrigantes, combinada com sua capacidade de manter o leitor constantemente adivinhando, é o que torna “E não sobrou nenhum” um dos seus livros mais populares e amados até hoje. É uma obra-prima da literatura policial que continua a desafiar e encantar leitores de todas as idades e gerações.

Os Cinco Porquinhos” (1942)

Publicado em 1942, “Os Cinco Porquinhos” é um dos livros mais emocionantes de Agatha Christie. Neste romance, Hercule Poirot é contratado para investigar um assassinato que aconteceu há dezesseis anos. O caso foi considerado como um suicídio, mas a filha do falecido não acredita nesta versão e contrata Poirot para provar que o seu pai foi assassinado. O livro é conhecido por apresentar uma trama complexa e um final surpreendente, além de ser narrado de forma não linear, em que cada capítulo apresenta a perspectiva de um dos personagens.

Assassinato no Expresso Oriente (1934)

“Assassinato no Expresso Oriente” é um dos romances mais populares de Agatha Christie, sendo considerado por muitos como um de seus melhores trabalhos. Publicado em 1934, o livro acompanha a investigação de Hercule Poirot em um trem de luxo, onde um dos passageiros é assassinado. Com um enredo inteligente e personagens bem desenvolvidos, o livro é conhecido por apresentar uma solução surpreendente e uma trama que prende o leitor até o final.

O Misterioso Caso de Styles (1920)

“O Misterioso Caso de Styles” é o primeiro livro publicado por Agatha Christie, em 1920, e também marca a estreia do icônico personagem Hercule Poirot. Na história, Poirot é chamado para investigar um assassinato que aconteceu em uma mansão inglesa, onde ele está hospedado. Com um enredo cheio de mistério e um final surpreendente, o livro estabeleceu as bases para a carreira literária de Christie e para a popularidade do detetive Hercule Poirot.

Um Corpo na Biblioteca (1942)

“Um Corpo na Biblioteca” é uma obra-prima da literatura policial, que apresenta a detetive Miss Marple investigando o assassinato de uma jovem encontrada morta na biblioteca da casa de um casal de classe média alta. O livro é habilidosamente construído para manter o leitor em suspense até o desfecho surpreendente. Agatha Christie habilmente tece uma trama intricada, cheia de reviravoltas e pistas falsas, que eventualmente levam à revelação do verdadeiro assassino. Com personagens bem desenvolvidos e um cenário ricamente descrito, “Um Corpo na Biblioteca” é um clássico que continua a fascinar leitores de todas as idades.

Cai o Pano (1975)

“Cai o Pano” é um dos últimos livros escritos por Agatha Christie, que traz de volta o famoso detetive Hercule Poirot. Neste livro, Poirot é chamado para investigar o assassinato de um famoso ator de teatro, que ocorreu durante a última apresentação de sua peça. A trama é habilmente construída, cheia de reviravoltas e pistas falsas, que levam o leitor em uma jornada emocionante até o desfecho surpreendente. Agatha Christie demonstra sua habilidade em desenvolver personagens complexos e intrigantes, além de criar um enredo envolvente que mantém o leitor em suspense até o final. “Cai o Pano” é uma obra-prima da literatura policial e uma despedida digna do grande detetive Hercule Poirot.

Testemunha ocular do crime (1971)

Não há um suspeito, outra testemunha, nem sequer um cadáver… mas a detetive Miss Marple está determinada a desvendar esse mistério. No momento em que dois trens se cruzam, Elspeth McGillicuddy vê de sua janela um homem estrangular uma mulher no outro vagão. Ao chegar na estação, ela tenta denunciar o crime, mas é desacreditada. Quem, além de Miss Marple, levaria sua história a sério?

Após dias se passarem e nenhuma notícia aparecer no jornal, Miss Marple liga para sua jovem amiga Lucy Eyelesbarrow e pede para ela se disfarçar e ajudá-la na investigação. Lucy aceita o desafio, e se infiltra na mansão de uma poderosa família local que parece estar no centro do mistério, os Crackenthorpe. Mas quem é a mulher morta? Qual foi o motivo do crime? E onde está o corpo? Essas perguntas se tornam ainda mais urgentes quando um segundo assassinato acontece. Agora, caberá a Miss Marple montar uma armadilha para pegar o assassino.

Em conclusão, Agatha Christie é uma autora que deixou um legado na literatura policial que ainda é admirado e estudado até hoje. Seus livros apresentam personagens complexos, enredos intrigantes e reviravoltas surpreendentes, características que são exploradas de maneira exemplar em cada uma das obras selecionadas nesta lista.

Ao escolher ler esses 10 livros de Agatha Christie, os leitores terão a oportunidade de mergulhar em um mundo de mistério, investigação e suspense, além de entender melhor as técnicas de escrita utilizadas pela autora e como ela se tornou uma das mais importantes e influentes escritoras da literatura policial. Cada livro desta lista apresenta algo único e valioso, e todos juntos ajudam a contar a história do legado de Agatha Christie.

4 comentários em “10 livros de Agatha Christie para entender a sua escrita”

  1. A Testemunha Ocular do Crime tem outra narrativa. É sobre um crime acontecido num trem quando esse emparelha com um outro. Um livro sensacional. Já o filme não é tão bom.
    Aconselho

    Responder

Deixe um comentário