Reencontros e despedidas no episódio 6 de The Last Of Us

Sexto episódio de The Last Of Us já está no ar e nós já vimos 2/3 do que a primeira temporada nos reserva. Neste importante episódio, onde conhecemos com um pouco mais de profundidade um dos nossos protagonistas, vimos uma clara dessaceleração do roteiro para que isso se tornasse possível.

LEIA A ANÁLISE DO EPISÓDIO ANTERIOR: Resistir e Sobreviver: Episódio 5 de The Last Of Us

Já de cara vemos Joel abordando um casal em busca de informação. Embora sem truculência, Joel sente a necessidade de apontar uma arma para conseguir o que quer, mesmo em situações que aparentemente não exigam tamanha rispidez. É quem Joel é diante de tudo o que ele já passou ou é a evidente temeridade que a pandemia causa em vários personagens, inclusive quando Henry e Sam repetiu a abordagem?

O que vemos é Joel e Ellie se aventurando na travessia do Rio da Morte indo em busca de reencontrar-se. Reconectar-se. Joel começa a ter pequenas crises de pânico e a congelar em situações de perigo, como quando soube da possibilidade da morte do seu irmão ou quando encontram um grupo da cidade de Jackson e vê o iminente perigo da morte de Ellie por sua mordida. Joel simplesmente não reage, paralisa. Entende que está diante da possibilidade de mais uma perda. É assim que vamos entendendo um pouco mais esse complexo personagem.


Finalmente eles são aceitos pelo grupo e, ao adentrar na Cidade de Jackson, Joel se reencontra com o seu irmão e se reconecta com o seu passado. Em um dos momentos mais bonitos da série, o grito e o abraço apertado marca um instante ímpar de felicidade na vida de Joel em muito tempo. A sua emoção é contagiante e a atuação de Pedro Pascal só não é surpreendente porque já sabemos que estamos diante de um ator de “primeira prateleira”.

Mas como as relações em The Last Of Us nunca são lineares, Joel encontra um Tommy modificado. O seu irmão já não é mais o mesmo, assim como Joel também, embora ambos tenham cometidos crimes, juntos, para sobreviver. Ele sabe que o caminho da redenção passa também por proteger Ellie e cumprir o “pedido de morte” de Tess, entretanto Joel está diante de um Tommy que já trilhou o seu próprio caminho. Naquela comuna ele encontrou o seu lar, uma esposa e será pai. Um conflito direto com a própria trajetória do seu irmão Joel. E é assim que esse momento é interrompido para uma tensão inesperada entre eles.

Reencontros e despedidas no episódio 6 de The Last Of Us

Diante disso tudo Joel não se vê habilitado a proteger Ellie até a Universidade do Colorado, onde seria feito a vacina através do seu sangue. Ele convence Tommy a levá-la, para a revolta de Ellie. Agora é ela quem tem medo. Medo de perder a única pessoa em tempos que não a abondonou ou morreu, embora agora sinalize deixá-la.

É neste momento íntimo com Tommy e depois com a Ellie que vemos Joel no seu mais íntimo. Aberto a falar sobre os seus fracassos e pânico diante do medo. É diante da Ellie que ele se rende e desiste de se conectar ainda mais com aquela menina que poderia sim ser como uma filha, diante da afinidade que eles vinham criando, mas não é o caso. Ele não aceita nem que o nome da Sarah seja mencionado.

No dia seguinte, no momento de partir, Joel dá a alternativa, mesmo com as resalvas, de que ele poderia acompanhar a Ellie na continuação da jornada. E é prontamente aceito. Ellie não tem rancores, ela está pronta para manter o mínimo de afetividade possível, mesmo que isso seja dificílimo para alguém como ela.

A jornada de ambos continuam e eles se reconectam intimamente. Joel ensina Ellie a caçar e ambos fazem planos para um futuro pós-pandêmico. Um futuro que parece estar mais uma vez ameaçado, pois ao chegarem à Universidade, são surpreendidos por macacos e um grupo inesperado. É assim que diante de uma luta corporal Joel vê acontecer o que mais temia. A facada não ameaça somente a vida dele, mas coloca em jogo a sobrevivência da própria Ellie, que agora vai precisar assumir as rédeas não só do cavalo que ela conduz um Joel desfalido, mas também assumir toda a situação da dupla, garantindo que o cara que sempre a protegeu não a deixe no meio do caminho.

Ellie, um cavalo, muita neve sobre trilhos que não levam a lugar algum e um Joel, o seu companheiro, no chão, ferido e sem rumo. O que o futuro reserva para uma Ellie que está crescendo em meses o que jamais imaginou antes de iniciar essa jornada? Só o tempo dirá nessa trama que a cada episódio se enriquece e nos emociona. Aguardemos o próximo episódio, o antepenúltimo da temporada de The Last Of Us!

1 comentário em “Reencontros e despedidas no episódio 6 de The Last Of Us”

Deixe um comentário