6 livros para o segundo semestre de 2023

Se você é um amante da literatura e está sempre em busca de novas leituras, o segundo semestre de 2023 reserva algumas opções imperdíveis. Neste artigo, apresentaremos seis livros que prometem encantar os leitores com suas histórias envolventes, personagens cativantes e narrativas excepcionais. Prepare-se para embarcar em aventuras literárias inesquecíveis.

Livro de Julho:

Conversa no Catedral, de Mario Vargas Llosa

6 livros para o segundo semestre de 2023

Iniciando nossa lista, trazemos “Conversa no Catedral”, uma obra-prima do renomado autor peruano Mario Vargas Llosa. Publicado originalmente em 1969, o livro nos transporta para a cidade de Lima, onde conhecemos Santiago Zavala, um jornalista que se envolve em uma conversa misteriosa com um desconhecido no bar Catedral. Por meio dessa conversa, são abordados temas como política, corrupção e a busca pela liberdade. Com sua prosa envolvente e estilo narrativo único, Vargas Llosa nos presenteia com uma obra intensa e reflexiva.

https://amzn.to/3Mq3EAp
https://amzn.to/3Mq3EAp

Livro de Agosto:

Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

Em agosto, mergulhe na clássica obra brasileira “Triste fim de Policarpo Quaresma”, escrita por Lima Barreto. Lançado em 1911, o livro conta a história de Policarpo Quaresma, um nacionalista fervoroso que sonha em ver o Brasil valorizando sua cultura e suas tradições. No entanto, suas ideias e ações acabam o levando a situações trágicas e ao isolamento social. Com uma crítica ácida à sociedade e à política da época, Lima Barreto nos presenteia com uma narrativa tocante e de grande relevância até os dias de hoje.

Livro de Setembro:

Judas, O obscuro, de Thomas Hardy

Em setembro, recomendamos “Judas, O obscuro”, do aclamado autor inglês Thomas Hardy. Lançado em 1895, esse romance é considerado uma das obras mais controversas e provocativas de Hardy. A história gira em torno de Jude Fawley, um jovem que almeja se tornar um estudioso, mas enfrenta obstáculos impostos pela sociedade e pelas convenções morais. Com sua escrita arrebatadora e temas profundos, Hardy aborda questões como amor, destino, religião e moralidade, fazendo-nos refletir sobre as limitações impostas pela sociedade e as aspirações individuais.

Livro de Outubro:

O castelo de Otranto, de Horace Walpole

Para os amantes do gênero gótico, recomendamos “O castelo de Otranto”, escrito por Horace Walpole e publicado em 1764. Considerado o primeiro romance gótico da literatura inglesa, o livro apresenta elementos como castelos assombrados, mistérios ancestrais, amores proibidos e mortes misteriosas. A trama se desenrola em torno da família Manfred, cujo herdeiro enfrenta eventos sobrenaturais após a morte inesperada do filho. Com sua atmosfera sombria e enigmática, “O castelo de Otranto” é uma leitura obrigatória para os admiradores do gênero e aqueles que desejam explorar os primórdios da literatura gótica.

Livro de Novembro:

Jane Austen – Biografia, de Claire Tomalin

No mês de novembro, trazemos uma biografia fascinante sobre uma das maiores autoras da literatura inglesa. “Jane Austen – Biografia”, escrita por Claire Tomalin, oferece uma visão abrangente da vida e obra da renomada escritora do século XIX. Descubra os detalhes da vida de Austen, sua personalidade, seus relacionamentos e como sua escrita revolucionou o romance de época. Com uma pesquisa minuciosa e uma narrativa envolvente, Claire Tomalin nos permite mergulhar no mundo de Austen e apreciar ainda mais suas obras atemporais.

Livro de Dezembro:

A dama do cachorrinho e outros contos, de Tcheckov

Encerrando nossa seleção, trazemos “A dama do cachorrinho e outros contos”, do aclamado escritor russo Anton Tchékhov. Publicado originalmente em 1899, esse livro reúne alguns dos contos mais brilhantes e comoventes de Tchékhov. Com sua habilidade em capturar a essência da natureza humana e explorar os dilemas emocionais das personagens, Tchékhov nos presenteia com histórias que nos fazem refletir sobre o amor, a solidão, a melancolia e a complexidade dos relacionamentos humanos.

Com essas seis recomendações literárias, você terá uma variedade de gêneros, estilos e temas para explorar durante o segundo semestre de 2023. Desde a intensidade dos diálogos de Vargas Llosa em “Conversa no Catedral” até os contos comoventes de Tchékhov em “A dama do cachorrinho e outros contos”, cada livro proporcionará uma experiência única de leitura. Aproveite essas obras-primas e permita-se mergulhar em mundos fictícios que irão expandir sua mente e alimentar sua paixão pela literatura.

Deixe um comentário