Este episódio de ‘Black Mirror’ redefine a relação entre tecnologia e sexualidade
A interseção entre tecnologia avançada e sexualidade neste episódio de Black Mirror revela uma complexidade surpreendente
Desde o lançamento de Black Mirror, a série tem impactado os telespectadores com histórias emocionantes e perturbadoras sobre o avanço da tecnologia. Com a estreia da 6ª temporada em junho deste ano, é o momento perfeito para relembrar um dos episódios mais significativos da série. Embora muitos episódios apresentem cenários futuristas com tecnologias mais avançadas do que as atuais, eles vão além do aspecto distópico. Episódios como “Striking Vipers” exploram como a tecnologia afeta a sexualidade humana.
Danny (interpretado por Anthony Mackie) e Karl (interpretado por Yahya Abdul-Mateen II) são amigos íntimos e colegas de quarto há mais de uma década. Antes de um salto temporal de 10 anos, os dois amigos são mostrados jogando “Striking Vipers”, um jogo de videogame canônico inspirado em “Street Fighter”. Sua amizade é típica de dois homens sem tensão sexual. No entanto, após o salto temporal, a tecnologia evoluiu para permitir uma realidade virtual incrivelmente realista. No aniversário de Danny, Karl presenteia-o com o novo jogo “Striking Vipers” e um conjunto de equipamentos de realidade virtual, permitindo que eles realmente se sintam como seus respectivos personagens no jogo.
Durante sua longa amizade, Karl sempre interpretou Roxette (interpretada por Pom Klementieff), enquanto Danny normalmente escolhia Lance (interpretado por Ludi Lin). Quando eles entram fisicamente em seus personagens, a mudança repentina de gênero cria uma tensão sexual irresistível entre os amigos, o que inicialmente os assusta devido à homofobia internalizada e à culpa. Especialmente para Danny, é difícil lidar com o fato de estar tendo um relacionamento com outro homem. Como dois homens negros, o estigma em torno da masculinidade adiciona uma camada extra a esse conflito interno, mesmo que ninguém mais saiba disso.
“Striking Vipers” prova que a sexualidade é fluida
No ambiente digital, um caso entre um homem e uma mulher confunde as fronteiras da sexualidade, tornando a situação extremamente confusa para os homens que sempre viram a sexualidade como algo binário. Karl é mais capaz de aceitar a situação do que o personagem de Anthony Mackie, e isso pode ser atribuído à sua troca de gênero dentro do jogo. A capacidade de experimentar prazer como uma mulher desperta sua curiosidade, enquanto Danny continua interpretando seu personagem masculino. À medida que o episódio avança, os dois homens decidem testar sua química pessoalmente e, para alívio deles, não há atração romântica fora do jogo.
A falta de atração pessoal adiciona uma complexidade adicional porque cria uma separação entre o mundo real e o mundo digital. No contexto do episódio, a realidade virtual permite que os jogadores sejam completamente imersos no corpo de uma pessoa nova (ou até mesmo de um animal). Isso pode explicar por que sua atração virtual é tão separada da química pessoal. No final do episódio, eles finalmente aceitam que sua atração é apenas digital, não afetando sua dinâmica na vida real.
A relação entre Karl e Danny muda devido à realidade virtual
Embora o caso entre Karl e Danny seja vivido principalmente no mundo virtual, ele ainda afeta a vida íntima dos personagens no mundo real. Por exemplo, Danny rejeita as tentativas de intimidade de sua esposa (interpretada por Nicole Beharie) após sua festa de aniversário, mas seu primeiro encontro virtual com Karl, como Roxette, muda seu humor completamente. Embora esse não seja um caso comum, a culpa interna e a homofobia criam uma distância entre Danny e sua esposa, que só é superada quando Danny aceita seus próprios desejos e necessidades.
O episódio termina com Karl e Danny continuando seu relacionamento sexual virtual, enquanto a esposa de Danny está livre para explorar a intimidade em outros relacionamentos, criando uma dinâmica intrigante de relacionamento poliamoroso.
Embora “Striking Vipers” seja um cenário futurista fictício, não está tão distante da realidade atual. Na internet, as pessoas podem se reinventar e assumir qualquer identidade que desejem. Além das brincadeiras e dos encontros casuais, existem recursos de bate-papo anônimos que permitem que as pessoas busquem gratificação sexual, deixando as informações sobre sua verdadeira identidade para a imaginação. Karl menciona algo semelhante ao descrever sua experiência de envolvimento em intimidade virtual com jogadores anônimos. Esse tipo de romance digital existe em uma área cinzenta porque proporciona prazer independentemente das identidades de gênero e orientações sexuais envolvidas. O episódio de Black Mirror pega essa ideia e mostra aos espectadores como isso pode funcionar entre amigos íntimos.
A mensagem central de “Striking Vipers” é que a sexualidade é fluida e não deve ser rigidamente definida em termos de gênero ou orientação sexual. A tecnologia, representada pela realidade virtual, expande as possibilidades de exploração e experimentação sem os limites impostos pela sociedade. No entanto, o episódio também levanta questões sobre as consequências emocionais e relacionais desse tipo de envolvimento.
À medida que a série Black Mirror continua a explorar as complexidades do relacionamento entre humanos e tecnologia, episódios como “Striking Vipers” nos fazem refletir sobre o papel da tecnologia na formação e redefinição de nossa sexualidade. A série nos lembra que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para expandir nossos horizontes e experiências, mas também nos alerta sobre as implicações e os desafios que ela pode trazer.
Em última análise, “Striking Vipers” nos convida a questionar e reexaminar nossas próprias concepções de sexualidade em um mundo cada vez mais digital. À medida que avançamos em direção a um futuro tecnológico ainda mais avançado, é essencial manter um diálogo aberto e inclusivo sobre essas questões, garantindo que a tecnologia seja usada para enriquecer nossas vidas e relacionamentos, sem comprometer nossa identidade e autenticidade.
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