De ‘Halloween’ a ‘Não! Não Olhe!’: 10 “Final Girls” Mais Icônicas da História do Cinema de Terror

Cunhada por Carol J. Clover em seu livro “Men, Women, and Chainsaws: Gender in the Modern Horror Film” (1992), a “Final Girls” é um conceito estabelecido há muito tempo em filmes de terror, especialmente nos do gênero. Refere-se à última jovem ou mulher que, após enfrentar grandes perdas e sofrimentos, milagrosamente sobrevive para confrontar o assassino em um confronto decisivo.

De 'Halloween' a 'Não! Não Olhe!': 10 Final Girls Mais Icônicas da História do Cinema de Terror
De ‘Halloween’ a ‘Não! Não Olhe!’: 10 “Final Girls” Mais Icônicas da História do Cinema de Terror. (Imagem/Reprodução)

Ao longo dos anos, o conceito foi utilizado e reinventado várias vezes. No entanto, há algumas “Final Girls” que se destacam na história do cinema de terror como os exemplos mais emblemáticos desse arquétipo.

Jess Bradford de ‘Noite do Terror’ (1974)

De 'Halloween' a 'Não! Não Olhe!': 10 "Final Girls" Mais Icônicas da História do Cinema de Terror
De ‘Halloween’ a ‘Não! Não Olhe!’: 10 “Final Girls” Mais Icônicas da História do Cinema de Terror. (Imagem/Reprodução)

Jess Bradford (Olivia Hussey) de Noite do Terror é uma Final Girl frequentemente esquecida, muitas vezes na sombra de suas irmãs slasher. No entanto, ela é uma das Final Girls mais icônicas porque incorpora e transcende a estrutura familiar.

As Final Girls geralmente recebem superioridade moral por causa de sua virgindade. Uma mulher solteira sexualmente ativa que planeja interromper uma gravidez indesejada está mais próxima dos personagens sexualmente transgressores que são punidos por seu comportamento. Em qualquer outro slasher, Jess teria sido morto primeiro. Mas ela sobrevive, matando seu namorado abusivo com um atiçador de lareira no confronto final.

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Sally Hardesty de ‘O Massacre da Serra Elétrica’ (1974)

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Sally Hardesty ( Marilyn Burns ) de O Massacre da Serra Elétrica é um dos primeiros exemplos do tropo Final Girl. Quando Sally e seus amigos fazem uma viagem pela zona rural do Texas para visitar o túmulo de seu avô, eles são vítimas de uma família de canibais . Um por um, seus amigos são apanhados por um assassino em massa com máscara de couro e motosserra até Sally ser deixada de pé como a Garota Final do filme.

Enquanto Sally escapa por pouco na traseira de uma caminhonete que passava, Leatherface desaparece na distância, agitando furiosamente sua serra elétrica no ar. A imagem de uma Sally encharcada de sangue rindo loucamente é um dos finais mais icônicos da história do cinema de terror.

Laurie Strode de ‘Halloween – A Noite do Terror’ (1978)

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Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) da franquia Halloween é considerada um dos exemplos mais antigos e influentes da Final Girl. Como a OG “Scream Queen”, toda Final Girl desde então presta homenagem ao seu legado.

No Halloween , ela é uma estudante do ensino médio de 17 anos que é perseguida e atormentada pelo assassino mascarado Michael Myers. Laurie incorpora todas as qualidades por excelência de uma Final Girl: estudiosa, certinha e, finalmente, vitoriosa. No final do filme, ela esfaqueia o vilão com uma agulha de tricô e um cabide. Conforme a série Halloween continua, Laurie derrota Myers repetidamente , terminando para sempre como a Final Girl da franquia.

Ellen Ripley de ‘Alien’ (1979)

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O Alien de Ridley Scott é essencialmente um slasher no espaço. A nave é uma casa mal-assombrada, completa com uma ameaça extraterrestre caçando membros da tripulação e matando-os um por um. Assim como Alien transcende os gêneros de ficção científica e terror, Ellen Ripley (Sigourney Weaver) transcende a estrutura de Final Girl. Ela é dura, compassiva e competente. Mas, acima de tudo, ela se sente como uma personagem totalmente desenvolvida: o mesmo não pode ser dito para cada Final Girl.

A última linha de Alien , “Esta é Ripley, a última sobrevivente do Nostromo, assinando”, estabelece Ripley como a Final Girl do filme e uma das personagens femininas mais icônicas da ficção científica e da história do cinema de terror.

Nancy Thompson de ‘A Hora do Pesadelo’ (1984)

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Enquanto Freddy Kreuger (Robert Englund) – com seu rosto desfigurado, suéter listrado de vermelho e verde e chapéu marrom – pode ser o vilão mais memorável da história do cinema de terror, Nancy Thompson (Heather Langenkamp) de “A Hora do Pesadelo” é frequentemente ofuscada por “Final Girls” mais famosas. No entanto, ela é facilmente uma das melhores por causa de sua coragem.

Como Freddy visita suas vítimas em seus sonhos, é quase impossível destruí-lo, mas Nancy está determinada. Cada vez que os dois se encontram, ele fica mais perto de matá-la, e ela fica mais perto de descobrir sua queda. No final do filme, ela monta um elaborado conjunto de armadilhas, acabando por vencer o assassino em seu próprio jogo.

Sidney Prescott de ‘Pânico’ (1996)

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Assim como Pânico revigorou o gênero slasher em algo mais autoconsciente e satírico, Sidney Prescott (Neve Campbell) redefiniu a estrutura de Final Girl. Sidney foi uma das primeiras personagens femininas a fazer sexo e sobreviver ao filme. Como Randy Meeks (Jamie Kennedy) explica: “Existem certas regras que devem ser seguidas para sobreviver a um filme de terror, por exemplo, número um: você nunca pode fazer sexo”, mas Pânico supera esse conceito misógino.

Ao contrário de outras Final Girls, Sidney não é vítima de seu trauma. Apesar da perda e do sofrimento que ela experimentou, Sidney persiste. Em Pânico 4 , ela tenta contar sua história, assumindo o controle da narrativa. No capítulo mais recente da franquia, Sidney é uma mãe de três filhos casada e feliz que, em vez de ter o terror imposto a ela, usa seu arbítrio para se envolver na ação em seus termos.

Grace Le Domas de ‘Casamento Sangrento’ (2019)

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No início de Casamento Sangrento , Grace Le Domas (Samara Weaving) aparece como a nora dos sonhos, a Final Girl perfeita. No entanto, quando uma noite de jogos em família se transforma em uma partida mortal de esconde-esconde, o exterior inocente é destruído. Em vez de bancar a vítima, ela encontra prazer em se vingar.

Enquanto ela ri em seu vestido de noiva encharcado de sangue, cercada pelos restos mortais de seus sogros explodindo, os fãs de terror reconhecerão o respeitoso aceno para Sally Hardesty de O Massacre da Serra Elétrica. Coberta com o sangue de seus inimigos, ao contrário de seus amigos, Grace se destaca como a Rainha do Grito para uma nova geração enquanto presta homenagem às Final Girls que vieram antes.

Dani Ardor de ‘Midsommar – O Mal Não Espera a Noite’ (2019)

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Quando Dani Ardor ( Florence Pugh ) de Midsommar entra na tela, ela é inicialmente apresentada como uma jovem traumatizada que é vítima de seu namorado emocionalmente distante ( Jack Reynor ). Quando o casal viaja para um remoto festival de aldeia sueca, o paraíso pastoral torna-se um pesadelo perturbador. Na luz do sol eterna, não há onde se esconder.

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No final do filme, Dani foi escolhida como a Rainha de Maio do festival, e o destino de seu namorado traidor é deixado para ela. Enquanto as personagens femininas costumam ser punidas depois de fazer sexo em um slasher, os personagens masculinos raramente recebem o que merecem. Enquanto seu namorado é queimado vivo no corpo de um urso pardo, Dani sorri de satisfação como a Final Girl do filme.

Maxine Minx de ‘X – A Marca da Morte’ (2022)

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Situado no Texas rural dos anos 1970 e seguindo o elenco e a equipe de um filme pornográfico, X de Ti West presta homenagem à Era de Ouro dos slashers, incluindo o conceito de Final Girl. Maxine Minx (Mia Goth) é jovem, bonita e desesperada para ser uma estrela. Pearl, a idosa dona da fazenda que estão filmando, tem uma obsessão perturbadora pela jovem atriz.

Enquanto seus amigos são mortos de maneiras cada vez mais criativas, Maxine surge como a Final Girl do filme. No confronto final, Maxine atropela um ferido e esmaga a Pearl com um caminhão antes de se afastar.

Emerald de ‘Não! Não Olhe!’ (2022)

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Jordan Peele provou sua capacidade de subverter conceitos clássicos de terror com Corra e Nós, mas Não! Não Olhe! dá um passo adiante. Fãs experientes de terror saberão que certos personagens raramente saem vivos de filmes de terror: personagens negros, estranhos e engraçados geralmente são os primeiros a serem eliminados.

Não! Não Olhe! conclui com Emerald, uma mulher negra e engraçada, sobrevivendo e prosperando. Emerald não apenas sai viva, mas também salva o dia. Ela é um novo tipo de Final Girl para a era moderna.

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