Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror

Desde os mortos-vivos e os demoníacos até aos assassinos sanguinários e monstruosos, o cinema de terror está repleto de vilões mascarados icônicos que deixaram o público paralisado de medo com o que está acontecendo durante a noite. Alguns dos maiores nomes do gênero vêm na forma de assassinos vilões mascarados, sejam eles psicóticos assassinos em série sedentos de sangue ou seres horrivelmente desfigurados que se escondem atrás de máscaras para se aproximarem o suficiente para atacar.

RELACIONADO: De ‘Halloween’ a ‘Não! Não Olhe!’: 10 “Final Girls” Mais Icônicas da História do Cinema de Terror

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror
Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

Muitos dos maiores vilões mascarados do terror surgiram do subgênero slasher, mas também houve grandes desvios que adotaram disfarces assustadores em categorias como invasão domiciliar e thrillers sobrenaturais. Com legados de longa data como alguns dos personagens mais aterrorizantes do gênero, esses vilões mascarados conquistaram seguidores de fãs ainda mais duradouros do que suas listas de vítimas e permanecem como ícones incontestáveis ​​do cinema de terror. Vejam 10 destes vilões mascarados mais icônicos do cinema!

10 – O Fantasma – Filme: “O Fantasma da Ópera” (1925)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

O terror é um dos gêneros mais antigos do cinema, com sustos cinematográficos datando até a era do cinema mudo. Um sucesso de terror daquela época foi “O Fantasma da Ópera”, estrelado pelo lendário Lon Chaney como o assassino titular.

CARTÃO AMAZON

Baseado no famoso romance de Gaston Leroux, o filme segue o fantasma desfigurado e o caos que ele causa na Ópera de Paris enquanto trabalha para fazer sua amada, Christine Daaé (Mary Philbin), uma estrela. Ironicamente, a cena que tornou o filme tão famoso foi quando Christine removeu a máscara do Fantasma, revelando sua aparência horrível que deixou o público na época em estado de choque.

9 – Dr. Decker – Filme: “Raça das Trevas” (1990)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

Um espetáculo slasher aprimorado com um toque de triunfante terror de monstros, “Raça das Trevas” é um verdadeiro clássico cult do gênero definido por sua ambição frenética e sua magnificência visual. O filme segue Aaron Boone (Craig Sheffer), um homem perturbado assombrado por sonhos com seres monstruosos que procura um psicólogo apenas para descobrir que o médico é um assassino em série que pretende matar Boone e incriminá-lo pelos assassinatos.

O esquema do mal do médico funciona inicialmente, mas os monstros temidos que assombram os sonhos de Boone o trazem de volta à vida e se juntam a ele enquanto ele se aventura para impedir o médico antes que ele possa matar novamente. Enquanto a máscara do médico é impressionantemente assustadora, o que o torna tão ótimo é o homem por trás dela, com o lendário diretor de terror David Cronenberg retratando o Dr. Decker em todo o seu brilhantismo vilanesco.

8 – O Mineiro Filme: “Dia dos Namorados Macabro 3D” (2009)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

Um assassino criminosamente negligenciado de um filme slasher, o assassino central de “Dia dos Namorados Macabro 3D”, O Mineiro, é incrivelmente distinto, infundindo um traje de mineração bastante comum com um incontrolável senso de pavor. Com Jensen Ackles no papel principal, o filme segue um sobrevivente de um massacre em massa de uma década atrás quando ele retorna à sua cidade natal, apenas para ser acusado quando o assassino mascarado parece ter voltado também.

A trama sinuosa tem um encanto convidativo, assim como as loucuras de slasher do filme, que apresentam um ataque sangrento que os fãs do gênero devoraram. Inconfundivelmente um clássico cult, especialmente dos slashers do século XXI, “Dia dos Namorados Macabro” é um filme querido e seu assassino do mineiro assassino merece o mesmo reconhecimento.

7 – Os Purificadores Mascarados – Franquia “Uma Noite de Crime” (2013 – 2021)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

Embora tenha encontrado algum apelo para o público com sua premissa intrigante, “Uma Noite de Crime” teria dificuldade para ter sucesso sem seus enxames de assustadores vilões mascarados. Ambientada em um mundo distópico onde a solução do governo para a crescente taxa de criminalidade foi instituir uma noite anual de anarquia, a franquia abordou desde horror de invasão domiciliar até thrillers de vingança e comentários sociais.

À medida que suas ambições evoluíram, também evoluíram seus vilões, que foram de usar máscaras inegavelmente assustadoras, mas relativamente simples, a adotar disfarces políticos e coberturas faciais piscantes. Os purificadores podem não ter um legado singular como a maioria dos personagens desta lista, mas eles continuam deixando sua marca.

6 – Sam – Filme: “Contos do Dia das Bruxas” (2007)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

Um clássico cult de comédia de terror, o filme antológico “Contos do Dia das Bruxas” de Michael Dougherty combinou duas coisas que todos os verdadeiros fãs do gênero adoram; um grande assassino mascarado e uma criança aterrorizantemente ameaçadora. Uma homenagem maravilhosa ao horror do Halloween de décadas passadas, o filme segue várias histórias interligadas que ocorrem no mesmo bairro em uma noite fatídica de Halloween.

Vestido como um espantalho em uma roupa que é adorável e perturbadora ao mesmo tempo, Sam (Quinn Lord) é apenas um personagem de fundo nas primeiras histórias antes de ganhar destaque mais tarde no filme, quando atormenta o amargurado Sr. Kreeg (Brian Cox). O sadismo da criança é surpreendentemente fácil de gostar, com a sensação de diversão de terror que ele traz ao filme marcando-o como um dos vilões mascarados mais adoráveis ​​do gênero até hoje.

5 – Estranhos Invasores – Filme: “Os Estranhos” (2008)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

De todos os assassinos mascarados do gênero que surgiram no século XXI, nenhum é tão aterrorizante quanto os três antagonistas de “Os Estranhos”. Um emocionante terror de invasão domiciliar, o filme segue um jovem casal de férias em uma casa remota para passar um tempo juntos, apenas para que sua escapada rapidamente saia de controle até chegar a uma intrusão indesejada por três agressores disfarçados que querem torturá-los até a morte.

O terrível trio – composto por Dollface, Man in the Mask e Pin-Up Girl – são sádicos de sangue frio que se tornam ainda mais assustadores por suas máscaras sem expressão. Embora o filme tenha suas falhas, ele tocou o coração dos fãs de terror devido ao terror envolvente instilado quando os assassinos estão na tela, algo que o diretor estreante Bryan Bertino manipulou com perfeição para criar um filme às vezes aterrorizante.

4 – Leatherface – Filme: “O Massacre da Serra Elétrica” (1974)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

Dentro do universo do gênero slasher, há poucos filmes tão reverenciados quanto “O Massacre da Serra Elétrica” e poucos assassinos tão aterrorizantes quanto seu icônico maníaco com serra elétrica, Leatherface. O clássico dos anos 70 segue uma jovem e seus amigos enquanto ela investiga alegações de que o túmulo de seu avô foi profanado, fazendo uma parada na antiga casa de sua família, onde ela e seus amigos se encontram sendo caçados pelos loucos canibais que vivem ao lado.

Embora a serra elétrica, os ataques frenéticos e o comportamento selvagem de Leatherface ajudem a torná-lo assustador, é inegável que ele não seria tão icônico quanto é se não fosse por sua máscara distorcida feita de pele humana. A personificação do mal puro, o assassino mascarado e o lendário filme estão entre os maiores ícones do cinema de terror, com a subsequente franquia de filmes garantindo que Leatherface continue a assombrar o público por décadas.

3 – Ghostface – Filme: “Pânico” (1996)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

RELACIONADO: Pânico 7: 5 razões pelas quais Sam será a Ghostface do Filme 7

Trocar o horror total dos slashers dos anos 80 por um tom mais autoconsciente que honra o gênero enquanto o parodia, “Pânico” tornou-se um sucesso instantâneo entre os fãs de terror quando foi lançado em 1996. O filme segue a estudante do ensino médio Sidney Prescott (Neve Campbell) enquanto a pequena cidade onde ela mora é dominada pela histeria em torno de um assassino em série mascarado que atormenta suas vítimas antes de matá-las.

RELACIONADO: Pânico: classificados do pior ao melhor

Ghostface, como o assassino foi apelidado, tornou-se instantaneamente um ícone com as túnicas pretas, a máscara branca característica e as vozes aterrorizantes de Roger L. Jackson. Com a franquia “Pânico” ainda em alta, o assassino Ghostface se tornou o segundo vilão de terror verdadeiramente icônico a sair da mente de Wes Craven, depois de ele ter criado Freddy Krueger (Robert Englund) na década de 1980.

2 – Michael Myers – Filme: “Halloween” (1978)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

Heraldado por muitos como o verdadeiro pioneiro do terror slasher, Michael Myers acumulou um número considerável de vítimas ao longo da franquia “Halloween”, que começou em 1978 com o renomado filme original. Após assassinar sua irmã mais velha aos seis anos, Myers escapou de sua instituição e voltou a Haddonfield para uma noite de assassinatos em massa.

A ideia por trás da máscara era simples o suficiente, afinal, é apenas uma máscara do Capitão Kirk de William Shatner com alguma tinta, mas no filme, sua natureza sem expressão e monótona deu a Myers uma vantagem incomum, não completamente humana, que permeou suas ações maliciosas. Um assassino determinado, brutal e sem emoções, Myers não é apenas um ótimo antagonista mascarado, mas também um dos maiores vilões do cinema de qualquer gênero.

1 – Jason Voorhees – Filme: “Sexta-Feira 13” (1980)

Os 10 Vilões Mascarados Mais Assustadores do Cinema de Terror. (Imagem: Collider/Reprodução)

O terror já viu uma infinidade de antagonistas fantásticos, desde assassinos mascarados e sádicos psicopatas até demônios, fantasmas e espíritos malignos; mas talvez não haja um assassino tão grande na história do cinema quanto Jason Voorhees. Curiosamente, apesar do personagem ter um status icônico, na verdade foi sua mãe que foi responsável pelas mortes no filme original “Sexta-Feira 13”, mas Jason logo assumiu o manto dela e tornou o gênero slasher seu próprio.

Com sua máscara de hóquei e seu facão, bem como seu apetite por causar mortes incrivelmente brutais, Jason é considerado por muitos como o vilão definitivo do filme slasher. Além disso, ele também se destaca entre personagens como Darth Vader e Indiana Jones como um dos personagens mais icônicos a já terem aparecido na tela.

E por falar em vilões mascarados…. Leia também: Os 10 melhores personagens de filmes de terror de todos os tempos

Deixe um comentário