Inscrições abertas para o Encceja 2023: Conheça as novidades

Redação Recorte Lírico

Você já ouviu falar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)? Se você é um jovem ou adulto que não concluiu os estudos na idade apropriada, essa pode ser a oportunidade que você estava esperando para obter a certificação do ensino fundamental ou médio. As inscrições para o Encceja 2023 estão abertas e você tem até o dia 2 de junho para se inscrever através do Sistema Encceja.

O Encceja é um exame voluntário e gratuito, destinado a pessoas que não puderam concluir seus estudos no tempo regular. Para participar, é necessário ter no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame. Ao se inscrever, você poderá indicar a unidade da Federação e o município onde deseja realizar as provas, bem como escolher o nível de ensino e as áreas de conhecimento nas quais deseja ser avaliado.

É importante ressaltar que se você se inscreveu para o Encceja 2022 e faltou às provas de todas as áreas sem justificar sua ausência ou teve sua justificativa reprovada, será necessário ressarcir o Inep no valor de R$ 40 para poder participar do Encceja 2023. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição e pode ser quitado em qualquer banco ou casa lotérica.

Inscrições abertas para o Encceja 2023: Conheça as novidades
Inscrições abertas para o Encceja 2023: Conheça as novidades. (Imagem: Inep/Divulgação)

O Encceja 2023 traz algumas novidades em relação aos anos anteriores, visando a inclusão e acessibilidade dos participantes. Agora, no momento da inscrição, os candidatos com deficiência visual têm a opção de escolher o Cartão-Resposta ampliado. Além disso, a correção da redação será diferenciada para pessoas com transtorno do espectro autista. Se você já teve laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023, não será necessário enviá-los novamente para análise.

Uma importante mudança é que participantes travestis, transexuais ou transgêneros que possuem o nome social cadastrado na Receita Federal não precisam enviar documentação comprobatória. Isso facilita o processo de inscrição e garante o respeito à identidade de gênero de cada indivíduo.

Para acessar as principais informações sobre a participação no Encceja, é necessário utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso você tenha esquecido a senha da sua conta cadastrada, não se preocupe, é possível verificar e recuperá-la. A senha é importante para consultar o local de prova e outras informações contidas no Cartão de Confirmação de Inscrição, como os horários de aplicação.

https://amzn.to/3Mq3EAp
https://amzn.to/3Mq3EAp

Desde a sua primeira edição, em 2002, o Encceja tem sido uma oportunidade para jovens e adultos certificarem suas competências, habilidades e saberes, mesmo que não tenham concluído o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Após a realização do exame, a emissão do certificado e da declaração de proficiência fica sob a responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que aderem ao Encceja.

Não perca tempo! Acesse agora mesmo o Sistema Encceja e garanta a oportunidade de certificar suas competências e habilidades. Seja você o protagonista do seu futuro e conquiste novas possibilidades através da educação. Para mais informações, consulte o Edital n.º 19 e fique por dentro de todos os detalhes. O prazo de inscrição se encerra em 2 de junho, então não deixe para a última hora. Inscreva-se agora mesmo e trilhe o caminho para o sucesso!

Se já passou da etapa do Encceja, que tal ver essa notícia sobre o Enem 2023?

1 comentário em “Inscrições abertas para o Encceja 2023: Conheça as novidades”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.