As Flores Perdidas de Alice Hart: Final Explicado | Por Que Alice Queimou a Árvore?

Anúncio

O enredo de As Flores Perdidas de Alice Hart pode ser amplamente dividido em três linhas do tempo que se revelam de maneira muito interligada ao longo dos sete episódios da série. A série aborda um tema poderoso e, no entanto, joga de forma muito segura com ele, apenas dando indícios no plano de fundo. A execução dessa série nos lembra de outra série chamada The Power, que tinha a intenção de transmitir a mensagem certa, mas não sabia como fazê-lo. Embora As Flores Perdidas de Alice Hart seja baseada em um livro de mesmo nome que não lemos, podemos perceber que a série deixou algo a desejar. Sem mais delongas, vamos examinar detalhadamente o final da série.

RELACIONADO: As Flores Perdidas de Alice Hart: Análise do Episódio 7 | Alice Lutando Contra o Passado e Enfrentando Abusos

Anúncio

Alice Pressiona Acusações Contra Dylan?

As Flores Perdidas de Alice Hart: Final Explicado | Por Que Alice Queimou a Árvore?
As Flores Perdidas de Alice Hart: Final Explicado | Por Que Alice Queimou a Árvore? (Imagem: Prime Video/Reprodução)

Essa tem sido a maior pergunta em nossas mentes desde que terminamos de assistir a As Flores Perdidas de Alice Hart, e não é fácil responder, pois o final do episódio 7 deixou a dedução por conta do espectador. Embora haja indícios de que Alice decida enfrentá-lo, o público ainda se questiona por que ela ficou tão indefesa em primeiro lugar, e acreditamos que isso tem muito a ver com a educação de Alice. As interações com o sexo oposto são uma parte fundamental do crescimento e ensinam como navegar na sociedade de maneira geral. Vale lembrar que Lulu também namorou Dylan, mas ela recuou a tempo quando começou a perceber essas tendências dominadoras nele.

https://amzn.to/3OGr6dJ

Poderíamos presumir que crescer em Thornfield e testemunhar mulheres chegando lá com relatos de abuso doméstico faria com que Alice soubesse que o que Dylan estava fazendo estava errado e que ela precisava se afastar disso. Mas é somente quando vemos a carta final de June para Alice que percebemos o quão pouco Alice sabia de tudo.

Anúncio

Provavelmente, ela só via as mulheres chegarem e irem embora ou receberem a ajuda de que precisavam. Ela nunca ouviu suas histórias de como foram manipuladas pelos homens em suas vidas e posteriormente abandonadas pelo sistema, o que as forçou a buscar refúgio com um estranho completo quando estavam em apuros.

Quando June decidiu mostrar esse lado de Thornfield para Alice, a garota teve uma compreensão melhor do que seria sua luta. Ninguém acreditava nela quando ela reclamava de Dylan, e isso é um caso clássico do agressor virando a situação a seu favor, aproveitando sua reputação. Alice tinha ferimentos para mostrar, mas eles foram ignorados em favor dos hematomas em Dylan, e tudo porque Alice não era a vítima perfeita.

Mas, com o tempo e uma nova perspectiva, ela entendeu o que lutar contra Dylan significaria para ela e para outras que ele poderia escolher como alvo no futuro. Todas aquelas mulheres, as flores, cujos relatos June havia registrado, provavelmente sentiram o mesmo que Alice, ou seja, estavam apaixonadas por seus agressores, assim como Alice continuou a sentir. Mas o diário era um lembrete de como era a vida com esse tipo de amor. Supomos que também envolvia uma melhor compreensão de Agnes para que Alice chegasse a essa conclusão.

Saber que Agnes queria deixar Clem provou que ela não estava disposta a sofrer eternamente em nome do amor. O fato de ter sido Agnes e não Alice quem ateou fogo mostrou que ela era uma lutadora que tentou se proteger e proteger aqueles que amava em vez de permitir que a raiva de Clem continuasse os atingindo. Alice amava Agnes, mas foi apenas agora que ela entendeu a força de sua mãe. Alice era filha de Agnes, e ela não poderia deixar as lutas de sua mãe em vão. Ela lutaria com todas as suas forças contra Dylan.

Por Que Alice e os Outros Queimaram a Árvore?

Demoramos um pouco para entender essa ação. No final de As Flores Perdidas de Alice Hart, vemos Alice, Twig, Candy e Sally queimarem essa árvore depois de colocar algumas flores nela. Sabemos que as flores eram desejos de despedida para June, mas a própria árvore significava algo mais. Clem havia esculpido algo nela, o que consideramos como uma representação de seus demônios internos. Isso nos faz pensar na linguagem que June usou quando falou sobre ele. Ela disse que ele tinha “algo quebrado nele, assim como o pai dele”.

Quando se tratava de Clem e suas ações, June nunca fez desculpas por ele, mas suas ações foram menos do que nobres. June nunca deveria ter tentado arranjar um relacionamento entre Clem e Agnes, sabendo que seu filho era um agressor sexual. Ela deveria ter encontrado alguma outra maneira de proteger Candy e as mulheres na fazenda. June só tentou impedir Clem e Agnes quando descobriu que seu filho era capaz de violência física também, mas ela não deveria ter esperado tanto tempo.

Isso mostra que June não era uma juíza imparcial, e embora ela sempre tenha protegido as vítimas de abuso, ela empurrou Agnes para isso conscientemente, porque, assim como Alice, ela acreditava que o “amor” de seu filho protegeria Agnes e garantiria que sua vida ficasse bem. Foi o peso desse erro que June carregou ao longo de sua vida e que nunca conseguiu contar a Alice. Essa foi a razão pela qual ela guardou tantos segredos de sua neta até seu último suspiro.

June sempre teve medo da crueldade que os homens eram capazes. A árvore representava seus medos, pois foi lá que ela flagrou seu filho com Candy, o que moldou sua opinião sobre os homens da família. Foi por isso que ela manteve Charlie longe de Thornfield sem nem mesmo lhe dar uma chance. Ela não quis correr riscos com Oggi também, e é por isso que ela o separou de Alice.

Ao queimar aquela árvore, Alice estava incendiando os medos e traumas de June Hart e de si mesma que haviam guiado suas vidas por tanto tempo. Ela teria sua família com seu irmão, e continuaria administrando Thornfield exatamente como sua avó desejava. Mas Alice não se esconderia do mundo. Ela tinha sido protegida durante toda a sua vida, o que a fez perder os sinais óbvios em Dylan. Sua fortaleza de flores também não a deixou pensar por si mesma, e embora ela ainda tivesse respeito por tudo o que June fez, Alice faria as coisas do seu jeito agora, e é por isso que ela ateou fogo à árvore.

Considerações Finais

Sem rodeios, diremos que o ritmo de As Flores Perdidas de Alice Hart é terrível. É simplesmente lento e desnecessariamente sombrio, com apenas alguns bons episódios. Também teríamos gostado que a As Flores Perdidas de Alice Hart mergulhasse mais fundo no relacionamento entre Alice e Dylan, em vez de mantê-lo superficial e deixar o restante para o entendimento do público. Fomos muito pacientes com As Flores Perdidas de Alice Hart, mas ela simplesmente não fez o que deveria ter feito. Talvez o livro seja melhor.

Veja o trailer da 1ª temporada de As Flores Perdidas de Alice Hart:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.