A Complexa Árvore Genealógica da Família Soprano

A série “Família Soprano”, da HBO, cativou o público de 1999 a 2007, ao contar a saga da família criminosa DiMeo, também conhecida como a Máfia de North Jersey. No centro dessa trama está Tony Soprano (interpretado por James Gandolfini), eventual chefe da máfia, que, devido a ataques de pânico, busca a ajuda da terapeuta Dra. Melfi (Lorraine Bracco).

A série “Família Soprano” nos proporciona um vislumbre do desafio que é equilibrar a vida doméstica e a carreira como mafioso. Mas onde começa a família biológica de Tony e onde termina sua família criminosa? Na verdade, essas duas árvores genealógicas se entrelaçam de maneira complexa.

A Fundação da Família DiMeo

A Complexa Árvore Genealógica da Família Soprano
A Complexa Árvore Genealógica da Família Soprano. (Imagem: Collider/Reprodução)

A família DiMeo foi fundada por Ercole DiMeo nas décadas de 1940, mas ele acabou atrás das grades em 1995, deixando Jackie Aprile (Michael Rispoli) como chefe durante o piloto da série. Ercole, embora nunca tenha aparecido na série, foi retratado por David Chase, o criador da série, no filme prequela “The Many Saints of Newark”. A hierarquia da família criminosa e a hierarquia da “família” podem ser confusas, pois incluem quatro ramos principais que se interligam: as famílias Soprano, DeAngelis, Blundetto e Aprile.

amazon

A Linhagem Soprano

A Complexa Árvore Genealógica da Família Soprano. (Imagem: Collider/Reprodução)

O nome “Ercole” se refere a Hércules, e o bisavô de Tony Soprano também se chamava Ercole. Ele teve um filho chamado Corrado John Soprano Sr., que se casou com Mariangela D’Agostino. Eles imigraram para os Estados Unidos de Avellino, Itália, por volta de 1910. O casal teve três filhos, sendo o mais velho Corrado Jr., também conhecido como “Tio June”. Outro filho, Giovanni “Johnny Boy” Soprano, nasceu pouco depois. Havia também um terceiro irmão, Ercole (apelidado de Eckley), que foi mantido em segredo, até mesmo de Tony.

Johnny se casou com Livia Pollio, e o casal teve três filhos: Tony, Janice e Barbara. A filha Barbara e seu marido Tom Giglione tiveram dois filhos, enquanto Janice, depois de uma fase espiritual, mudou-se para o Canadá, onde se casou novamente e teve um filho chamado Harpo. Tony Soprano e sua esposa Carmela têm dois filhos, Meadow e Anthony Jr.

A Conexão com a Família DeAngelis

Orazio DeAngelis e Concetta Sposato eram contemporâneos de Ercole e Mariangela Soprano. Eles tiveram dois filhos, Hugh e Lena. Hugh e sua esposa Mary têm uma filha chamada Carmela, que se casou com Tony Soprano. Lena se casou com Aldo Moltisanti, conhecido como “Hollywood Dick”. O irmão gêmeo de Aldo, Salvatore, também foi interpretado por Ray Liotta. Aldo e Lena tiveram um filho chamado Richard “Dickie” Moltisanti, pai de Christopher dos Sopranos, tornando Christopher e Carmela primos de primeiro grau.

Os Blundetto na Mistura

A mãe de Christopher, Joanne, era uma Blundetto antes de se casar com Dickie Moltisanti. Seus irmãos, Albert e Patrizio Blundetto, também eram Blundettos. Albert era o pai de Anthony Blundetto, conhecido como “Tony B”, tornando-o primo de Christopher pelo lado do pai. Quintina Blundetto, mãe de Tony B, era uma das quatro irmãs Pollio, incluindo Livia, mãe de Tony Soprano. Assim, o vínculo de sangue entre Christopher e Tony Soprano passa por Tony B.

Os Apriles e o Império Criminal

Quando a série começa, Jackie Aprile é o chefe da família DiMeo. Ele é baseado no chefe da máfia DeCavalcante, Gioacchino Amari. Jackie morre de câncer de estômago em 1997, deixando sua viúva Rosalie e seus filhos, Kelli e Jackie Jr. Richie Aprile, irmão de Jackie, entra na série após cumprir uma sentença de prisão de dez anos. Outra irmã Aprile, não nomeada, se casou com um membro da família Spatafore. Seus filhos, Bryan e Vito, têm papéis mais proeminentes na série, especialmente Vito, que lida com sua homossexualidade enrustida.

Liz Aprile, irmã de Jackie e Richie, se casou com a família La Cerva e teve uma filha chamada Adriana La Cerva. Adrianna é conhecida por ser a namorada de Christopher Moltisanti, tornando Christopher o elo mais importante da árvore genealógica da família Soprano.

Conclusão

A complexa árvore genealógica da família Soprano em “Família Soprano” mostra como os laços de sangue e os relacionamentos criminosos se entrelaçam de maneira intrincada. Os personagens estão ligados por casamentos, parentescos e lealdades na máfia, criando uma teia de relacionamentos que contribui para o drama e a complexidade da série. Ao explorar essas conexões, “The Sopranos” oferece uma visão fascinante de como as famílias e os negócios do crime se entrelaçam no mundo sombrio da máfia.

Veja o trailer da série Família Soprano:

1 comentário em “A Complexa Árvore Genealógica da Família Soprano”

Deixe um comentário