6 livros de não-ficção para entender melhor o mundo

A literatura de não-ficção é uma categoria valiosa de livros que fornecem informações precisas e conhecimento sobre assuntos diversos. Esses livros são escritos por especialistas e acadêmicos que compartilham sua pesquisa e experiência em áreas específicas. Eles podem ser informativos, inspiradores e desafiadores, e podem ajudar a fornecer uma compreensão mais profunda do mundo. Se você está procurando entender melhor o mundo em que vivemos, aqui estão os seis livros de não-ficção para ler hoje e ampliar os seus conhecimentos:

“A Estrutura das Revoluções Científicas”, de Thomas S. Kuhn

6 livros de não-ficção para entender o mundo

Thomas S. Kuhn iniciou sua carreira universitária como físico teórico. As circunstâncias levaram-no ao estudo da história e a preocupações de natureza filosófica. Trajetória incomum, que este livro de certa forma sintetiza e que explica seu caráter polivalente. Múltiplas áreas, desde as exatas até as humanas, convergem para as agudas análises, que levam o autor, questionando dogmas consagrados, a ver o progresso da ciência não tanto como o acúmulo gradativo de novos dados gnosiológicos, e sim como um processo contraditório marcado pelas revoluções do pensamento científico.

10 FILMES FAVORITOS DA DÉCADA DE 1990.

LEIA AGORA:

mybest-brazil.com.br/lists/18110

Tais revoluções são definidas como o momento de desintegração do tradicional numa disciplina, forçando a comunidade de profissionais a ela ligados a reformular o conjunto de compromissos em que se baseia a prática dessa ciência. Um dos aspectos mais interessantes de A Estrutura das Revoluções Científicas é a análise do papel dos fatores exteriores à ciência na erupção desses momentos de crise e transformação do pensamento científico e da prática correspondente.

“Sapiens: Uma breve história da humanidade” de Yuval Noah Harari

O planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Numa fração ínfima desse tempo, uma espécie entre incontáveis outras o dominou: nós, humanos. Somos os animais mais evoluídos e mais destrutivos que jamais viveram. Sapiens é a obra-prima de Yuval Noah Harari e o consagrou como um dos pensadores mais brilhantes da atualidade. Num feito surpreendente, que já fez deste livro um clássico contemporâneo, o historiador israelense aplica uma fascinante narrativa histórica a todas as instâncias do percurso humano sobre a Terra.

Da Idade da Pedra ao Vale do Silício, temos aqui uma visão ampla e crítica da jornada em que deixamos de ser meros símios para nos tornarmos os governantes do mundo. Harari se vale de uma abordagem multidisciplinar que preenche as lacunas entre história, biologia, filosofia e economia, e, com uma perspectiva macro e micro, analisa não apenas os grandes acontecimentos, mas também as mudanças mais sutis notadas pelos indivíduos.

O Gene Egoísta (The Selfish Gene) de Richard Dawkins

O Gene Egoísta (no original em inglês The Selfish Gene – 1976) é o primeiro livro de Richard Dawkins, em que ele apresenta uma teoria que procura explicar a evolução das espécies na perspectiva do gene e não do organismo, ou da espécie.

Segundo Dawkins, o organismo é apenas uma “máquina de sobrevivência” do gene, cujo objetivo é a sua auto-replicação, a espécie na qual ele existe é a “máquina” mais adequada a essa perpetuação. Analisando o comportamento de algumas espécies animais, Dawkins explica que o altruísmo que se observa em muitas espécies não é contraditório com o egoísmo do gene, mas contribui para a sua sobrevivência.

“A riqueza das nações” de Adam Smith

A riqueza das nações é considerada a obra fundadora da ciência econômica. Escrito no século XVIII, o clássico de Adam Smith gerou uma série de mudanças nas políticas econômicas. O livro aborda temas como o acúmulo de riqueza, divisão do trabalho, sistemas de economia, e até hoje é grande referência entre os estudiosos de todo o mundo. A edição integral impressiona pelo conteúdo e principalmente por sua extensão. Esta versão condensada traz uma criteriosa seleção dos cinco livros originais e mantém a essência da obra-prima de Smith.

“Uma Breve História do Tempo” de Stephen Hawking

Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar?

Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Para o iniciado, Uma breve história do tempo é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.

“O segundo sexo” de Simone de Beauvoir

O Segundo Sexo (Le Deuxième Sexe, em francês) é um livro escrito por Simone de Beauvoir, publicado originalmente em 1949 e uma das obras mais celebradas e importantes para o movimento feminista. O pensamento de Beauvoir analisa a situação da mulher na sociedade.

No Brasil foi publicado em dois volumes: “Fatos e mitos” é o volume 1, e faz uma reflexão sobre mitos e fatos que condicionam a situação da mulher na sociedade. “A experiência vivida” é o volume 2, e analisa a condição feminina nas esferas sexual, psicológica, social e política.

Esses livros são apenas alguns exemplos das melhores obras de não-ficção disponíveis. Eles fornecem informações precisas e conhecimento sobre assuntos diversos, como ciência, história, economia, filosofia, sociologia, feminismo e justiça social. Se você está procurando compreender melhor o mundo em que vivemos, certifique-se de dar uma chance a esses livros.


LEIA TAMBÉM: 10 Filmes Inesquecíveis Com Protagonistas Que Apresentam Dificuldades De Aprendizagem

6 comentários em “6 livros de não-ficção para entender melhor o mundo”

  1. Sapiens de Harari não tem o menor valor científico-acadêmico, é um Best seller de rodoviária e intelectualmente mentiroso e imoral. Não deveria estar nessa lista.

    Responder
    • Super entendemos a sua visão, Lucas, e agradecemos o seu feedback.

      Estamos preparando ainda uma versão 2.0 do artigo, com mais livros, e exclusivamente com pautas apenas acadêmicas.

      Obrigado pela leitura!

      Responder
  2. Vocês poderiam ter acrescentado o excelente livro do jornalista estadunidense Bill Bryson, Uma Breve história de quase tudo.

    Responder

Deixe um comentário