O Mundo Depois de Nós: A Importância dos Cervos na História [Teorias]

Sabrina Santos

O Mundo Depois de Nós: A Importância dos Cervos

No universo do filme “O Mundo Depois de Nós” da Netflix, os Sandfords e Scotts se deparam com um grande grupo de cervos enquanto enfrentam uma emergência misteriosa. O avistamento inicial desses animais, considerado um bom presságio por Clay, rapidamente se transforma em algo sinistro quando a manada passa a ser uma presença ameaçadora na propriedade. Em especial, quando os cervos cercam Ruth Scott, Amanda intervém para salvá-la, mas a razão para a presença massiva desses animais na floresta permanece um enigma.

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS!

A Resposta ao Desastre Iminente

O Mundo Depois de Nós: A Importância dos Cervos na História [Teorias]
O Mundo Depois de Nós: A Importância dos Cervos na História [Teorias] (Imagem: Netflix/Reprodução)

A presença da manada de cervos pode ser interpretada como um indicativo do desastre iminente. A crença de que os animais têm a capacidade de pressentir desastres é amplamente aceita. Enquanto a calamidade provocada pelos humanos começa a se desenrolar, os cervos antecipam o perigo antes dos humanos e iniciam sua migração, buscando um local mais seguro. A casa e a propriedade onde os Sandfords planejavam passar o final de semana parecem coincidir com a rota migratória dos cervos, explicando sua presença recorrente diante dos moradores do local. Quando Rose avista centenas de cervos, o país ainda não compreende a gravidade do desastre que está prestes a enfrentar, mas os animais já estão cientes.

amazon

Segundo o romance homônimo de Rumaan Alam, “O olho não podia captar todos eles [a manada de cervos], não conseguia encontrá-los nas sombras das árvores. Apenas as pessoas que sabiam dessas coisas sabiam que havia cerca de trinta e seis mil cervos no condado. Eles não eram os cervos que Rose tinha visto, mas estavam a caminho de se juntar a eles. Uma migração em massa. Uma resposta ao desastre. Um indicador de desastre. Um desastre se desdobrando.” Essa descrição esclarece por que os herbívoros se agrupam e aparecem diante dos Sandfords e Scotts. Infelizmente, Rose não compreende por que esses animais surgem em números tão expressivos na propriedade para alertar sua família e os Scotts sobre o desastre que está em curso.

A Desordem na Ordem Natural

O Mundo Depois de Nós: A Importância dos Cervos na História [Teorias] 1
O Mundo Depois de Nós: A Importância dos Cervos na História [Teorias] (Imagem: Netflix/Reprodução)

A manada de cervos e seu comportamento agressivo deixam claro que a ordem natural no planeta deixou de existir nos Estados Unidos. Apesar de testemunharem eventos surpreendentes, os Sandfords e Scotts demoram a compreender o que está realmente acontecendo no país. Quando finalmente percebem a necessidade de um refúgio para garantir sua sobrevivência, contrariando seu comportamento natural, os animais já começaram a procurar maneiras de se proteger. Além dos cervos, um bando de gansos voa fazendo barulho, antecipando o desastre, enquanto G. H. parte para obter mais informações sobre a emergência nacional.

De maneira semelhante, os flamingos abandonam seu habitat natural e acabam na piscina da casa de G. H., indicando como a ordem no mundo da fauna é alterada devido às ações humanas. O romance de Alam e o filme de Sam Esmail se utilizam desses eventos bizarros e avistamentos para destacar a peculiaridade do apocalipse que se desenrola no país. Mais do que explosões e forças militares, a presença extraordinária dos cervos e flamingos consegue aumentar o mistério em torno da calamidade nacional e do apocalipse iminente que as duas famílias enfrentam.

Escondendo a Gravidade do Desastre

Esmail escolhe ocultar a verdadeira extensão do desastre para aumentar a tensão, afinal, o invisível costuma ser mais assustador do que o explícito. O cineasta utiliza os animais como ferramentas eficazes para representar a calamidade sem expor diretamente sua natureza. Essa abordagem adiciona uma camada de suspense à narrativa, intensificando a ansiedade dos espectadores ao revelar gradualmente os elementos do desastre.

Teorias sobre o Significado dos Cervos

As teorias sobre o significado dos cervos neste contexto variam, mas uma interpretação comum é que eles representam a conexão intrínseca entre a natureza e os eventos humanos. Os cervos, agindo como sentinelas silenciosas, antecipam o desastre que os humanos, envolvidos em suas vidas cotidianas, não conseguem perceber. Isso levanta questões filosóficas sobre a desconexão da humanidade com a natureza e como os eventos causados por nós mesmos afetam o equilíbrio natural.

Outra teoria sugere que os cervos personificam a vulnerabilidade e a impotência diante das forças que moldam o destino. Enquanto os humanos tentam compreender e controlar seu entorno, a presença massiva dos cervos destaca a fragilidade da ordem estabelecida. A migração em massa desses animais também pode simbolizar a busca incessante por segurança, um reflexo do instinto humano de preservação.

Conclusão: A Simbologia Profunda dos Cervos em “O Mundo Depois de Nós”

“O Mundo Depois de Nós” transcende as convenções do cinema de desastre, incorporando elementos simbólicos, como a manada de cervos, para transmitir uma mensagem mais profunda sobre a condição humana. A presença desses animais não é apenas um dispositivo de enredo, mas uma metáfora complexa que convida à reflexão sobre nossa relação com a natureza, nossa capacidade de prever desastres iminentes e a fragilidade da ordem que presumimos ser inabalável.

Enquanto os personagens se veem envolvidos em um colapso iminente, os cervos se destacam como testemunhas silenciosas de uma narrativa maior. O filme, ao esconder gradativamente a verdade por trás do desastre, cria uma experiência cinematográfica envolvente e provocativa. A interpretação da simbologia dos cervos pode variar, mas é inegável que sua presença deixa uma marca duradoura, desafiando-nos a refletir não apenas sobre as calamidades fictícias apresentadas na tela, mas sobre nossa própria relação com o mundo natural que nos cerca.

Veja o trailer do filme O mundo Depois de Nós:

3 comentários em “O Mundo Depois de Nós: A Importância dos Cervos na História [Teorias]”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.