10 Livros de Cordel Que Você Precisa Conhecer

Cássio de Miranda

A literatura de cordel, uma expressão autêntica da cultura popular brasileira, sobrevive através de séculos como um dos mais importantes veículos de narração de histórias, sátira social e comentário político. Suas origens remontam à tradição oral dos trovadores medievais, evoluindo para um meio que combina poesia, arte visual e performance. Neste contexto, apresentamos uma seleção cuidadosa de 10 livros de cordel que não apenas entretêm, mas também educam e inspiram.

“A Chegada de Lampião no Inferno” por José Pachêco

Esta obra cativante mergulha no imaginário popular ao narrar a aventura póstuma de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, no inferno. Através de versos ricamente imaginativos, Pachêco cria um cenário onde Lampião desafia as figuras históricas e mitológicas, provocando reflexões sobre justiça, coragem e redenção. O texto, repleto de diálogos afiados e cenas memoráveis, oferece uma leitura que é ao mesmo tempo divertida e provocativa, destacando a complexidade do personagem histórico de Lampião.

amazon

“O Romance do Pavão Misterioso” por José Camelo de Melo Resende

“O Romance do Pavão Misterioso” é uma obra-prima que conta a história de amor entre Evangelista, um herói apaixonado, e Creusa, uma jovem de beleza incomparável. Através de um pavão engenhoso – uma máquina voadora – Evangelista supera obstáculos para unir-se à sua amada. Este cordel, além de ser uma narrativa de amor e aventura, reflete sobre a liberdade, o engenho humano e o poder transformador do amor. A poesia fluente e as imagens vívidas capturam a essência do desejo humano por conexão e realização.

“História de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”

Adaptando o famoso conto das Mil e Uma Noites para o contexto brasileiro, esta obra transporta o leitor para um mundo de magia e maravilhas. A jornada de Aladim, um jovem que ascende da miséria à riqueza através da lâmpada mágica, é repleta de lições sobre virtude, ganância e o verdadeiro valor da sabedoria. O cordel destila a essência do conto original, mantendo sua magia e moral, enquanto introduz elementos culturais que resonam com o público brasileiro.

10 Livros de Cordel Que Você Precisa Conhecer 1

COMPRE NA AMAZON

“A Saga de Canudos” por Manoel D’Almeida Filho

Esta obra aborda o trágico conflito de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro contra as forças do governo brasileiro no final do século XIX. D’Almeida Filho utiliza a forma de cordel para contar essa história de resistência, fé e luta, oferecendo uma perspectiva íntima e popular dos eventos que culminaram na destruição da comunidade de Canudos. O texto é uma poderosa lembrança da importância da memória histórica e da resistência cultural.

“Batalha de Oliveiros com Ferrabrás”

Este épico de cavalaria em cordel narra as peripécias de Oliveiros, um cavaleiro cristão, em sua batalha contra Ferrabrás, um gigante muçulmano. A narrativa, que mistura elementos de aventura, fé e lealdade, é uma reinterpretação dos romances de cavalaria medievais, com um sabor distintamente brasileiro. Os versos fluem com ação e emoção, transportando o leitor para um mundo onde o valor e a honra são postos à prova em cada volta da página.

“O Auto da Compadecida” por Ariano Suassuna

10 Livros de Cordel Que Você Precisa Conhecer
Cena de O Auto da Compadecida, adaptação cinéfila do diretor Guel Arraes.

Embora “O Auto da Compadecida” seja amplamente conhecido como uma peça de teatro, suas raízes estão fincadas na tradição do cordel. Suassuna cria uma obra imortal que explora a vida, a morte e a astúcia humana através de João Grilo e Chicó, dois personagens que enfrentam desafios com inteligência e humor. A obra é um testemunho da habilidade de Suassuna em fundir o erudito e o popular, oferecendo críticas sociais afiadas sob a máscara da comédia.

“Coração do Poeta: Uma Viagem Pelo Cordel” por Bráulio Tavares

Bráulio Tavares, um dos maiores expoentes contemporâneos do cordel, oferece nesta coletânea uma amostra diversificada do gênero. “Coração do Poeta” é uma celebração da forma, apresentando desde aventuras fantásticas até comentários sociais pungentes, tudo através dos olhos poéticos de Tavares. Esta obra é um convite para explorar as infinitas possibilidades do cordel, servindo tanto como introdução para novatos quanto como um tesouro para os já familiarizados com o gênero.

“Juvenal e o Dragão” por Leandro Gomes de Barros

Leandro Gomes de Barros, um pioneiro do cordel, apresenta em “Juvenal e o Dragão” uma história de coragem e engenhosidade. A luta épica de Juvenal contra o dragão é carregada de simbolismo e ensinamentos, destacando a astúcia sobre a força bruta. A obra é um exemplo clássico do poder do cordel de entreter enquanto instrui, oferecendo uma história que é ao mesmo tempo emocionante e moralmente significativa.

“O Negrinho do Pastoreio”

Recontando a famosa lenda do sul do Brasil, este cordel aborda temas de injustiça e redenção através da história do Negrinho do Pastoreio. A obra é uma reflexão sobre a fé, a esperança e a justiça divina, elementos profundamente enraizados no imaginário popular brasileiro. A narrativa, enriquecida por versos emocionantes e imagética poderosa, é uma homenagem à resiliência do espírito humano frente à adversidade.

“A Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum”

Esta peleja, um desafio poético típico do cordel, coloca em confronto Cego Aderaldo e Zé Pretinho, em uma batalha de wit e sabedoria. A obra é um deleite de humor e sagacidade, refletindo sobre questões sociais e humanas através de um duelo verbal vibrante. É uma demonstração da riqueza da oralidade e da tradição do repente, onde a palavra se torna a principal arma.


A literatura de cordel, com sua capacidade única de capturar a essência da experiência humana através de versos simples, mas poderosos, continua a ser um tesouro cultural do Brasil. Cada uma das obras listadas acima oferece uma janela para mundos repletos de imaginação, desafio e reflexão. Elas são um convite para mergulhar na diversidade e na riqueza do universo do cordel, um universo onde a palavra escrita dança ao ritmo do coração humano.

Acesse diariamente nossas dicas de livros, como um bom Cordel, e se inscreva em nosso Google News para não perder nenhuma novidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.