Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Fallout: Uma Ironia Que Denuncia o Capitalismo Canibalístico

Nos tempos antigos, a mera menção de adaptações cinematográficas de jogos de vídeo provocava calafrios tanto em espectadores quanto em produtores, trazendo à mente fracassos

Nos tempos antigos, a mera menção de adaptações cinematográficas de jogos de vídeo provocava calafrios tanto em espectadores quanto em produtores, trazendo à mente fracassos retumbantes como Super Mario Bros. e Prince of Persia: As Areias do Tempo. Este fenômeno era conhecido como a maldição dos filmes de videogame, algo que não impediu a franquia Resident Evil, de Paul W.S. Anderson, de alcançar um sucesso estrondoso.

A narrativa começou a mudar quando os estúdios viraram-se para animações de videogames, enquanto as adaptações live-action ganharam consistência, especialmente em formato de séries, com exemplos bem-sucedidos como Gangs of London, Halo, The Last of Us e Twisted Metal. E agora, Fallout se junta a esse seleto grupo de adaptações live-action seriadas de alto orçamento.

amazon

Baseada no franquia de jogos de mesmo nome, a série Fallout, criada por Lisa Joy e Jonathan Nolan, desdobra-se num cenário pós-apocalíptico onde a Terra adotou uma estética retro-futurista após avanços tecnológicos pós-Segunda Guerra Mundial. A corporação Vault-Tec criou bunkers subterrâneos para proteger as pessoas de ataques nucleares, evento que se concretiza logo no início da série.

Anúncio

A narrativa avança cerca de 200 anos e nos apresenta a Lucy MacLean, moradora do Vault 33, que se conecta aos Vaults 31 e 32. Quando seu pai, Hank, é sequestrado durante uma cerimônia de casamento arranjado por uma saqueadora chamada Moldaver, Lucy se lança na paisagem hostil para resgatá-lo. Em sua jornada, ela encontra Maximus, membro da organização religioso-militar conhecida como Irmandade do Aço, e Cooper Howard, o pistoleiro vingativo conhecido como The Ghoul. À medida que a série progride, fica claro que seus caminhos estão interligados.

Fallout: Uma Ironia Que Denuncia o Capitalismo Canibalístico
Fallout: Uma Ironia Que Denuncia o Capitalismo Canibalístico (Imagem: Prime video/Reprodução)

Confesso que os primeiros quatro episódios de Fallout não me inspiraram confiança quanto à qualidade da série. Os roteiristas pareciam mais preocupados em avançar a trama e desenvolver os personagens sem nos dar motivos para nos importarmos com eles. O diálogo, embora não fosse ruim, era simples e desprovido de emoção. No entanto, a partir do quinto episódio, a narrativa tomou um rumo impressionante, com desenvolvimentos bizarros e intrigantes que realmente capturaram minha atenção.

Anúncio

A série não apenas apresenta uma aventura cativante, mas também tece críticas profundas ao capitalismo canibalístico, ilustrando um futuro fictício onde corporações e exércitos operam como cultos religiosos com livre arbítrio para decidir o futuro da humanidade. Esta mensagem é irônica, considerando que a série é transmitida pela Amazon Prime Video, uma gigante corporativa.

Visualmente, Fallout é impecável. Apesar de um começo lento, a série eventualmente demonstra o potencial de uma adaptação live-action com recursos praticamente ilimitados. Os efeitos visuais e especiais, o design de produção, o figurino e a maquiagem são todos de primeira linha. Após o quinto episódio, a série realmente começa a brilhar com uma narrativa envolvente e uso inteligente de mecânicas de jogo que enriquecem a trama sem subtrair sua credibilidade.

No aspecto das atuações, Walton Goggins brilha intensamente como The Ghoul, mostrando uma versatilidade que sustenta sua distinta filmografia. Ella Purnell e Aaron Moten, que começam com performances tímidas, evoluem significativamente ao longo da série. O elenco de apoio, incluindo Moisés Arias e Frances Turner, também merece destaque, adicionando profundidade e variedade à rica tapeçaria de personagens.

Em suma, Fallout supera suas primeiras impressões e se estabelece como uma série digna de maratonas. A série não só entretém mas também provoca reflexões críticas sobre as práticas capitalistas que permeiam nossa sociedade. É uma chamada para o despertar, especialmente para os funcionários da Amazon, que podem ver a série como uma crítica direta às práticas de sua empregadora.

Acesse diariamente nossas dicas de séries e se inscreva em nosso Google News para não perder nenhuma novidade.

Veja o trailer da série Fallout:

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
1 ano atrás

[…] Fallout: Uma Ironia Que Denuncia O Capitalismo Canibalístico […]

Giro Recorte Lírico

10 livros para revisores que não podem faltar na sua coleção
12 abr

10 livros para revisores que não podem faltar na sua coleção

Você gosta de ler? Se respondeu com um sonoro “sim”, saiba que está no caminho e na profissão corretos. Afinal,

Warrior Nun é salva após cancelamento da Netflix
29 jun

Warrior Nun é salva após cancelamento da Netflix

A série Warrior Nun, criada por Simon Barry, foi recentemente cancelada pela Netflix, mas graças a uma intensa campanha de

Livro artesanal devia ser coisa de comer
31 ago

Livro artesanal devia ser coisa de comer

Se estiver com muita fome e pouca grana não leia esse artigo. É como ir ao mercado faminto: você compra

Irmãs de Sorte: 6 Razões que Tornam Esse Filme da Netflix Esquecível
30 ago

Irmãs de Sorte: 6 Razões que Tornam Esse Filme da Netflix Esquecível

O filme argentino "Irmãs de Sorte", dirigido por Fabiana Tiscornia, estreou na Netflix com uma proposta de comédia dramática que

Agatha All Along – Acabou de Resolver um dos Debates de Longa Data do MCU?
10 jul

Agatha All Along – Acabou de Resolver um dos Debates de Longa Data do MCU?

A Marvel tem sido discreta sobre o destino de Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) após "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura",

Velozes e Furiosos 4 Foi o Último Filme com Paul Walker?
02 jun

Velozes e Furiosos 4 Foi o Último Filme com Paul Walker?

A franquia Velozes e Furiosos é conhecida por suas cenas de ação espetaculares, carros velozes e elencos carismáticos. E quando

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x