Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Crítica: Nocturama, filme de Bertrand Bonello (Netflix)

A Europa vive há alguns anos dias de tensão por conta do perigo iminente do terrorismo. O que antes era mais latente nos EUA (como

Crítica: Nocturama, filme de Bertrand Bonello (Netflix)

A Europa vive há alguns anos dias de tensão por conta do perigo iminente do terrorismo. O que antes era mais latente nos EUA (como o atentado em Las Vegas, de segunda, dia 2 deste mês), agora invade as cidades do velho continente e causa terror não só na população, mas também na União Europeia, que fica, na maioria das vezes, sem saída para o grave problema mundial.

O filme “Nocturama” ~ disponível no Netflix, do diretor francês Bertrand Bonello (L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância), tenta abordar o tema do terrorismo de forma muito particular e inovadora. O foco das camêras está justamente nos terroristas, e não no Estado político, como comumentemente vemos nos longas produzidos.

O drama/thriller de pouco mais de duas horas é muito bem feito. Nos 20 primeiros minutos, pouquíssimas falas. O que vemos são alguns jovens articulando-se separadamente para um objetivo único, isso fica implícito no ar… Até o momento de explosões serem executadas em vários pontos da capital francesa (ao que tudo indica), e os jovens reunirem-se em uma loja de departamentos, para uma eventual fuga, ou, melhor, simplesmente se esconder das autoridades que prometem, a qualquer custo (como normalmente é dito) encontrar os responsáveis pelo crime.

Anúncio

 

Crítica: Nocturama, filme de Bertrand Bonello (Netflix) 1
(Imagem: Reprodução)

 

Anúncio

O grande barato do filme é a forma como o diretor conduz o planejamento e a execução do filme. Esses mesmos jovens, de idades semelhantes, têm diferentes motivações, ao que tudo indica, e pertencem a grupos culturais, sociais e econômicos distintos. Uns desempregados, outro segurança da loja que virará esconderijo do grupo. O que se tem em comum é o pouco aprofundamento psicológico das personagens, o que nos possibilita esteriotiparmos a situação.

Com muitas reviravoltas na trama, a grande sacada do filme é justamente essa condição de universalizar as motivações dos transgressores. “Universalizar” aqui não se pode entender da forma de tentar justificar o crime ou até mesmo torná-lo praticável. É sabido que ele já é praticado no mundo inteiro, o que tem sido um horror para muitas nações, entretanto o ato de humanizar esses vilões é uma tarefa para poucos… Traçar o perfil dessas pessoas é árduo para um contexto social.

É louvável a forma como Bertrand Bonello nos revela o óbvio. Essas pessoas saem do meio, não são indivíduos isolados, com problemas isolados, com motivações isoladas. Ironicamente escrevo este texto enquanto, na BAND TV, o jornalista Ricardo Boechat anuncia o já citado atentado terrorista em Las Vegas, praticado por um senhor de 79 anos, branco, de classe alta e sem quaisquer antecedente criminal, logo, fora do radar da polícia americana.

Nocturama nos tira da zona de conforto e nos faz refletir nas jogadas e problemas sociais na contemporaneidade. Este filme vale muito a pena ser visto, embora não sem olhares atentos e despidos dos preconceitos que nutrimos no decorrer deste século… Esse Fla-Flu sem fim. “Nocturama” fez um golaço e justifica a boa recepção da crítica nos grandes festivais mundiais. Bom filme!

 

Leia outros artigos de Cássio de Miranda clicando aqui.
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ralfe Silva
Ralfe Silva
8 anos atrás

Bacana pia, vou acabar vendo esse filme por causa desse texto.

Cássio Silva de Miranda
Cássio Silva de Miranda
Responder para  Ralfe Silva
8 anos atrás

Que massa, piá. Veja mesmo, vale a pena. Grande abraço!

Giro Recorte Lírico

Litercultura terá oficinas gratuitas durante o festival
22 ago

Litercultura terá oficinas gratuitas durante o festival

Foto: ReproduçãoO Litercultura 2016 está com a programação repleta de atrações para leitores e para quem já se aventurou ou

O real maravilhoso e o realismo fantástico sob os olhares do hoje
22 jun

O real maravilhoso e o realismo fantástico sob os olhares do hoje

“Não gosto de fantasia. Gosto de fantasiar.” Certa vez essa frase ecoou sem qualquer sentido. Mas a entonação dizia que

“Beau tem medo”, dirigido por Ari Aster
20 abr

“Beau tem medo”, dirigido por Ari Aster

Filme é protagonizado por Joaquin Phoenix e o terceiro longa do premiado diretor Ari Aster, que antes fez os excelentes

Por Trás Da Névoa: Série da Netflix é Baseado em uma História Real?
15 jul

Por Trás Da Névoa: Série da Netflix é Baseado em uma História Real?

A série de drama policial da Netflix, 'Por Trás Da Névoa', segue a investigação de assassinato de um NRI encontrado

Da Adversidade à Fama: Escritores que Triunfaram Após Viverem na Pobreza
13 jan

Da Adversidade à Fama: Escritores que Triunfaram Após Viverem na Pobreza

A jornada rumo ao estrelato literário é frequentemente marcada por obstáculos e desafios. Alguns dos mais célebres escritores da história

George Orwell: Um Olhar Crítico Sobre a Sociedade Através de Suas 5 Obras Mais Impactantes
09 jan

George Orwell: Um Olhar Crítico Sobre a Sociedade Através de Suas 5 Obras Mais Impactantes

George Orwell, cujo verdadeiro nome era Eric Arthur Blair, é lembrado como um dos escritores mais influentes do século XX.

Posts Relacionados

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x