Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

O silêncio do céu fala sobre estupro e o medo

"O silêncio do céu", filme espanhol protagonizado pela atriz brasileira Carolina Dieckmann, é um drama que conquista pela forma e pelo conteúdo.
O silêncio do céu fala sobre estupro e o medo

Um homem que tinha pavor de viajar de avião, mas que na verdade tinha medo do céu. Uma mulher que foi estuprada, e, calada, escondeu de todos o abuso sofrido. Essa é a tônica do bom filme do diretor Marco Dutra, “O silêncio do céu“. Um drama carregado com toda a profundidade psicológica das personagens que o gênero exige.

A maior parte do filme é falado em espanhol, mas os momentos do bom e velho português nos lábios da Carolina Dieckman, que me surpreendeu muito em sua atuação, e na música do Tom Jobim, ecoando no som automotivo das personagens, fizeram-me amar ainda mais essa dança linguística dos filmes latino-americanos.

Leonardo Sbaraglia faz o roteirista Mario, sujeito intelectual, ora distante (física e psicologicamente) da família, reaparece num momento infeliz; sua esposa Diana, interpretada pela Dieckmann, é abusada sexualmente dentro da sua própria casa, e, pasmem (!), o marido presencia toda a cena, mas permanece imóvel, talvez perplexo pela crueldade vista ou entregue aos seus medos, que mais tarde são explorados com ótima vastidão narrativa.

Anúncio
O silêncio do céu fala sobre estupro e o medo

Diana, entre os envolvidos, é a que menos tem profundidade psicológica na trama, que é narrada quase todo o tempo por Mario. Ela sofre a dor de alguém que foi abusada não só fisicamente, porque as consequências que a violência traz na vida dela são irreparáveis, como acontece com todas as vítimas desse crime brutal. Viver com pensamentos de terror, pesadelos constantes e até perseguição do criminoso são recorrentes em quase todas as cenas que ela protagoniza.

Ah!, aqui abro um parêntese para elogiar a performance de Carolina Dieckmann, que bela atuação! Sempre tive um “pé atrás” com suas personagens, achava-a superficial, e até criei um estigma que ela foi atriz de uma personagem só, no caso a de Camila em “Laços de Família”, telenovela da Rede Globo. A atriz provou-me que pode ser, e é, mais do que àquela personagem de relativo sucesso nacional. Além de linda, mostrou-se segura com o espanhol e trouxe-nos mais do que os “clichês globais” recorrentes de sua emissora.

Anúncio

Mas, a grande personagem dessa obra é o medo. Lógico que o Sbaraglia mandou bem no papel de Mario, porém a abordagem que é dada ao sentimento cruel sentido por ele – talvez tão cruel quanto à abordagem dada ao crime do estupro em si – é genialmente melancólico. As tensões provocadas por suas antigas fobias são potencializadas com a inesperada situação de testemunha do abuso sexual da sua própria esposa. Mario se sente oprimido. Mais ainda. O medo, repetido inúmeras vezes aqui e no longa, é uma constante na sua vida. E ele queria vencê-los, mas não enfrentando-os de frente. Mario queria vingança. E fez de tudo para concebê-la.

O silêncio do céu, uma co-produção Brasil-Uruguai, que teve origem a partir do livro “Era El Cielo”, de Sergio Bizzio, fala sobre um crime hediondo. Aborda um tema que, felizmente, resolvemos discuti-lo, muito embora com retardamento. No Brasil um caso acontece a cada 11 minutos. Apenas 35% dos casos são notificados. 70% das vítimas são crianças e adolescentes. Isso tem que parar. Precisamos parar de ter medo. Precisamos, ao menos, deixa-los de lado. Precisamos falar sobre as mulheres violentadas. Falar sobre a ineficiência da segurança pública nesses casos. Precisamos falar sobre os nossos medos. E enfrentá-los.

Se você curte filmes espanhóis, como O Silêncio do Céu, vai gostar também de “Um Contratempo“:

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

A Garota de Miller: Provocação ou Clichê? Confira a Crítica do Filme de 2024
06 set

A Garota de Miller: Provocação ou Clichê? Confira a Crítica do Filme de 2024

O filme "A Garota de Miller", lançado em 2024 e disponível no Prime Video, é dirigido e roteirizado por Jade

La Plêiade, uma geração de poetas
15 out

La Plêiade, uma geração de poetas

Existem vários movimentos poéticos dentro dos períodos literários, podemos citar, por exemplo, os Byronianos, os poetas da Inconfidência Mineira, a

Caçadores de Demônios: Final Explicado do EP 10 | O Destino de Ma Ju Seok
28 ago

Caçadores de Demônios: Final Explicado do EP 10 | O Destino de Ma Ju Seok

A segunda temporada de "Caçadores de Demônios" está chegando a um ponto crítico, e o episódio 10 marca um momento

Trailer de “The Chosen” Temporada 5 Promete Última Ceia e Grandes Conflitos
26 nov

Trailer de “The Chosen” Temporada 5 Promete Última Ceia e Grandes Conflitos

A série "The Chosen" está prestes a trazer um dos momentos mais icônicos e emocionantes da história de Jesus em

A Roda do Tempo Temporada 3: Renovação, Elenco e Mais!
02 out

A Roda do Tempo Temporada 3: Renovação, Elenco e Mais!

A tão aguardada terceira temporada de A Roda do Tempo está chegando, e os fãs mal podem conter a empolgação.

Oppenheimer: O Fenômeno de Christopher Nolan nos Cinemas
02 out

Oppenheimer: O Fenômeno de Christopher Nolan nos Cinemas

Christopher Nolan mais uma vez deixa sua marca nas bilheteiras com seu último projeto cinematográfico, "Oppenheimer", estrelado por Cillian Murphy.

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x