7 livros para ler em um dia – parte 1

7 livros para ler em um dia – parte 1

Se você está pensando em colocar as leituras em dia ou planeja dobrar a meta desse ano, um ótimo jeito de fazer isso é separando livros para ler em cada dia da semana! Ler 7 livros em 7 dias é totalmente possível quando se tem tempo sobrando, basta procurar por obras mais curtas. Portanto, esse post é a parte 1 de outros 3 que farei com indicações de livros curtos para ler em uma dia. Além disso, todos podem ser encontrados facilmente na internet para leitura gratuita. Segue a lista:

1. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Número de páginas: 96

Sinopse: Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.

Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?

Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?

O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.

2. Mestre Gil de Ham, de J.R.R. Tolkien
tolkien - 7 livros para ler em um dia - parte 1
Premiado escritor J. R. R. Tolkien, nascido na África do Sul, autor de O Senhor dos Anéis, entre outros best-sellers. (Foto: Haywood Magee/Picture Post/Getty Images)

Número de páginas: 104

Sinopse: Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.

3. Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade

Número de páginas: 128

Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1940, O Sentimento do Mundo traz o frescor e o impacto do “vento revolucionário” que sopra da vasta e imprescindível obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o mais estudado e lido poeta brasileiro. Neste livro está contido os mais famosos e arrebatadores poemas: Poema de Sete Faces, No meio do caminho, Quadrilha; e poemas menos conhecidos, mas igualmente antológicos como Poema do Jornal ou Poema da Purificação.

4. Anjo Negro, de Nelson Rodrigues
anjo negro nelson rodrigues 1948 orlando guy nicette bruno 1 - 7 livros para ler em um dia - parte 1
Anjo Negro, Nelson Rodrigues-1948-Orlando Guy-Nicette Bruno. FUNARTE: Brasil , Memória das Artes.

Número de páginas: 112

Sinopse: A peça, que esteve sob censura durante dois anos, narra a polêmica história de Ismael, negro que renega a própria cor, e de sua mulher, Virgínia, branca filicida que não aceita a prole mestiça gerada, na relação com o marido. Tomada pelo louco desejo de ser mãe de um filho branco, Virgínia comete adultério com Elias, o irmão de criação branco e cego de Ismael. Desse breve envolvimento nasce afinal uma criança, branca como a neve, para a felicidade da mãe. Mas o nascimento é apenas o desencadeador de novas tragédias.

5. A Arte da Guerra, de Sun Tzu

Número de páginas: 152

Sinopse: “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, escrito no século IV a. C., é um dos mais sábios e importantes tratados de estratégia militar. O texto aplica-se à competição e ao conflito geral, em todos os níveis. Sua meta é a invencibilidade, a vitória sem luta.

CURTA E COMPARTILHE NOSSAS REDES SOCIAIS
6. Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

Número de páginas: 109

Sinopse: O “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, é uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI. Suas críticas não poupam ninguém – fidalgos, padres magistrados, mas também sapateiros e ladrões. Cada personagem traz, nas roupas ou nas mãos, os símbolos de seus pecados e deles não podem se desfazer; não há defesa contra as acusações do Diabo ou do Anjo.

unnamed 5 - 7 livros para ler em um dia - parte 1
7. Bonsai, de Alejandro Zambra

Número de páginas: 96

Sinopse: Bonsai é a história de um amor, o de Julio e Emilia, e é a história do fim deste amor. É também uma história sobre a consciência do fim. E não apenas para Emilia e Julio, “jovens tristes que leem romances juntos, que acordam com livros perdidos entre as cobertas”, mas para nós, leitores, que na primeira linha desta história falsamente simples recebemos a notícia: “No final ela morre e ele fica sozinho”. Romance de estreia do chileno Alejandro Zambra (1975), Bonsai coloca em cena dois estudantes de Letras, suas leituras, encontros e desencontros. Com cortes precisos e apurado sentido formal, Zambra — eleito pela revista britânica Granta como um dos vinte e dois melhores jovens escritores hispanoamericanos — faz a trama avançar como se cultivasse um bonsai. Traduzido em dez países, entre eles França, Itália, China, Israel, Estados Unidos e Japão, Bonsai ganhou o Prêmio da Crítica e o Prêmio do Conselho Nacional do Livro como melhor romance de 2006 em seu país.

Se vocês tiverem recomendações de livros curtos para incluir nos próximos posts, não deixe de comentar!

Sara Muniz

Sara Muniz

Sara Muniz, 22 anos, formada em Letras Português-Inglês, criadora e idealizadora do blog Interesses Sutis desde 2014, professora de inglês em tempo integral, escritora, revisora e redatora nas horas vagas. Trabalha para comer, viajar e comprar livros. E-mail: saramunizz@gmail.com

Um comentário em “7 livros para ler em um dia – parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *