Mazey Day: O Fracasso do Pior Episódio de Black Mirror

Cássio de Miranda

“Mazey Day” é amplamente considerado o pior episódio de Black Mirror até agora. Nesta análise, examinaremos as razões pelas quais esse episódio decepcionou os espectadores, desde a reviravolta inesperada até a falta de coerência temática e narrativa. Vamos explorar os aspectos problemáticos do episódio, como a configuração no passado, a sátira mal executada e a falta de mensagem impactante.

RELACIONADO: Mazey Day: Final Explicado do Episódio de Black Mirror

Reviravolta fora de lugar:

Mazey Day: O Fracasso do Pior Episódio de Black Mirror
Mazey Day: O Fracasso do Pior Episódio de Black Mirror. (Imagem: Netflix/Reprodução)

A reviravolta de “Mazey Day” envolvendo lobisomens é completamente deslocada no contexto de Black Mirror. A série é conhecida por suas histórias perturbadoras sobre os impactos negativos da tecnologia na sociedade, e essa reviravolta de terror/fantasia não se encaixa na proposta da série. Além disso, a revelação ocorre apenas nos minutos finais do episódio, não permitindo que os espectadores tenham a chance de especular sobre o desfecho, como ocorre nos melhores episódios de Black Mirror.

amazon music

Configuração desaproveitada:

Ao se passar em 2006, “Mazey Day” não oferece uma configuração de época significativa nem traz elementos futuristas para se alinhar com a proposta de ficção científica da série. O cenário não traz nada de novo ou original, falhando em explorar o potencial que a temática de Black Mirror oferece. Episódios anteriores, como “Beyond The Sea” ou “Demon 79”, souberam aproveitar melhor as configurações passadas, mas “Mazey Day” não consegue fazer o mesmo.

Sátira inconsistente:

Mazey Day: O Fracasso do Pior Episódio de Black Mirror 1
Mazey Day: O Fracasso do Pior Episódio de Black Mirror. (Imagem: Netflix/Reprodução)

A proposta de “Mazey Day” é explorar as fraquezas humanas em vez de focar na tecnologia perturbadora, como é comum em Black Mirror. No entanto, a execução dessa sátira falha em transmitir uma mensagem coesa. A protagonista, Bo, é retratada como uma paparazza que expõe a vida privada de uma estrela, levando ao suicídio dessa pessoa. No entanto, no final do episódio, Bo é recompensada por expor um lobisomem assassino e a conspiração em torno dele. Essa premissa contraditória pinta os paparazzi como heróis corajosos, indo contra o tom cínico e crítico de Black Mirror em relação à mídia.

Falta de coesão temática:

O episódio falha em fornecer uma conclusão satisfatória sobre os paparazzi, pessoas famosas e o público em geral. A personagem Mazey esconde um segredo perigoso, o que justifica a invasão de sua privacidade por parte de Bo. Essa reviravolta torna Bo uma das protagonistas menos simpáticas de Black Mirror, afastando-se do tom e das mensagens da série. A falta de uma crítica contundente à invasão de privacidade e ao papel dos paparazzi no mundo da fama contribui para a falta de coesão temática e narrativa do episódio.

Em suma, “Mazey Day” se destaca como o pior episódio de Black Mirror até agora. A reviravolta inesperada envolvendo lobisomens não se encaixa na proposta da série e é mal executada. A configuração no passado não traz nada de novo ou relevante à narrativa, desperdiçando o potencial da temática de ficção científica de Black Mirror. Além disso, a sátira e a mensagem do episódio são inconsistentes e não fornecem uma crítica impactante à mídia e à invasão de privacidade. “Mazey Day” falha em entregar uma história coesa e original, não atingindo o nível de qualidade que os espectadores esperam de Black Mirror.

1 comentário em “Mazey Day: O Fracasso do Pior Episódio de Black Mirror”

  1. Discordo totalmente. O episódio é uma fábula sobre as perigosas consequências de uma sociedade dominada pela fofoca gerada pela mídia especializada em celebridades. Black Mirror não trata apenas do mal que a tecnologia avançada e a inteligência artificial podem trazer para os humanos. Trata também de um futuro para o qual estamos caminhando, em que a apatia, o dinheiro, a falta de valores levam a uma sociedade desumanizada. Muitos episódios tratam disso.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.