Clube de leitura com vinho: 6 dicas para montar o teu

Clubes de leitura são um ótimo modo de reunir pessoas com interesses literários em comum e promover discussões e trocas de ideias sobre livros. E, se você é um apreciador de vinho, por que não combinar os dois prazeres e criar um clube de leitura com vinho?

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para criar seu próprio clube de leitura com vinho:

Defina um objetivo para o seu clube. Você pode querer ler livros de um determinado gênero, autor ou tema, ou até mesmo misturar diferentes tipos de leituras. Certifique-se de que todos os participantes estejam cientes e de acordo com o objetivo do clube.

Estabeleça regras para o clube. Por exemplo, você pode definir quantas vezes por mês o clube se reunirá, quantos livros cada membro deverá ler por mês, como as discussões serão conduzidas, etc.

Escolha o local e a data da reunião. Você pode optar por se reunir em um bar ou restaurante que tenha uma boa seleção de vinhos, ou até mesmo em sua própria casa. Certifique-se de que o local tenha espaço suficiente para todos os membros do clube se reunirem e discutirem confortavelmente.

Selecione os livros para serem lidos. Você pode escolher um livro diferente para cada reunião, ou estabelecer um tema e deixar que os membros escolham os livros que quiserem ler dentro desse tema.

Convide os membros do clube. Você pode convidar amigos, familiares ou até mesmo anunciar o clube em redes sociais ou grupos de discussão online para encontrar novos membros.

Você pode optar por se reunir em um bar ou restaurante que tenha uma boa seleção de vinhos, ou até mesmo em sua própria casa.

Organize a reunião e aproveite! Certifique-se de que haja vinhos suficientes para todos os membros do clube e de que as taças estejam limpas e prontas para serem usadas. Durante a reunião, cada membro pode falar sobre o livro que leu e discutir as suas impressões e opiniões com os outros membros. Não se esqueça de desfrutar do vinho enquanto conversa e troca ideias sobre o livro!

Um clube de leitura com vinho é uma ótima maneira de combinar o prazer da leitura com o prazer de apreciar um bom vinho. Organize o seu próprio clube e aproveite esses momentos de reflexão e conversação com os outros membros do clube. Além disso, um clube de leitura com vinho é uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas que compartilham dos mesmos interesses literários e de vinho.

Além disso, um clube de leitura com vinho pode ser um ótimo modo de descobrir novos livros e vinhos que você pode não ter experimentado antes. Os membros do clube podem compartilhar suas recomendações e dar aos outros a oportunidade de experimentar coisas novas.

Para fazer o seu clube de leitura com vinho ainda mais interessante, você também pode adicionar outras atividades, como degustações de vinhos ou palestras sobre vinhos. Isso pode acrescentar ainda mais profundidade e diversão às reuniões do clube.

No final, o importante é que o clube de leitura com vinho seja um lugar onde você possa desfrutar de bons livros e bons vinhos em boa companhia. Crie o seu próprio clube e comece a desfrutar desses momentos de prazer literário e enológico.


Antes de criar um clube de leitura, é fundamental criar esse hábito espetacular. Criamos dicas fundamentais para desenvolvê-lo durante o ano de 2023:

2 comentários em “Clube de leitura com vinho: 6 dicas para montar o teu”

Deixe um comentário