Literatura: o que é uma fanfic?

Ao terminar de ler uma obra interessante, é comum ficarmos com um anseio por mais história, como uma continuação do livro ou uma série explorando determinado personagem, por exemplo. No entanto, isso não surgiu agora. Há muitos anos, os leitores ao redor do mundo se veem diante desse mesmo sentimento, alguns chegando ao ponto de criar sua própria versão da obra. Assim, todos esses desenvolvimentos que surgem ou se baseiam numa obra já existente são chamados de fanfic.

Esse termo apareceu por volta do século 19, quando jovens fãs da saga Star Trek se reuniram e criaram um conteúdo literário baseado na série, chamado Spocknalia. O texto fez muito sucesso na época e popularizou o conceito. Nesse sentido, anos mais tarde, com o advento da internet, esse comportamento foi conquistando as redes e ganhando milhares de adeptos. Atualmente, é comum encontrar sites , blogs e outros espaços virtuais dedicados às fanfics. Desse modo, esses ambientes são construídos e alimentados por fãs que divulgam e distribuem suas histórias nessas plataformas específicas.

O que é fanfic?

Literatura: o que é uma fanfic?

O termo surgiu do inglês e é uma abreviação da palavra fanfiction, que como o próprio nome já diz, significa  literalmente ficção de fã. Portanto, são obras escritas por pessoas a partir de inspirações em filmes, séries, ou personagens. Os textos são geralmente históricas autênticas feitas a partir de um conteúdo original e já conhecido.

As fanfics têm uma divisão em categorias que variam de acordo com o tema e com o tamanho do texto. Algumas das principais categorias são: Universo alternativo; crossover (une mais de uma história); Lime (romance para adultos); Oneshot (apenas um capítulo); Songfic (criada a partir de uma canção); drabble (texto curto, objetivo e detalhado) e What if (constroem a possibilidade de um enredo diferente da história original).


Texto escrito por Wlianna Araújo e publicado no noticiasconcursos.com.br.

Leia também: “Um príncipe em Nova York” foi o primeiro Pantera Negra que vi

1 comentário em “Literatura: o que é uma fanfic?”

Deixe um comentário