Final de Eco: O que Acontece Entre Maya e Fisk?
E para onde a jornada de Maya Lopez a leva no Final de Eco?
No Final de Eco, Maya abraça suas raízes e família indígenas, encontrando serenidade e cura
Wilson Fisk sobrevive e planeja concorrer à prefeitura, potencialmente preparando seu papel em Daredevil: Born Again e atraindo Maya de volta para sua órbita.Eco atravessa o Universo Cinematográfico Marvel e a atmosfera das séries Marvel da Netflix, proporcionando uma continuação da história de Maya após Hawkeye.
Echo está agora disponível no Disney+ e Hulu e, em grande parte, faz parte do Universo Cinematográfico Marvel mais amplo, ao mesmo tempo que tenta capturar a sensação das diversas séries Marvel na Netflix. Pegando após os eventos de Hawkeye, Echo encontra Maya Lopez (Alaqua Cox) em uma encruzilhada. Ela descobre que seu tio adotivo Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio) foi responsável pela morte de seu pai e prontamente o atinge no rosto. Mas no Final de Eco ela ainda se sente dividida entre reconectar-se com sua família perdida há muito tempo ou tornar-se a nova Rainha do Crime.
Leia Também:
Esse texto contém spoiler
Ao estilo típico das histórias em quadrinhos da Marvel, essa divisão acaba afetando a vida de Maya quando ela descobre que há uma recompensa por sua cabeça depois de incapacitar Fisk. Adicione as visões misteriosas de seus antepassados, e fica claro que ela está lidando com muita coisa. Eventualmente, Maya escolhe seu caminho no final, apropriadamente intitulado “Maya”. Aqui está uma análise repleta de spoilers de como Echo termina, bem como suas possíveis conexões com um próximo programa dos Estúdios Marvel.
Maya Abraça Novas Habilidades, Sua Herança, e Sua Família no Final de Eco
Alaqua Cox como Maya Lopez olhando para uma pessoa fora da tela na série de TV ‘Echo’Imagem via Disney+
Quem viu os trailers e comerciais de TV de Echo sabe que Fisk sobreviveu ao seu encontro com Maya em Hawkeye — embora com uma cicatriz feia — e o Rei do Crime logo reaparece em sua vida com uma proposta: voltar a trabalhar para ele como sua igual. Ele também comete o erro de revelar que matou seu pai e guardou o martelo que usou para fazê-lo. Isso não agrada a Maya, que rejeita Fisk.
Eventualmente, Maya e Fisk entram em conflito em Oklahoma, e a briga termina com Maya usando seus poderes de cura para fazer com que Fisk enfrente seu trauma. Esses poderes fazem parte de sua herança; como sua avó Chula (Tantoo Cardinal) revela a ela, os Choctaw passaram “eco” de si mesmos ao longo do tempo, permitindo que seus descendentes se beneficiem de uma vida inteira de habilidades. No caso de Maya, isso não apenas aprimora sua destreza na luta, mas também permite que ela acesse as mesmas energias de cura que sua mãe herdou.
Ao longo de Echo, Maya também se reconecta lentamente com sua família, finalmente se juntando a eles no final da série. Não é um caminho fácil: seu tio Henry (Chaske Spencer) a critica por tentar enfrentar Fisk enquanto não vê sua avó ou sua prima Bonnie (Devery Jacobs) desde a morte de sua mãe.
Ao aprender a abraçar a herança de sua família e rejeitar o caminho que Fisk traçou para ela, Maya encontra a paz que buscava desde a morte de sua mãe. Isso também é refletido em suas roupas; quando sua perna protética é danificada durante uma sequência envolvendo um trem, ela recebe uma nova cortesia do dono da loja e figura paterna Skully (Graham Greene), que é gravada com símbolos da tradição Choctaw. Da mesma forma, o traje que Maya veste no episódio final é baseado em vestimentas indígenas, solidificando ainda mais a ligação entre sua herança e seus poderes.
Wilson Fisk Sobrevive Final de Eco’, Mas Pode Ser uma Ameaça Maior no Futuro
Embora Fisk sobreviva aos eventos de Echo, ele sai pior devido à rejeição de Maya e por ser forçado a enfrentar seu passado traumático. Ao estilo típico do MCU, seu futuro está em uma cena pós-créditos. Enquanto Fisk voa de volta para Nova York em seu avião particular, notícias sobre a eleição para prefeito de Nova York estão sendo transmitidas — que ele ouve atentamente. Isso sugere que Fisk planeja concorrer à prefeitura, semelhante à atual cronologia dos quadrinhos.
Por um tempo, Fisk foi o prefeito de Nova York e tentou realmente mudar de vida. Isso mudou quando ele descobriu que seu arqui-inimigo Demolidor havia colocado um plano em movimento para fazer as pessoas esquecerem que ele era Matt Murdock — e Fisk estava naquela lista. Furioso, Fisk usou seus poderes como prefeito para proibir a atividade de vigilantes em Nova York durante a minissérie Devil’s Reign de Chip Zdarsky e Marco Checchetto. Ele até relançou o grupo anti-herói conhecido como Thunderbolts para caçar heróis que quebraram a lei; os Thunderbolts estão programados para fazer sua estreia no MCU no próximo ano.
Conclusão
Ter O Rei do Crime em uma posição tão proeminente seria uma reviravolta significativa em relação à sua representação na versão da Netflix de Demolidor e pode ser um ponto crucial em Demolidor: Renasce. Isso também se alinha aos planos de torná-lo um antagonista mais proeminente, conforme afirmou o produtor de Echo, Brad Winderbaum.
“Não posso revelar muito, apenas que, como um capítulo na vida de Wilson Fisk, este é crucial e prepara o terreno de maneiras notáveis para o que está por vir”, disse Winderbaum à ScreenRant antes do lançamento de Echo, destacando Fisk como o “Thanos do canto de nível de rua do MCU”. Tornar Fisk prefeito seria, sem dúvida, uma maneira de colocá-lo contra vários heróis — e poderia mais uma vez atrair Maya para sua órbita, especialmente se ela retornar a Nova York.