Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Como esconder o clichê na hora de escrever

Quem gosta de escrever (profissionalmente ou não), já deve ter parado em algum momento do processo de escrita de um romance e pensado “será que

Quem gosta de escrever (profissionalmente ou não), já deve ter parado em algum momento do processo de escrita de um romance e pensado “será que isso é clichê?”. Algumas pessoas se perguntam, porque realmente querem seguir o clichê, mas outras querem evitá-lo. Como leitora (e escritora), não apoio nem um, nem outro, mas acredito que pode-se usar a técnica da escrita para esconder possíveis clichês e não vomitá-los na cara dos leitores. Como muitas pessoas dizem: “tudo o que é feito escondido, é muito melhor”.
Eu participo de um grupo no Facebook chamado “Sociedade Secreta dos Escritores Vivos” (link do grupo) e, certa vez, me deparei com essa imagem que haviam postado lá:
Como esconder o clichê na hora de escrever 6
Imagem: Facebook/Reprodução
Se formos parar para pensar, de fato, já lemos muitos livros que seguem quase a mesma ideia proposta. Primeiro, criamos empatia com o protagonista, depois surge alguma aventura, o protagonista quer desistir, mas persiste. Em seguida, você fica angustiado pela dificuldade do protagonista em atingir seu objetivo e, por fim, quando ele finalmente consegue o que queria, a história acaba. Final feliz (ou triste, dependendo do romance).
Há um vídeo extremamente interessante no YouTube intitulado como “What makes a hero?”, no qual o narrador explica o que é que os heróis de Harry Potter, Jogos Vorazes e O Senhor dos Anéis tem em comum.
Esse vídeo explica exatamente como funciona o ciclo da jornada de um herói da ficção e ressalta, sobretudo, o clichê por trás dos três em questão, como todos seguem a mesma jornada, o mesmo ciclo.
Não que nós, leitores, não gostemos desses ciclos, porque se o herói, os outros personagens e o enredo forem cativantes, nós vamos ler com brilho nos olhos! Mas para os que escrevem e querem, talvez, fugir um pouco desse ciclo que se impregnou na literatura e inovar, um pouco de estudo é necessário.
Henry Bugalho — escritor, tradutor, editor e nômade curitibano, formado em Filosofia, com ênfase em Estética, especialista em Literatura e História — postou em seu canal do YouTube, que dá dicas de escrita, sobre quais são os 7 passos para se tornar um escritor, sendo o segundo passo o que mais nos interessa para o assunto desse post, que é o passo de estudar a escrita, na qual ele cita que você pode/deve usar técnicas de escrita, como a estrutura do romance analisada anteriormente, desde que você domine a escrita o suficiente para esconder essas técnicas e estruturas prontas.
Portanto, se você quer esconder o clichê e quer produzir algo aparentemente diferente, inusitado e inovador, estude a arte da escrita para dominá-la, pois assim você será capaz de esconder o ingrediente principal do bolo e nenhum paladar de leitor perceberá.
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Barracuda Queens: O Que Realmente Aconteceu Na Vida Real?
08 jun

Barracuda Queens: O Que Realmente Aconteceu Na Vida Real?

Barracuda Queens é uma série de televisão sueca que alega ser baseada em eventos reais ocorridos na Suécia na década

O Famoso Alfaiate: Teorias da 4ª Temporada | Peyami Será Mais Tóxico Que Dimitri?
04 nov

O Famoso Alfaiate: Teorias da 4ª Temporada | Peyami Será Mais Tóxico Que Dimitri?

"O Famoso Alfaiate" tem sido conhecida por encerrar cada temporada em um cliffhanger que, por falta de uma palavra melhor,

Missão: Impossível – Acerto De Contas | Parte 1 [Crítica]
06 jul

Missão: Impossível – Acerto De Contas | Parte 1 [Crítica]

Tom Cruise retorna como o icônico Ethan Hunt em "Missão: Impossível- Acerto De Contas: Parte 1", trazendo consigo uma experiência

A vez é da USP! Festa virtual do livro edição 2020
07 nov

A vez é da USP! Festa virtual do livro edição 2020

Longe dos conhecidos prédios paulistas, a edição sem estandes promete descontos incríveis. Desde sua Criação, em 1999, a Festa do

Repellendus, iure, aliquam. Itaque natus quas hic repellen
08 jan

Repellendus, iure, aliquam. Itaque natus quas hic repellen

Sint iste hic est laudantium nisi quibusdam ducimus voluptatem, repellendus rem minus quod quos iure atque quas quaerat. Itaque culpa,

Divulgado os selecionados para a edição Jorge Luis Borges
17 maio

Divulgado os selecionados para a edição Jorge Luis Borges

Redação - [email protected] A Revista Recorte Lírico encerra seu edital e divulga os selecionados para a Edição Jorge Luis Borges.

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x