Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Me deu saudade da Bahia…

Ao baiano mais importante da minha vida, que hoje completa seis meses que se despediu de todos nós, depois de uma vida de lutas e

Ao baiano mais importante da minha vida, que hoje completa seis meses que se despediu de todos nós, depois de uma vida de lutas e glórias, como quase todo negro brasileiro caminha nessa jornada.

Salvador é a meca negra no Brasil. Todo negro brasileiro, de qualquer parte do país, teria que um dia pisar na terra que pertence a todos os afros. Esse pertencimento se dá em dois momentos importantes: no turista negro, quando pisa no solo baiano pela primeira vez, é imediata a sensação de nunca ter estado fora daquele lugar; e no nativo é, sobretudo, quando se está distante.

Há nove longos anos deixei a capital da minha vida e fui tentar alguma coisa no sul do país. Nada é muito fácil quando se desce do norte pra cidade grande, como diria o cearense Belchior. Nem tudo são flores, lógico, para qualquer um, mas quando se tem o estigma de ser baiano (embora você seja um nordestino de qualquer outro estado, o povo do sul muitas vezes te alcunha como tal) as coisas ainda se tornam mais labutantes.

Me deu saudade da Bahia... 1

Ser alguém ou pertencer a algo ou lugar não deveria, nunca, ser um estigma, mas, como também afirmava o grande artista de Sobral/CE: “conheço o meu lugar”. E nós nos conhecemos, sem dúvida alguma. Sabemos o nosso lugar, e muitas das vezes é na última posição da fila, foi assim que os meus ancestrais foram colocados por brancos europeus, por escravocratas brasileiros… Parece piegas o discurso, repetitivo, coisa e tal, mas só se você, caro interlocutor, for um branco que não entende a história do nosso país, o que eu duvido muito.

Anúncio

O discurso de que o racismo é coisa do passado é bizarro e só se repete por não negros, ou pelo menos não por aqueles que entendem a sua história e não está numa redoma esbranquiçada pela sociedade.

Me deu saudade da Bahia... 2

A saudade da Bahia é profunda. A vontade de estar em Salvador, nesse reduto afro, diz respeito ao tal pertencimento. O distanciamento é dolorido e machuca na alma, não menos do que em nossos pais e avôs quando também tentaram desbravar o horizonte em busca de pão, sem qualquer interesse de não mais pertencer.

Anúncio

É difícil escrever um texto como esse, porém foi também difícil não conseguir enterrar o meu avô negro, por estar distante. Foi complicadíssimo vê-lo nos seus últimos dias e não poder correr e abraça-lo. Foi difícil despedir-me dele no aeroporto. Nunca foi fácil, meu caríssimo leitor, nem para mim e nem para você. Mas, repito, o que nos mantém de pé é saber que pertencemos, seja lá ao que ou onde.

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ADALBERTO DE QUEIROZ
6 anos atrás

Caro amigo Cássio,
Tudo junto. Mameluco, Moreno, como todos nós (diria a mulher do Francis!).
Quem é o “baiano que se despediu” de vós?
Não sendo claro, fico com sua dor, sua ausência, sua Amizade.
Beto.

Giro Recorte Lírico

A Roda do Tempo Temporada 3: Renovação, Elenco e Mais!
02 out

A Roda do Tempo Temporada 3: Renovação, Elenco e Mais!

A tão aguardada terceira temporada de A Roda do Tempo está chegando, e os fãs mal podem conter a empolgação.

A Lista da Vingança: Onde foi filmado o Filme da Netflix?
25 set

A Lista da Vingança: Onde foi filmado o Filme da Netflix?

Estreia na direção de Editi Effiong, 'A Lista da Vingança' da Netflix é um filme de suspense nigeriano que gira em torno

“As palavras” e a arte de escrever
29 mar

“As palavras” e a arte de escrever

Os finais de semanas das pessoas "normais" servem, geralmente, para curtir uma praia, balada, shopping ou algo do gênero, e

And Just Like That: Recapitulação e Final da 2ª Temporada | Amor, Despedidas e Novos Começos
28 ago

And Just Like That: Recapitulação e Final da 2ª Temporada | Amor, Despedidas e Novos Começos

A segunda temporada de "And Just Like That...", a sequência da icônica série "Sex and the City", chegou ao seu

Reacher: final da 2° Temporada | O que Reacher faz com o dinheiro?
19 jan

Reacher: final da 2° Temporada | O que Reacher faz com o dinheiro?

A 2ª temporada de 'Reacher' chega ao seu ápice no oitavo episódio, mostrando Jack Reacher enfrentando desafios físicos e emocionais

The Idol ainda nem saiu e já está uma bagunça
23 maio

The Idol ainda nem saiu e já está uma bagunça

"The Idol" ainda nem foi lançado e já está envolvido em controvérsias. Os dois primeiros episódios receberam críticas negativas, manchando

Posts Relacionados

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x