10 cursos sobre clássicos da literatura para fazer gratuitamente na Casa do Saber On Demand

Sara Muniz

Updated on:

Desde o começo da quarentena por conta das medidas de precaução do COVID-19, várias plataformas de cursos online liberaram alguns cursos para o público, não sendo diferente com o aplicativo e site “Casa do Saber”, que possui um catálogo de cursos interessantíssimos para quem se interessa por literatura, história, grandes nomes, tecnologia e política. A Casa do Saber liberou o acesso à todos os seus cursos por 30 dias, por isso vim indicar 10 cursos imperdíveis sobre os clássicos que tanto ouvimos falar sobre nas aulas de literatura da faculdade:

10 cursos sobre clássicos da literatura para fazer gratuitamente na Casa do Saber On Demand 1
Crie sua conta agora mesmo: https://app.casadosaber.com.br/

Observação: esses cursos se encontram todos na categoria “Clássicos da Ficção”. Clique nos títulos abaixo para ser direcionado para os cursos:

1. CEM ANOS DE SOLIDÃO (professora Irlemar Chiampi)

Sinopse do curso: Publicado em 1967, “Cem Anos de Solidão” garantiu ao colombiano Gabriel García Márquez um lugar junto aos escritores mais importantes do século 20. Traduzido para mais de 35 idiomas e lido por mais de 30 milhões de pessoas, o livro interpreta a América Latina de maneira fantástica, como um universo mítico e repleto de personagens que quebram o tempo linear. Ganhador do prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra, García Márquez concilia a boa recepção popular e sucesso entre a crítica especializada.

2. ULISSES (professora Munira Mutran)

Sinopse do curso: Tido por muitos como o maior romance do século 20, “Ulisses”, de James Joyce, rompeu convenções estéticas ao narrar a marcha inexorável de Leopold Bloom em um dia 16 de junho. Em vez de ser considerado como um monumento da cultura, no qual se dá a construção de todo um universo a partir de um plano de uma mente demiúrgica, “Ulisses” é apresentado como um objeto dinâmico, capaz de gerar descobertas que fogem à intenção ou desígnio original de Joyce.

3. DOM CASMURRO (professor José Antonio Pasta Júnior)

Sinopse do curso: Um dos romances mais importantes da literatura brasileira, “Dom Casmurro” é comparado a um diamante graças à sua lapidação e perfeição. Integrante da trilogia realista de Machado de Assis, composta por “Memórias póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba”, a obra tem muitas questões além da possível traição de Capitu a Bentinho.

4. GUERRA E PAZ (professor Boris Schnaiderman)

Sinopse do curso: Leon Tolstói teve uma existência turbulenta: de família nobre, viveu sempre às voltas com mulheres e jogos, chegando a perder, inclusive, a casa da família em uma noite azarada. Aos 50 anos, passou por uma crise mística, rebelando-se contra as artes e o Estado, denunciando continuamente sua ineficácia. Marcado pela Guerra da Crimeia (1853-1856), Tolstói escreve “Guerra e Paz”. A obra é uma das suas mais conhecidas e retrata a invasão napoleônica de 1812.

5. FAUSTO (professor Marcus Mazzari)

Sinopse do curso: Escrito na maturidade de Goethe, “Fausto” apresenta a dialética entre o subjetivo e o objetivo. O personagem-título já estudou e experimentou tudo, mas para que acaba fazendo uma aliança com o diabo para ter uma vida com mais glórias. A obra narra a tragédia do saber, do esgotamento completo do ideal iluminista e do imperativo categórico kantiano sobre a existência do homem pleno.

10 cursos sobre clássicos da literatura para fazer gratuitamente na Casa do Saber On Demand 2
Adam Drive e Jonathan Pryce em “O homem que matou Dom Quixote” (2018)

6. DOM QUIXOTE (professor João Alexandre Barbosa)

Sinopse do curso: Principal obra do espanhol Miguel de Cervantes, “Dom Quixote”, publicada em 1605, é uma peça cômica que tem o entretenimento como principal função. Para isso, mistura estilos e citações aleatórias a causos e histórias populares — com os quais o personagem principal cruza ao longo de suas aventuras. João Alexandre Barbosa apresenta a história de Quixote, um intelectual que, nas palavras do narrador, leu tanto que seu cérebro secou. Da loucura parte o cavaleiro rumo à sua aventura, em busca de sua amada Dulcineia e montado em seu cavalo Rocinante.

7. OS LUSÍADAS (professor Ivan Teixeira)

Sinopse do curso: “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, é uma epopeia que tomou de empréstimo o modelo dos clássicos, em especial “Eneida”, de Virgílio. O poema, que teve sua primeira edição em 1572, inclui ainda episódios paralelos (e elogiosos) sobre a história de Portugal. No encontro, o crítico literário Ivan Teixeira apresenta a magnificência de um texto que busca emular a grandiosidade das navegações para os portugueses de então: atirar-se ao mar aberto e superar os limites do oceano é uma saga extraordinária, digna das contemporâneas viagens espaciais.

8. HAMLET (professor Frederico Barbosa)

10 cursos sobre clássicos da literatura para fazer gratuitamente na Casa do Saber On Demand 3
Laurence Olivier em “Hamlet” (1948).

Sinopse do curso: Hamlet pode ser considerado o personagem mais livre da história da literatura e é o oposto ao príncipe apresentado na obra-prima de Maquiavel. Ao príncipe de Shakespeare resta ser melancólico em virtude de sua inteligência, pois é capaz de enxergar o mundo por trás das aparências, assim como percebe a corte em que vive como uma espécie de cenografia, na qual todos são atores. Com Hamlet, Shakespeare se torna criador da modernidade, pois seu personagem abre mão da metafísica e do sentido que havia construído todo o Ocidente até então.

9. DIVINA COMÉDIA (professor João Adolfo Hansen)

Sinopse do curso: É difícil dissociar “A Divina Comédia” do autor Dante Alighieri, político que acabou exilado. Por meio das experiências humanas representadas pelos pecados e suas punições, a obra encena um grande teatro do mundo, em que os círculos, do inferno ao paraíso, passando pelo purgatório, mostram personagens e comportamentos da sociedade da Florença de então.

10. A ILÍADA (professor Antônio Medina Rodrigues)

Sinopse do curso: Uma das primeiras epopeias clássicas, “A Ilíada” narra a mitológica Guerra de Troia, imortalizada pela beleza sem fim de Helena e pela traição sem par do cavalo. Falar dos homens gregos é falar dos deuses, e vice-versa: há no mundo antigo uma circularidade entre a teologia e a antropologia — os deuses são paradigmas dos homens.

1 comentário em “10 cursos sobre clássicos da literatura para fazer gratuitamente na Casa do Saber On Demand”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.