Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

Aftersun e as lembranças de um convívio

Demorei muito refletindo sobre o que Aftersun é e as sensações que ele provocou-me sobre as coisas importantes ou não que já vivencie, longínquas ou

Demorei muito refletindo sobre o que Aftersun é e as sensações que ele provocou-me sobre as coisas importantes ou não que já vivencie, longínquas ou não.

Aftersun nos leva às férias de Sophie, de 11 anos, com o seu pai, Calum, em um hotel da Turquia. Momentos incríveis e raros de alegria, com muito calor turco, jogos na área de recreação do hotel e diversão em piscinas, praia e águas termais.

Sophie se vê diante de episódios que ficam claros, são raríssimos, quase que inéditos. É claro, ela mora com a sua mãe, longe do pai que anda lá meio mal das pernas financeiramente falando.

Anúncio
Aftersun e as lembranças de um convívio
Sophie com o seu pai Calum, de férias na Turquia. (Foto: A24/Divulgação)

O que se passa na tela são as incertezas das lembranças de uma criança que está vivendo o máximo do seu melhor período de férias de sempre. Muitos momentos importantes captados pelo olhar das câmeras de Sophie e Calum, envolvendo-se com os momentos presentes. O que se passa diante da fografia captada em uma polaroid, no restaurante, e os diversos momentos nas câmeras digitais são verdadeiros tesouros que a Sophie do futuro retomará com frequência. É a maneira que ela buscará reviver o seu pai que, aparentemente, nunca teve. Pelo menos não daquele jeito.

É a Sophie do presente vivenciando a felicidade com um pai que está tentando fazer de tudo um pouco para vê-la feliz, mesmo que o quarto na casa que ele alugaria ser uma missão improvável. A situação é tão precária ao ponto de uma aula de canto ser inviável.

Anúncio
Aftersun e as lembranças de um convívio 1

É a Sophie do futuro presenciando através dessas lembranças um Calum que sofre. Que chora. Copiosamente. Que agora, no futuro, ela percebe que tinha problemas familiares profundos ao ponto de a lembrança mínima do seu aniversário ser algum luxo afetivo.

Aftersun tem mesmo esse misto de sentimentos. Essa ironia do lembrar. Coube à diretora Charlotte Wells, estreante nos longas, pescar um pouco do relacionamento com o próprio pai para recriar essa atmosfera. Há um pouco de Aftersun também em mim, caro leitor. Tenho lá aqueles problemas paternos mal resolvidos. E a mim também se descola essas lembranças do que fui em vários momentos. Com várias pessoas.

O filme aftersun me cobrou que é o instante e o agora unicamente responsável pela construção afetiva. O que nos resta paira no ar e se confunde um tanto. O convívio turbulento ou suave precisam ser estabelecidos na memória. É fácil esgueirar-se e o recobrar é uma dor quase que inevitável.

Aftersun e as lembranças de um convívio 2

Passado algumas horas em que vi Aftersun, confesso, ainda me é difícil definir sobre o que versa o longa. Talvez a forma poética que o filme discorre sobre temas tão emocionais não tenha lá a função de emocionar, proporiamente dito. É possível que ele não queira falar sobre as relações paternas que vão se estreitando, mesmo que momentaneamente.

Aftersun pode ser e é muita coisa. E de muitas formas distintas. Até da metalinguagem do fotografar, o registrar momentos, por assim dizer. Aftersun deixará saudades todas as vezes que eu findar o longa, e eu pretendo fazê-lo muitas vezes. E a gente precisa lidar com isso tão qual a Sophie do futuro lidou com as suas mais doces e confusas lembranças.

Para mais análises de filmes, como Aftersun, clique neste link ou veja a recomendação abaixo:

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
3 anos atrás

[…] Se você gostou de “Até os ossos”, leia também essa crítica: Aftersun e as lembranças de um convívio […]

Giro Recorte Lírico

“Literatura não precisa viver longe do entretenimento”, diz revelação do suspense policial brasileiro
17 dez

“Literatura não precisa viver longe do entretenimento”, diz revelação do suspense policial brasileiro

Quando se olha para o currículo de Raphael Montes, a lista de feitos do escritor não parece bater com sua idade.

O Poder e a Lei: Mickey Haller luta uma batalha perdida no drama jurídico da Netflix
06 jul

O Poder e a Lei: Mickey Haller luta uma batalha perdida no drama jurídico da Netflix

A segunda temporada de "O Poder e a Lei", da Netflix, continua enfrentando desafios para justificar sua existência. Embora Manuel

8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento
14 fev

8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento

Quando falamos de adaptações baseadas em livros, muitas discussões podem surgir em relação ao assunto. O filme ou a série

15 Easter Eggs de Star Wars no 8º Episódio de Ahsoka
04 out

15 Easter Eggs de Star Wars no 8º Episódio de Ahsoka

O episódio 8 de Ahsoka finalmente chegou, proporcionando um emocionante final repleto de Easter eggs e referências épicas. Embora a

10 K-dramas Imperdíveis com Romance Universitário
25 jan

10 K-dramas Imperdíveis com Romance Universitário

Os dramas coreanos, conhecidos mundialmente como K-dramas, têm conquistado uma legião de fãs por sua capacidade de contar histórias envolentes,

Monarch: Legado de Monstros | Episódio 3 Explicado | Hiroshi Estava no Alasca?
22 nov

Monarch: Legado de Monstros | Episódio 3 Explicado | Hiroshi Estava no Alasca?

O mais recente episódio de Monarch: Legado dos Monstros deixou os fãs ansiosos, com o Episódio 3 adentrando nas intricadas

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x