Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

O Último Suspiro das Redes Sociais

Numa dessas manhãs serenas de uma cidade qualquer, onde o sol desenha sombras longas sobre os caminhos de todos nós, fui assaltado por uma visão

Numa dessas manhãs serenas de uma cidade qualquer, onde o sol desenha sombras longas sobre os caminhos de todos nós, fui assaltado por uma visão que me transportou para um território de nostalgia e desencanto. Tratava-se da regulação das redes sociais, esse monstro bicéfalo que hoje espreita os corredores da nossa liberdade individual.

Há quem diga, com a voz engomada pela sapiência de quatro paredes, que tal regulação é imprescindível para a manutenção da ordem e da moralidade no vasto mundo virtual. “Precisamos proteger os jovens!”, bradam eles, com o fervor de quem nunca pecou ou desviou-se um milímetro sequer do caminho da virtude. “As fake news!”, clamam outros, com a urgência de quem viu o abismo e nele enxergou a própria imagem refletida.

amazon assoaciados

Ah, mas permitam-me discordar, com a veemência de quem já viveu o suficiente para saber que, em cada esquina da vida, esconde-se uma verdade inconfessável. A regulação das redes sociais, meus caros, é a pedra de toque para a censura, essa senhora idosa e ranzinza que, de tanto temer o novo, prefere encerrar-se em seu casulo de ignorância.

Anúncio

No passado, a censura vestia-se de moral e bons costumes, visitava os teatros e rasgava as páginas dos livros que ousavam desafiar o status quo. Hoje, ela se disfarça de proteção e segurança digital, mas seu olhar é o mesmo: frio, calculista e eternamente desconfiado da capacidade humana de discernir o certo do errado.

O Último Suspiro das Redes Sociais 6

LEIA TAMBÉM:

Anúncio

A Vida E Legado De James Baldwin: A Jornada De Um Ícone Literário

É claro que as redes sociais são o palco contemporâneo de discórdias e revelações, onde cada um veste a máscara que melhor lhe convém. Mas quem somos nós, meros mortais, para decidir o que o outro deve ou não deve ler, ver ou ouvir? A liberdade, essa palavra tão carregada de significados e tão desgastada pelo uso, ainda é o bem maior que devemos preservar, mesmo que isso signifique navegar por águas turbulentas de tempos em tempos.

O Último Suspiro das Redes Sociais
O Último Suspiro das Redes Sociais. (Imagem: Reprodução)

Não me entendam mal; não estou a pregar a anarquia digital nem a desordem moral. Mas acredito, com todas as fibras do meu ser, que a regulação das redes sociais é o primeiro passo para um futuro onde o silêncio é imposto, não escolhido. Onde o medo do diferente e do desconhecido nos impele a construir muros, não pontes.

Portanto, antes de aplaudirmos a chegada do grande censor digital, lembremo-nos dos versos imortais de Drummond, que, em sua sabedoria atemporal, alertou-nos sobre os perigos de calar a voz que clama no deserto, a famosa “pedra no meio do caminho”. A regulação das redes sociais, por mais bem-intencionada que seja, pode muito bem ser o último suspiro da nossa liberdade de expressão.

Em tempos de vozes silenciadas e verdades alternativas, que a literatura, a arte e a insubmissão sejam nossas armas. Que a regulação não nos prive do direito inalienável de pensar, questionar e discordar. Afinal, como bem sabia o velho Nelson Rodrigues, é no caos da vida como ela é que reside a verdadeira essência do ser humano.

Continue acompanhando a minha coluna toda segunda para os desdobramentos da pauta da censura das redes sociais!
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
1 ano atrás

[…] O Último Suspiro Das Redes Sociais […]

Giro Recorte Lírico

Superman e Lois Temporada 3: Fez o que Snyder não conseguiu
26 dez

Superman e Lois Temporada 3: Fez o que Snyder não conseguiu

Ah, Superman e Lois! Quem diria que uma série poderia nos fazer rir, chorar e ficar na ponta do sofá,

Os outros olhares de Cristovão Tezza
15 mar

Os outros olhares de Cristovão Tezza

No dia 31/03, autor participa do 'Encontro com Escritores', realizado pela Casa Museu Ema Klabin. Na conversa, Cristovão Tezza, falará

Hamlet (quem diria?) ainda vive… (Parte 2)
26 abr

Hamlet (quem diria?) ainda vive… (Parte 2)

Dando continuidade às comemorações do “Abril de Shakespeare”, publico aqui a segunda parte do texto sobre a adaptação fílmica de

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance
04 set

Postal 3, O Romance das Origens e Origens do Romance

Marthe Robert é uma das primeiras grandes responsáveis pela receção de Kafka em França: são dela as primeiras traduções de

Machado de Assis é maior que Dickens, Balzac e Eça de Queiroz, diz crítico e escritor espanhol
06 maio

Machado de Assis é maior que Dickens, Balzac e Eça de Queiroz, diz crítico e escritor espanhol

Escritor e crítico espanhol, Antonio Maura acredita que Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), o grande gênio da literatura brasileira,

Uma Dose Diária de Sol: Dorama da Netflix Compreende a Saúde Mental de Forma Surpreendente
04 nov

Uma Dose Diária de Sol: Dorama da Netflix Compreende a Saúde Mental de Forma Surpreendente

Ao considerar o tema da série, 'Uma Dose Diária de Sol', podemos nos perguntar por que ela recebeu esse título.

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x