[wpdreams_ajaxsearchlite]
Anúncio

Sopra onde quer

O sentido da palavra espiritual desapareceu de minha vida. Não é sintoma de descrença ou um abandono religioso. É a desconfiança de uma integração completa

O sentido da palavra espiritual desapareceu de minha vida. Não é sintoma de descrença ou um abandono religioso. É a desconfiança de uma integração completa com o mundo – que não quer dizer perfeita. Outro aspecto, é a satisfação com os gestos mínimos sem alguma grandeza aparente: a travessia da rua, o passeio na praça, o abraço de reencontro. Antes, tudo isso tinha uma ambição transcendente: nas ruas do Paraíso, eu imaginava, todas as coisas terão uma intensidade ainda maior. Desisti das sensações inéditas da vida perfeita e da meta salvação.

Em minha última vez na igreja, diante da relíquia de São Francisco de Assis, experimentei o incômodo da inconveniência diante das cinzas de um homem santo. O ofício da missa foi perfeito, a trezena de São Sebastião também e me pareceu uma impostura pedir qualquer coisa diferente para minha vida quando o exemplo inequívoco dos dois seria suficiente para a alegria dos homens. A de Deus, mais exigente que a nossa, não conseguiríamos julgar em termos concretos e inatingível em juízo, é preferível deixá-la para outras instâncias.

A igreja poderia ter desaparecido sem nenhum prejuízo a Deus, aos anjos e aos seus ministros, persistia a impressão em mim, como o Paraíso, o Inferno ou o Purgatório. Todos nós parecíamos parte de um jardim insubstituível enquanto mirássemos o sol, cujo brilho se acenderia ainda mais agudo sem que o percebêssemos, ou queimássemos nossos olhos, ainda que fôssemos ao final consumidos e transferidos para uma outra paisagem imóvel dominada pela claridade. Durante a passagem, com a ardência de nossos corpos, iluminaríamos – e alimentaríamos com nossas cinzas – a chegada do futuro tão diferente e igual a nós.

Anúncio

Santo, santo, santo, diz a liturgia. Ao redor, as imagens descem dos nichos, acenam para todos nós e caminham para o Ressuscitado. Santa Rita de Cássia parece advertir: – Não é estar entre irmãos o verdadeiro Paraíso? São Francisco de Assis emenda: – Noé não compreendeu que Deus aumentou sua família com todos os animais reunidos na arca. Ele começou um trabalho dado pelo Cristo e eu espero terminá-lo nessa comunhão extrema. Se o escritor russo Fiódor Dostoiévski escolheu Cristo em vez da verdade, medito, prefiro o congraçamento radical do pobre de Assis. Se não é o verdadeiro Céu em que Nossa Senhora habita, é a nesga de nuvem destinada aos meus olhos cegos.


Leia outros textos, como “Sopra onde quer”, do colunista Mariel Reis:

https://recortelirico.com.br/2021/mariel/a-revolucao-dos-bichos-apontamentos2/

Fonte da imagem destacada: O Globo

Anúncio
0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Adalberto De Queiroz
3 anos atrás

Que imersão mística encontro aqui, Mariel.

trackback
3 anos atrás

[…] Leia o texto de estreia da coluna Extravios, de Mariel Reis: Sopra onde quer […]

Giro Recorte Lírico

3ª Temporada de Origem: Quando estreia na Globoplay e tudo o que sabemos sobre o futuro da série
06 nov

3ª Temporada de Origem: Quando estreia na Globoplay e tudo o que sabemos sobre o futuro da série

Em 2022, o mundo do entretenimento foi apresentado a "Origem," uma série de terror que conquistou não apenas os fãs

Oppenheimer: Guia de Elenco e Personagens | Pessoas da Vida Real que Você Deve Conhecer
18 jul

Oppenheimer: Guia de Elenco e Personagens | Pessoas da Vida Real que Você Deve Conhecer

Desde o anúncio inicial, houve muita expectativa em torno de "Oppenheimer", a obra magna de Christopher Nolan, e depois de

Atualização dos personagens do folclore brasileiro para dar medo de verdade
31 out

Atualização dos personagens do folclore brasileiro para dar medo de verdade

Você tem medo de que? Hoje é o dia das bruxas lá para os caras do hemisfério norte e isso

3 minisséries da Netflix que valem cada minuto
24 maio

3 minisséries da Netflix que valem cada minuto

3 minisséries da Netflix que a crítica ama, com notas altas no Rotten Tomatoes e motivos reais para ver hoje.

Florence Pugh: Saiba o Motivo Inusitado Pelo Qual a Atriz ‘Adora’ Gravar Cenas na Cama
27 dez

Florence Pugh: Saiba o Motivo Inusitado Pelo Qual a Atriz ‘Adora’ Gravar Cenas na Cama

A aclamada atriz Florence Pugh, com 27 anos, recentemente compartilhou em uma entrevista ao Mirror algumas revelações surpreendentes sobre seu

Todos Nós Estranhos: Um Estudo Profundo Sobre Solidão e Amor
13 fev

Todos Nós Estranhos: Um Estudo Profundo Sobre Solidão e Amor

"Todos Nós Estranhos" é uma obra cinematográfica que se destaca não apenas por sua narrativa envolvente, mas também por sua

Posts Relacionados

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x