O que eu achei da série The Bear da Starplus

Cássio de Miranda

O ano de 2022 foi um turbilhão de lançamentos interessantes de séries em todos as plataformas de streamings. E talvez por esse motivo The Bear tenha passado despercebido diante de obras como House Of The Dragon e Os Anéis de Poder. Aclamado pela crítica e somente aos poucos sendo conhecido pelo grande público, The Bear entrega um verdadeiro caos perfeito de uma série que reune elementos incríveis de roteiro, direção e atuação.

Mas o que é The Bear?

A série The Bear, que entrou timidamente no catálogo da Starplus, narra a história de um restaurante que foi dado como herança para o importante e premiado cozinheiro Carmen (Jeremy Allen White) após a morte do seu irmão mais velho. O que vem a partir dessa premissa é um roteiro anarquicamente perfeito, nos apresentando não só a história dos personagens que se relacionam com Carmen, mas a história do personagem principal, que é o próprio restaurante The Original Beef of Chicagoland, que inclusive é inspirado em um restaurante real, conta o diretor Christopher Storer:

“Dizemos muito claramente que se passa em 2022, mas também há algo atemporal neste lugar. É baseado no restaurante de um amigo em Chicago, localizado nesta bela parte de River North, mas é uma relíquia de um tempo diferente. Há uma placa lá que diz: ‘Embora seja 2022 lá fora, é 1998 aqui'”, contou (fonte: Yahoo).

O que eu achei da série The Bear da Starplus
O estrelado chef Carmen é protagonizado por Jeremy Allen White, que recebeu treinamento de cozinha para atuação. (Imagem: Starplus/Reprodução)

Sem dúvida alguma o que eu mais gosto é a forma despretenciosa e mesmo assim simetricamente perfeita que os dialógos acontecem em The Bear. A série nos provoca e os seus personagens também, pois a todos os instantes gostaríamos que as ações tomadas por eles fossem diferentes, entretanto o que vemos são personagens com temperamentos fortíssimos e que nos desapontam a todo o tempo, o que gera um desconforto incrível e necessário no espectador.

Em flashback vemos o total potencial do chef Carmen e mais tarde isso é ratificado com a sua própria assistente, definindo que o melhor prato que já comeu na vida foi o do prestigiado cozinheiro, mas o roteiro não quer apresentar Carmen dessa maneira, pelo contrário, vemos o chefe ali com os seus assistentes produzindo pratos ditos simples, longe do “nível Chef’s Table” da vida. The Bear está muito mais para Pesadelo na Cozinha, com todos os ingredientes caóticos postos.


O que eu achei da série The Bear da Starplus 1

É só após uma sequência incrível de takes e um verdadeiro mise en place preparado para o derradeiro episódio que conhecemos um pouco mais sobre o chef Carmen e todos os seus traumas com o seu irmão e o verdadeiro propósito dele ter retornado a Chicago para comandar um restaurante tão aquém do seu potencial. Essa herança não é maldita e o seu propósito tende a se cumprir em uma sequência já confirmada pelos showrunners.

The Bear é uma das melhores séries de 2022 porque todos os elementos estão postos à mesa. A série é incrível pois não entrega para o espectador um menu aberto, onde podemos ali escolher os pratos que queremos comer. Em The Bear estamos diante de um menu degustação servido milimetricamente para que você não tire por nenhum segundo os olhos da tela. Ainda bem que, embora tarde, eu tenha tido o privilégio de ter conhecido uma obra tão caoticamente perfeita como The Bear. Servidos?!


PARTICIPE COM CONTOS E POESIA DA EDIÇÃO EDGAR ALLAN POE! CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS:

O que eu achei da série The Bear da Starplus 2

1 comentário em “O que eu achei da série The Bear da Starplus”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.