8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento

Sara Muniz

Updated on:

Quando falamos de adaptações baseadas em livros, muitas discussões podem surgir em relação ao assunto. O filme ou a série é fiel? Os atores são parecidos com os personagens? Quem é o diretor? O final é ou não é totalmente diferente do que lemos no livro?

Apesar de nos depararmos com muitos questionamentos e adaptações um pouco decepcionantes em relação às obras originais, muitas dessas séries e desses filmes valem a pena serem assistidos pelo entretenimento, pois são bem produzidos, os atores são bons e as adaptações da história são suficientes (todo mundo já sabe que praticamente impossível uma adaptação ser 100% fiel, já é hora de viver no mundo real).

Com isso em mente, hoje eu venho indicar oito séries que são adaptadas de livros e que valem MUITO A PENA pelo entretenimento, além disso, essa lista é para agradar gostos diversos (clássicos, romances, distopias, referências bíblicas, comédia, etc).

  1. Brave New World (Admirável Mundo Novo)
8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento

Sinopse: Baseado na obra de Audous Huxley (1932). Em Brave New World, por meio da proibição da monogamia, da privacidade e do dinheiro, uma sociedade consegue alcançar a paz e a estabilidade. Curiosos para explorar a vida além das restrições dessa comunidade, Bernard Marx (Harry Lloyd) e Lenina Crowne (Jessica Brown Findlay) viajam para as Terras Selvagens, onde se envolvem em uma rebelião angustiante e violenta.

2. Lovecraft Country (Território Lovecraft)

8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento 1

Sinopse: Baseado na obra de Matt Ruff (2016). Chicago, 1954. Atticus Turner (Jonathan Majors) é um veterano do exército que vê sua vida mudar quando seu pai desaparece misteriosamente. Decidido a encontrá-lo, o jovem embarca numa viagem de carro ao lado do tio George (Courtney B. Vance) e da amiga de infância Letitia (Jurnee Smollett), mas a jornada logo se revela muito mais perigosa do que eles esperavam.

3. Little Fires Everywhere (Pequenos incêndios por toda parte)

8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento 2

Sinopse: Baseado na obra de Celeste Ng (2017). Em Little Fires Everywhere, um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos. A dona de casa perfeita Elena Richardson (Reese Witherspoon) aluga a casa de hóspedes à Mia Warren (Kerry Washington), uma artista solteira e enigmática que se muda para Shaker Heights com sua filha adolescente. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.

4. The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia)

8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento 3

Sinopse: Baseado na obra de Margaret Atwood (1985). Depois que um atentado terrorista ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção catolica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma “handmaid”, ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planejados pelo sistema.

5. Anne with an E (Anne com um E)

8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento 4

Sinopse: Baseado na obra “Anne de Green Gables”, de L. M. Montgomery (1908). Depois de treze anos sofrendo no sistema de assistência social, a orfã Anne é mandada para morar com uma solteirona e seu irmão. Munida de sua imaginação e de seu intelecto, a pequena Anne vai transformar a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou, lutando pela sua aceitação e pelo seu lugar no mundo.

6. The man in the high castle (O homem do castelo alto)

8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento 5

Sinopse: Baseado na obra de Philip K. Dick (1962). O que teria acontecido com o mundo se as Forças Aliadas tivessem perdido a Segunda Guerra Mundial? Vinte anos após a derrota, o planeta agora está dividido entre Japão e Alemanha, os maiores Estados Hegemônicos. À medida que a tensão entre essas duas hegemonias cresce, e isso gera consequências drásticas nos Estados Unidos e nos Estados opositores.

7. Good Omens (Belas Maldições)

8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento 6

Sinopse: Baseado na obra de Neil Gaiman e Terry Pratchett (1990). O fim do mundo está próximo e as pessoas se preparam para o juízo final. Mas o anjo Aziraphale e o demônio Crowley não estão nada animados com o final dos tempos. Agora, os dois se unem para tentar encontrar o anticristo e evitar que o apocalipse aconteça.

8. The Queen’s Gambit (O gambito da rainha)

8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento 7

Sinopse: Baseado na obra de Walter Tevis (1983). O Gambito da Rainha conta a história de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma menina órfã que se revela um prodígio do xadrez. Mas agora, aos 22 anos, ela precisa enfrentar seu vício para conseguir se tornar a maior jogadora do mundo. E quanto mais Beth aprimora suas habilidades no tabuleiro, mais a ideia de uma fuga lhe parece tentadora.

E você, já assistiu algumas dessas adaptações? Recomendaria outra? Deixe seu comentário para um segundo post desses!


https://recortelirico.com.br/2021/02/cultura-literaria-medieval2/

4 comentários em “8 séries adaptadas de livros que valem o entretenimento”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.