Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

[Hora do Enem] Principais casos de vírgula

– Morei no Rio de Janeiro, na década de 1960. > Vírgula para separar os advérbios. – Ingredientes: – 2 xícaras de farinha, branca; –

– Morei no Rio de Janeiro, na década de 1960. > Vírgula para separar os advérbios.

– Ingredientes:
– 2 xícaras de farinha, branca;
– 4 xícaras de polvilho, azedo;
– 4 ovos. > Vírgula para separar os itens principais de seus especificativos, como ocorre nos dois primeiros tópicos desse exemplo.

Atenção: Quando há uma lista vertical, com itens iniciados com minúsculas, usar ponto-e-vírgula ao final de cada item (exceto no último). Se os itens forem iniciados com maiúsculas, usar ponto final para encerrar cada item (exceto no último).

Anúncio

– Assim que pão estiver crescido e levemente tostado, retire e sirva. > A vírgula não pode interromper a informação. Nesse caso, desde “assim” até “tostado” há uma unidade: um advérbio longo de tempo.

– Fantasiados e empolgados, os convidados compareceram à festa. > Vírgula para separar o aposto (formado de particípios) do resto do período.

Anúncio

– O time ainda tem chance. > A vírgula não deve separar sujeito de verbo, mesmo que o verbo venha precedido de palavras como “ainda”, “sempre”, “não”, “nunca”, etc.

– Ameaçando a vítima, o ladrão conseguiu levar o carro. > Vírgula para separar a informação complementar com gerúndio do resto do período.

– Bom dia, senhores. > Vírgula para marcar o vocativo.

– Enfeitei a casa, de cima a baixo. > A vírgula também serve para dar ênfase. Nesse caso, porém, é preciso verificar se o destaque não ganhará teor pejorativo. No exemplo dado, a ênfase fica à escolha de quem escreve o texto. Porém, neste exemplo, ela é desaconselhável: O carro, velho, precisa de reparos.

– A nova avenida, um pedido antigo dos moradores, facilitou a vida dos comerciantes do bairro. / A nova avenida — um pedido antigo dos moradores — facilitou a vida dos comerciantes do bairro. > Em alguns textos, o travessão é usado para separar as informações complementares das básicas, assim como a vírgula. Entretanto, a vírgula é um tipo correto de pontuação, além de ser mais comum e popular que o travessão. Por essa razão, recomenda-se usar o travessão apenas eventualmente.

Corrigindo erros de vírgula:

– A exposição, movimentou a capital. > Não deve haver vírgula, para não separar o sujeito do verbo.

– Os produtos foram distribuídos gratuitamente no dia do evento. > Deve haver vírgula, para separar um advérbio do outro: Os produtos foram distribuídos gratuitamente, no dia do evento.

– A gerente foi, conferir a inauguração da loja. > Não deve haver vírgula, para não separar os dois verbos da locução verbal.

– Dona Rita, uma pessoa conhecida por todos recebeu homenagem dos filhos. > Deve haver vírgula, para fechar o aposto. No meio do período, o aposto inicia e termina com vírgula: Dona Rita, uma pessoa conhecida por todos, recebeu homenagem dos filhos.

– Nascido em Curitiba mas estabelecido no Rio, o diretor visitou a terra natal. > Deve haver vírgula, para fechar o trecho que apresenta verbo no particípio (“nascido”) e para anteceder o “mas”. Sempre há vírgula antes de “mas”: Nascido em Curitiba, mas estabelecido no Rio, o diretor visitou a terra natal.

– Quem prefere consumir doces a salgados, deve experimentar a receita. > Não deve haver vírgula, para não separar termos essenciais da oração, afinal, embora seja bastante longo, “Quem prefere consumir doces a salgados” é o sujeito da locução verbal “deve experimentar”.

 

Vírgula e mudança de sentido:

 

A vírgula pode ser uma pausa. Ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode forçar o que você não quer.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode acusar a pessoa errada.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

A vírgula pode mudar uma opinião.
Não quero ler.
Não, quero ler.

(Revista Veja (SP), 09/04/08)

 

Confira o texto anterior sobre dicas para o Enem, com o tema de crase, clicando em Hora do Enem.

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Giro Recorte Lírico

Os 10 melhores personagens de filmes de terror de todos os tempos
21 ago

Os 10 melhores personagens de filmes de terror de todos os tempos

Os filmes de terror são um dos gêneros mais populares do cinema, e os personagens que os protagonizam são alguns

12 filmes brasileiros baseados em clássicos da literatura nacional
16 ago

12 filmes brasileiros baseados em clássicos da literatura nacional

Fala amigos recorteiros! Devido ao sucesso das listas de indicações do Projeto Recorte Lírico, resolvemos trazer dessa vez doze filmes

Invasão Secreta: Todos os Easter Eggs do Episódio 3
07 jul

Invasão Secreta: Todos os Easter Eggs do Episódio 3

Com o lançamento de "Betrayed", o terceiro episódio de Invasão Secreta, chegamos à metade da série limitada Marvel Studios / Disney+ . O tom do thriller

CACÁ DIEGUES E XICA DA SILVA (1976): A HISTÓRIA DO BRASIL EM FLASHES
04 mar

CACÁ DIEGUES E XICA DA SILVA (1976): A HISTÓRIA DO BRASIL EM FLASHES

Este texto homenageia Cacá Diegues (1940-2025), que acompanhou de perto o Cinema Novo. Como consequência, a estética cinematográfica desse diretor

A CAVERNA, DE JOSÉ SARAMAGO:ENTRE O MITO DE PLATÃO E A TECNOLOGIA DIGITAL
14 out

A CAVERNA, DE JOSÉ SARAMAGO:ENTRE O MITO DE PLATÃO E A TECNOLOGIA DIGITAL

Verônica Daniel Kobs Neste estudo, escolhi analisar A caverna, de José Saramago, relacionando-a ao livro Seis propostas para o próximo

‘Os laços de família’ reforça o estilo e a técnica de Clarice Lispector
29 mar

‘Os laços de família’ reforça o estilo e a técnica de Clarice Lispector

O conto ‘Os laços de família’, que integra a antologia ‘Laços de família’, da autora naturalizada brasileira e que vivia

Posts Relacionados

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x