Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

De Que Modo O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo Podem Ajudar Você?

O livro O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, de Charlie Mackesy (2019), foi presença constante nos mais vendidos do The New York

O livro O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, de Charlie Mackesy (2019), foi presença constante nos mais vendidos do The New York Times. Da mesma maneira, o filme homônimo (2022) ganhou o Oscar na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação (Fig. 1).

De Que Modo O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo Podem Ajudar Você?
Figura 1: Cena do filme. (Imagem: Plano Crítico/Reprodução)

Pelo fato de o autor participar da direção, a estética é mantida, como demonstra a comparação da cena acima com a capa do livro (Fig. 2):

De Que Modo O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo Podem Ajudar Você? 6
Figura 2: Capa do livro (MACKESY, 2019, n. p.)

O filme, porém, utiliza maior cromatismo, consolidando uma necessidade do audiovisual e do cenário repleto de neve. Mesmo assim, a produção recusou cores chamativas, fazendo jus à linguagem e temática sutis (Figs. 3 e 4):

Anúncio
De Que Modo O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo Podem Ajudar Você? 7
Figura 3: Trechos do livro (MACKESY, 2019, n. p.).
De Que Modo O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo Podem Ajudar Você? 8
Figura 4: Conversa do Menino com a Toupeira (MACKESY, 2019, n. p.). (Imagem: Site Estado de Minas/Reprodução)

A história apresenta características que remetem ao clássico O pequeno príncipe (1943). O primeiro ponto em comum é a referência aos adultos. Enquanto Saint-Exupéry pede “perdão às crianças por dedicar este livro a uma pessoa grande”, Mackesy avisa: “Este livro é para toda a gente, quer se tenha oito ou oitenta anos […]” (MACKESY, 2020, n. p.).

Outras similaridades referem-se aos protagonistas, que têm o mesmo tipo físico, mesma cor de cabelo e idade. Além disso, o Menino é extremamente gentil, podendo ser considerado um pequeno príncipe. Há apenas uma oposição: o Príncipe não responde a nada e o Menino só faz perguntas.

Anúncio

Quanto ao espaço, enquanto o Príncipe anda pelo deserto, o Menino encontra-se perdido na neve. Porém, ambos estão na imensidão do mundo e interagem com poucos personagens. Nesse processo, ações e diálogos convidam à contemplação:

As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: “Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas?” Mas perguntam: “Qual é sua idade? Quantos irmãos tem ele? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?” Somente então é que elas julgam conhecê-lo. (SAINT-EXUPÉRY, 2018, p. 13)

Quando a toupeira surge, o menino está sozinho. Passam o tempo juntos, a contemplar a Natureza selvagem. Acho que a Natureza selvagem é um pouco como a vida — assustadora, por vezes, mas bela. (MACKESY, 2020, n. p.)

amazon

Recusa-se a normalidade e, para o leitor atual, diariamente soterrado por informações, a contemplação pode servir de “antídoto à robotização” (COELHO, 2007). Por fim, os dois garotos compartilham momentos com uma Raposa, personagem emblemático nas fábulas. Aliás, em O pequeno príncipe, a Raposa ensina que “cativar” é “criar laços” (SAINT-EXUPÉRY, 2018, p. 53). É exatamente isso que ocorre em O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo.            

Em algumas animações, a volta pra casa sustenta todo o enredo. Isso ocorre em A era do gelo (2002), em que o Tigre, o Mamute e a Preguiça conseguem devolver o bebê ao pai. A despedida é dolorosa, mas a vida em família, entre iguais, fala mais alto, orientando o desapego dos personagens. Vinte anos depois, o filme de Mackesy e Baynton inverte essa lógica, em razão da diversidade. Nos início, o Menino diz: “Eu acho que uma casa é um lugar quentinho, com gentileza e luzes” (O MENINO, 2022). Entretanto, depois ele pergunta: “Lar nem sempre é um lugar, é?” (O MENINO, 2022). No fim da história, o garoto chega ao destino, mas decide ficar com os novos amigos. Aliás, na narrativa de Mackesy não há indícios de que a família esteja procurando pelo Menino. Diante disso, o Menino e os animais (Fig. 5), que se cativaram mutuamente, formam nova família, marcando as diferenças como principal qualidade.

De Que Modo O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo Podem Ajudar Você? 10
Figura 5: Cena do filme. (Imagem: Apple TV/Reprodução)

A inversão dos clichês é sistemática, na tentativa de mostrar o lado positivo de situações normalmente encaradas como negativas:

As lágrimas caem por um motivo e são sinal de força, não de fraqueza. (O MENINO, 2022)

Pedir ajuda não é a mesma coisa que desistir. É se recusar a desistir. (O MENINO, 2022) 

Vale salientar que livro e filme reagem também aos estereótipos geralmente relacionados ao caráter dos animais, no fabulário clássico. Por causa disso, a Raposa não mantém aquela característica de animal ladino e traiçoeiro: “A raposa é, sobretudo, calada e cautelosa, porque a vida a magoou” (MACKESY, 2019, n. p.). Do mesmo modo, a Toupeira é corajosa e até salvando a vida da Raposa (Fig. 6):

De Que Modo O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo Podem Ajudar Você? 11
Figura 6: Diálogo entre o Menino e a Toupeira (MACKESY, 2019, n. p.).

Entretanto, por fazerem parte da categoria de autoajuda, em dados momentos aparecem os velhos clichês:

A tempestade vai passar. (O MENINO, 2022)

Você é amado e importante e dá ao mundo o que ninguém é capaz de dar. (O MENINO, 2022)

Apesar disso, a obra de Mackesy revitaliza a autoajuda, conectando-se com o leitor: “Espero que este livro te encoraje, […] sendo mais bondoso contigo e com os outros […]” (MACKESY, 2019, n. p.). Por essas razões, ao discutirem esse tipo de literatura, Boscov e Rogar mencionam também O pequeno príncipe, afirmando que, atualmente, “nenhuma editora dá melhor medida da voracidade dos brasileiros por esse tipo de leitura que a carioca Sextante” (BOSCOV; ROGAR, 2009, grifo no original), empresa responsável pelo lançamento do livro O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo no Brasil. Além disso, as autoras caracterizam a autoajuda como “um gênero pontuado por clichês”, mas que oferece “amparo […] em momentos difíceis” (BOSCOV; ROGAR, 2009). De acordo com McGee (2005), isso é necessário atualmente, em que tudo é transitório. Por isso, sempre vale ressaltar a importância de “amar, aceitar, ter paciência, cultivar a alegria […]” − “Conselhos antigos”, mas que “continuam valendo ouro” (BOSCOV; ROGAR, 2009).            

Porém, se as coisas já eram difíceis por si só, a pandemia de covid-19 tornou tudo pior. Por essa razão, em 2020, a venda de livros de autoajuda “aumentou 95%” e, em 2021, esse índice evoluiu ainda mais, com novo “aumento de 51%” (VETTORAZZO, 2021). Em 2020, vivemos os piores momentos e deixamos de viver os melhores. Por isso: Sim! A autoajuda é muito bem-vinda!

Texto originalmente publicado no blog Interartes: Artes & Mídias, em julho de 2023.

Veja o trailer do filme O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo:

https://www.youtube.com/watch?v=RNCBDx2yBrw

REFERÊNCIAS:

BOSCOV, I.; ROGAR, S. Nas asas da autoajuda. 2 dez. 2009. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/021209/nas-asas-autoajuda-p-140.shtml>. Acesso em: 2 ago. 2012.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura: um olhar aberto para o mundo. [Sem data]. Disponível em: <http://www.collconsultoria.com/artigo7.htm>. Acesso em: 2 jun. 2007.

MACKESY, Charlie. O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.

MCGEE, Micki. Self-help, Inc.: makeover culture in American life. London: Oxford University Press, 2005.

O MENINO, a toupeira, a raposa e o cavalo. Direção de Charlie Mackesy e Peter Baynton. Reino Unido: NoneMore Productions, Bad Robot Productions e Apple Studios; BBC One, Apple TV+ e BBC iPlayer, 2022. 1 DVD (34 min); son.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.

VETTORAZZO, Lucas. Procura por livros de autoajuda cresce 51% até agosto. 30 set. 2021. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/coluna/radar/consumo-de-livros-de-autoajuda-cresce-51-ate-agosto>. Acesso em: 5 jul. 2023.

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
2 anos atrás

[…] De Que Modo O Menino, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo Podem Ajudar Você? […]

Giro Recorte Lírico

O Continental Episódio 3: Final Explicado | Como Winston Se Tornará o Gerente do Hotel?
07 out

O Continental Episódio 3: Final Explicado | Como Winston Se Tornará o Gerente do Hotel?

O terceiro episódio de "O Continental" nos trouxe reviravoltas eletrizantes, confrontos épicos e revelações surpreendentes. Winston Scott está em uma

Sunny Apple TV: Recapitulação e Final dos Episódios 1 e 2
10 jul

Sunny Apple TV: Recapitulação e Final dos Episódios 1 e 2

A série Sunny Apple TV é um dos lançamentos mais intrigantes de 2024, misturando elementos de ficção científica e mistério

La Plêiade, uma geração de poetas
15 out

La Plêiade, uma geração de poetas

Existem vários movimentos poéticos dentro dos períodos literários, podemos citar, por exemplo, os Byronianos, os poetas da Inconfidência Mineira, a

A alegria triste de Herta Müller
29 mar

A alegria triste de Herta Müller

Escrito por Carlos Heinig É relativamente fácil ser triste na literatura. Os fins trágicos, inclusive, exaltam uma obra literária desde

Cangaço Novo: A Série Brasileira que Promete Conquistar o Público
31 jul

Cangaço Novo: A Série Brasileira que Promete Conquistar o Público

O cenário audiovisual brasileiro vem se destacando cada vez mais com produções originais de qualidade. E o Prime Video, serviço

Rainha das Lágrimas: Episódio 8 | O Acordo de Soo-Cheol Desmorona?
01 abr

Rainha das Lágrimas: Episódio 8 | O Acordo de Soo-Cheol Desmorona?

No mais recente episódio de "Rainha das Lágrimas", somos mergulhados em uma narrativa intensa e emocionante que gira em torno

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x