Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trending no Recorte Lírico

Anúncio

O conceito de “red herring” e nossas cortinas de fumaça

Um jornalista inglês do séxulo XIX chamado William Cobbet criou – ou apenas popularizou – o termo “Red Herring” (arenque vermelho) para tratar de informações

Um jornalista inglês do séxulo XIX chamado William Cobbet criou – ou apenas popularizou – o termo “Red Herring” (arenque vermelho) para tratar de informações falsas sobre uma suposta derrota do francês Napoleão Bonaparte. O arenque vermelho é um peixe usado, à época, para criar rastros pelas estradas, para atrair animais ou bandidos à uma cilada, ou pelo menos, tirar-lhes a atenção de algo mais importante. O jornalista escreveu em “Registro Político Semanal”, de fevereiro de 1807, uma história de infância sobre a analogia do arenque vermelho para dizer que a imprensa londrina tinha sido enganada. Desde então o termo tornou-se comum para o artifício narrativo da pista falsa no meio ficcional.

A escritora de prosa policial Agatha Christie foi uma das que melhor utilizou da técnica. Sua prosa aponta sempre para um caminho óbvio e outro nada óbvio. Seus “red herrings” são exatamente aqueles mais fáceis de serem notados e, como marca registrada da autora, os que no final não seriam os culpados pelo crime em questão. Alguém aqui se recorda do personagem chamado Ruivo Herring de Scooby-Doo? O nome do personagem em inglês é Red Herring e sua função principal nas tramas do desenho de investigadores era a de ser sempre o suspeito mais óbvio. Produzia sempre a falsa pista, a cortina de fumaça.

O conceito de “red herring” e nossas cortinas de fumaça
Red Herring, o Ruivo Herring de Scooby-Doo. (Imagem: Cartoon Network/Reprodução)

Trazendo para a vida real, Noam Chomsky fala sobre manipulação da opinião pública através da mídia, em livro escrito em coautoria com Edward S. Herman, chamado “A Manipulação do Público”. Apresenta nele um estudo aprofundado com estudos de casos sobre o modelo de propaganda dos meios de comunicação. Pense não só no clássico “pão e circo” fomentado por intelectuais e propagado sem qualquer padrão por muitos. Pense também nas falsas notícias, ou falsas pistas, sobre kit gay, sobre a mamadeira de piroca e sobre tantas outras coisas absurdas alimentadas como eficazes cortinas de fumaça.

Anúncio

publi amazon livros

Ao escrever uma história de suspense, com investigação, com busca de evidências de culpados por algo, o recurso de pista falsa é clichê, mas efetivo. A arte de enganar o leitor, por outro lado, se não bem executada pode afastar e transformar a obra em um caos de efeito negativo.

Quando uma ministra tem o timing perfeito para abafar crises do governo com suas frases de efeito, é fácil observar o que Cobbet apontou para a imprensa da capital inglesa no início do Século XIX. Somos enganados, desviados de foco a todo momento. Não é sobre meninos vestindo azul, meninas usando rosa (fala da ministra Damares Alves, em 2019). Nem sobre Jesus numa árvore e outras fantasias (também episódio narrado pela ministra Damares).

Anúncio

Enquanto debatemos de forma estéril essas loucuras, o autor da história principal está brincando de cometer seus crimes. O problema é que na ficção é comum que no final tudo se resolva, que o red herring seja desmascarado e a verdade venha à tona. Nesse Brasil, não quer dizer que somos todos mocinhos. Quer dizer que há vilão com a caneta na mão e nenhuma certeza de que podemos ter um final feliz.

O humor infantil produzido massivamente pela e para as redes sociais, gerando reverberação em outras mídias e nas rodas de conversa, são apenas cortinas de fumaça para um Brasil mais denso, cujos autores não desejam que sejam o centro das atenções. Não caiam na facilidade do humor e do deboche. Esse texto mesmo pode ser apenas uma distração para que você não dê atenção para outras coisas, ou não.

O conceito de “red herring” e nossas cortinas de fumaça 1
Este post é uma distração, Thiago Kuerques?

Então, escrevam seus mistérios. Tenham cuidado com a sutileza das informações e sejam engenhosos nas pistas falsas. Competir com a realidade tem sido o maior desafio do escritor contemporâneo.

LEIA TAMBÉM: As teorias da conspiração comprovam o gosto geral pela ficção

0 0 votos
Classificacao do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
4 anos atrás

[…] O conceito de “red herring” e nossas cortinas de fumaça […]

Giro Recorte Lírico

O novo gótico na sociedade contemporânea
28 set

O novo gótico na sociedade contemporânea

Este trabalho relaciona o romance Drácula (1897), de Bram Stoker, às narrativas contemporâneas da literatura e do cinema, as quais

7 Melhores Filmes de Gangster na Netflix Agora
19 ago

7 Melhores Filmes de Gangster na Netflix Agora

Os filmes de gangster são conhecidos por sua combinação de ação, drama e complexidade moral, transportando os espectadores para um

Os 6 Melhores Filmes de Romance Entre Homens Mais Velhos e Mulheres Mais Jovens na Netflix
14 dez

Os 6 Melhores Filmes de Romance Entre Homens Mais Velhos e Mulheres Mais Jovens na Netflix

O amor não segue regras de idade. É uma força poderosa que pode surgir entre pessoas de diferentes gerações, desafiando

MasterChef 2024: Intrigas Aumentam: Saiba Quem Foi Eliminado no 7º Episódio
10 jul

MasterChef 2024: Intrigas Aumentam: Saiba Quem Foi Eliminado no 7º Episódio

Na terça-feira, 9 de julho de 2024, foi ao ar mais um emocionante episódio da 11ª temporada de MasterChef 2024

Edgar Allan Poe: Aberto edital para a 5ª edição da Revista Recorte Lírico
27 jan

Edgar Allan Poe: Aberto edital para a 5ª edição da Revista Recorte Lírico

Após um hiato na Revista Recorte Lírico, o corpo editorial do Recorte Lírico lança mais um edital que captará textos

Encontro com Borges, por Sergio de Carvalho Pachá
26 fev

Encontro com Borges, por Sergio de Carvalho Pachá

Para o Fernando Gomes e o Rui Almeida   Conheci Jorge Luis Borges pessoalmente, menos de um ano antes dele

Posts Relacionados

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x